Você quer dicas de empreendedorismo ou recrutar programadores? Se for o primeiro acho que veio no lugar errado.
marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???
[quote=ewt.melo]marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???
[/quote]
Não liga não, de vez em quando aparece uns assim.
Cara se já esta pensando assim desista da ideia… pq vc vai quebrar… software não é um produto que se vende em uma caixinha… um erp depende muito do erp leva muito mais de 6 meses… e erp não é brincadeira… software não e uma mercadoria de caixinha. Se vc ja tem um erp pronto e é só customizar é outra coisa. a coisa é vc desenvolver um software para um cliente X e depois que este estiver bem encaminhado adapta-lo para o Y e Z… pois isto de fazer um software geral e vender pra td mundo é fria…
a menos que tenha uma ideia realmente inovadora. Que não exista no mercado… minha ideia: é primeiro tenha seus clientes depois procure desenvolver soluções que eles necessitam e cobrar por hora de desenvolvimento, quando a solução estiver realmente resolvendo os problemas de seu cliente procure mais clientes que necessitem da mesma solução e vá incrementando e adaptando e expandindo e customizando estas soluções para outros clientes… dai sim pode se obter lucro,
mas isto não vai levar meses e sim anos…
e em 6 meses vc não faz quase nada. Muito menos um ERP.
Vender 10 cópia de ERP por mês, de um software que não é conhecido num mercado com grandes nomes e muitos outros menores aos montes não é trabalho fácil viu, tenha ciência também que pode demorar alguns meses (talvez maid de um ano) pra conseguir isso.
[]s
[quote=ewt.melo]marcosvinicius.rj
Lugar errado???
Pq???
[/quote]
Porque este é um forum de java, e não de empreendedorismo?
O que estou querendo dizer é se quer investir 6 meses em um negócio no escuro, que pelo menos procure se informar com gente especializada na área, ao invés de um monte de programadores.
[quote=Luiz Aguiar]Vender 10 cópia de ERP por mês, de um software que não é conhecido num mercado com grandes nomes e muitos outros menores aos montes não é trabalho fácil viu, tenha ciência também que pode demorar alguns meses (talvez maid de um ano) pra conseguir isso.
[]s[/quote]
Exatamente.
Para vender para empresas vai precisar NO MÍNIMO:
- presença de mercado anterior na área em que irá fornecer o produto.
- uma equipe de vendas dedicada para cada cliente conquistado
Bem, abri minha empresa(http://www.yaw.com.br) há pouco mais de um ano e estou MUITO satisfeito com o resultado. Devia ter feito isso antes.
Alguns pontos que aprendi e que talvez lhe sejam úteis:
-Não contrate. Primeiro tenha trabalho/projetos fechados antes de contratar alguém.
-Lucros estimados/vendas estimadas são bonitas e muito legais pra se sonhar em casa, de noite, imaginando sua empresa multimilionária. De resto, o que importa é dinheiro entrando e fluxo de caixa.
-Ainda há MUITO mercado para consultoria, mas eu particularmente prefiro me concentrar em criar produtos e vender para nichos específicos.
-Se você quer ter um gasto mensal de 20mil, então tenha no mínimo 12x20 mil para bancar a empresa sem esperar lucro.
-Invista em áreas novas, como Cloud computing, SEO, etc. Se quer ‘inovar’ em ERP, está algumas décadas atrasado. Por exemplo a maior migração de Google Apps do mundo, nós é que somos um dos responsáveis: http://www.youtube.com/watch?v=G1aqbzwjb9w
Empreender é muito bom, mas dá muita dor de cabeça e a única coisa que você tem são incertezas. Então não faça tanto planos nem planejamento, que no final não acabam servindo pra nada mesmo.
[quote=Rafael Nunes]Bem, abri minha empresa(http://www.yaw.com.br) há pouco mais de um ano e estou MUITO satisfeito com o resultado. Devia ter feito isso antes.
Alguns pontos que aprendi e que talvez lhe sejam úteis:
-Não contrate. Primeiro tenha trabalho/projetos fechados antes de contratar alguém.
-Lucros estimados/vendas estimadas são bonitas e muito legais pra se sonhar em casa, de noite, imaginando sua empresa multimilionária. De resto, o que importa é dinheiro entrando e fluxo de caixa.
-Ainda há MUITO mercado para consultoria, mas eu particularmente prefiro me concentrar em criar produtos e vender para nichos específicos.
-Se você quer ter um gasto mensal de 20mil, então tenha no mínimo 12x20 mil para bancar a empresa sem esperar lucro.
-Invista em áreas novas, como Cloud computing, SEO, etc. Se quer ‘inovar’ em ERP, está algumas décadas atrasado. Por exemplo a maior migração de Google Apps do mundo, nós é que somos um dos responsáveis: http://www.youtube.com/watch?v=G1aqbzwjb9w
Empreender é muito bom, mas dá muita dor de cabeça e a única coisa que você tem são incertezas. Então não faça tanto planos nem planejamento, que no final não acabam servindo pra nada mesmo.[/quote]
Assino embaixo!
[]s
Humm, colocacao interessante. Até que de certa forma concordo. Mas Rafael, o Sebrae vive afirmando que a maior causa do falecimento de empresas é a falta de planejamento. Você poderia falar mais sobre esta sua colocação?
Lucas Emanuel
Imagino… rsrsrs… Mais realmente eu não entendi oq ele disse… Mas… Deixa pra lá!!!
luistiagos
Mas quem disse em software ERP??? Eu ainda não pensei se desenvolverei um software, se eu apenas farei a customização de algum já existente, ou se prestarei apenas consultoria…
A idéia que eu levo nesse material é mais puxada pro lado do planejamento e dos gastos de um escritório de T.I. a projeção de lucros é apenas uma idéia SE eu trabalhar com o desenvolvimento e com a consultoria juntos… O que é o mais provável, ainda acrescento a parte de administração de servidores.
Eu sei que um software ERP não se faz em pouco tempo, eu pretendo encaminhar alguns projetos de desenvolvimento de software dentro de 3 a 4 meses, visando uma inicialização de minha parte, dentro do meu quarto, depois quando eu colocar essa empresa pra andar, pode acontecer dos desenvolvedores já pegarem esse sistema encaminhado, com uma parte do software desenvolvido. Facilitando e muito no desenvolvimento e literalmente, ganhando tempo!!!
Pra quem leu o meu primeiro post saberá do que estou falando, a execução desse planejamento não é para agora, mais sim, para daqui, no mínimo, 8 ou 9 meses… Creio que planejar agora com a ajuda de profissionais que atuam na área auxilia e muito.
Luiz Aguiar
Tenho isso em mente, imaginei que 10 softwares e 10 contratos de consultoria por mês seria uma dedução pessimista, estou refazendo esse planejamento e apresentarei novamente a vcs, gostaria muito da opinião de todos e que, até a quem interessar, podem ter como idéia para alavancar seus projetos…
Humm, colocacao interessante. Até que de certa forma concordo. Mas Rafael, o Sebrae vive afirmando que a maior causa do falecimento de empresas é a falta de planejamento. Você poderia falar mais sobre esta sua colocação?[/quote]
Em minha opinião o planejamento é essencial, até o ponto que ele não atrapalhe a execução.
“Feito é melhor do que perfeito”
Abs,
Red
Como quer saber se da dinheiro se não sabe nem o modelo de negócio?
Aí vai depender da definição de ‘Planejamento’, para mim(nós aqui da YaW).
Nosso planejamento é:
O que faremos no próximo trimestre?
-Nossos planos nunca são na maioria dos casos maior do que isto.
O que precisamos para chegar lá?
-Se vamos desenvolver um produto, qual tecnologia aprender, se vamos fazer um projeto de consultoria se precisamos de mão de obra ou não, etc.
O que falta?
Idem ao anterior, independente do que faremos, o que tá faltando? Mão de obra, conhecimento, material, computadores, video-game, cerveja na geladeira?
Qual zica é óbvia que pode dar no caminho?
-No projeto/produto tem algum problema que a probabilidade de acontecer é muito grande? Se sim, repensamos ou seguimos em frente. Se o problema não for óbvio, então não existe. Só vamos nos preocupar com problemas quando efetivamente temos um.
Pra mim essa coisa de plano de negócio, planejamento a longo prazo e crescimento esperado para os próximos 3/5/100 anos, lucro planejado e quantidade de vendas. É pura masturbação mental. Como disse, o que importa no final, é quanto dinheiro você tem em caixa, e quão positivo está seu fluxo de caixa. Que é isso que sustenta e dá fôlego pra sua empresa.
Rafael Nunes
Isso me dá uma outra visão da situação… Na minha cabeça eu pretendia abrir a empresa, desenvolver o software e depois correr atrás dos clientes!!!
Vi alguns comentários na net dessa forma e assim segui. Vou analisar plenamente suas colocações. Muito obrigado!!!
marcosvinicius.rj
[quote]Porque este é um forum de java, e não de empreendedorismo?
O que estou querendo dizer é se quer investir 6 meses em um negócio no escuro, que pelo menos procure se informar com gente especializada na área, ao invés de um monte de programadores.[/quote]
Eu parto do principio que estou tirando as minhas dúvidas com profissionais de T.I., não programadores dos antigos CPD’s…
Pelo menos hoje não se contrata mais programadores que não conheça regras de negócio, mercado, etc…
Pelo menos eu entendo dessa forma?!?!?!
[quote]Para vender para empresas vai precisar NO MÍNIMO:
- uma equipe de vendas dedicada para cada cliente conquistado [/quote]
Me desculpe, mas se eu, ou qualquer um que pense em abrir uma empresa pensasse dessa forma, o planejamento nunca sairia do papel e só empresas como SAP, TOTVS, ATLYS, ORACLE, etc… conseguiria se sobressair no mercado, seria um mercado de monopólio total!!!
Não concordo com isso e acho que a galera também não irá concordar…
Concordo que, empresas de T.I. já em atividade terão vantagem, por já terem credibilidade, mas o que vc diz é tornar um sonho de empresa em “impossível”… Não concordo!!!
Torno a dizer o que disse no paragrafo seguinte…
A idéia que eu levo nesse material é mais puxada pro lado do planejamento e dos gastos de um escritório de T.I. a projeção de lucros é apenas uma idéia SE eu trabalhar com o desenvolvimento e com a consultoria juntos… O que é o mais provável, ainda acrescento a parte de administração de servidores.
Muito boas as suas colocacoes, curti!
Aí vai depender da definição de ‘Planejamento’, para mim(nós aqui da YaW).
Nosso planejamento é:
O que faremos no próximo trimestre?
-Nossos planos nunca são na maioria dos casos maior do que isto.
O que precisamos para chegar lá?
-Se vamos desenvolver um produto, qual tecnologia aprender, se vamos fazer um projeto de consultoria se precisamos de mão de obra ou não, etc.
O que falta?
Idem ao anterior, independente do que faremos, o que tá faltando? Mão de obra, conhecimento, material, computadores, video-game, cerveja na geladeira?
Qual zica é óbvia que pode dar no caminho?
-No projeto/produto tem algum problema que a probabilidade de acontecer é muito grande? Se sim, repensamos ou seguimos em frente. Se o problema não for óbvio, então não existe. Só vamos nos preocupar com problemas quando efetivamente temos um.
Pra mim essa coisa de plano de negócio, planejamento a longo prazo e crescimento esperado para os próximos 3/5/100 anos, lucro planejado e quantidade de vendas. É pura masturbação mental. Como disse, o que importa no final, é quanto dinheiro você tem em caixa, e quão positivo está seu fluxo de caixa. Que é isso que sustenta e dá fôlego pra sua empresa.
[/quote]
Rafael,
Concordo com suas considerações, porém, na perspectiva de uma empresa de TI que atue no segmento de inovação. Pois, quando surge a oportunidade, qualquer tempo a mais no planejamento pode ser a diferença entre conseguir a oportunidade ou perder o timming.
Agora nos setores tradicionais, mais especificamente no Core Business das empresas, onde um ERP “sempre” :?: “será” necessário, não há possibilidade de se manter uma perspectiva tão curta de planejamento. Algumas vezes, apenas para se planejar o “Go Live” para uma solução complexa de ERP leva-se um trimestre.
Gostei de ler um feedback de um empreendedor que também é programador.
Abs,
Red
[quote=ewt.melo]
marcosvinicius.rj
[quote]Para vender para empresas vai precisar NO MÍNIMO:
- uma equipe de vendas dedicada para cada cliente conquistado [/quote]
Me desculpe, mas se eu, ou qualquer um que pense em abrir uma empresa pensasse dessa forma, o planejamento nunca sairia do papel e só empresas como SAP, TOTVS, ATLYS, ORACLE, etc… conseguiria se sobressair no mercado, seria um mercado de monopólio total!!!
Não concordo com isso e acho que a galera também não irá concordar…[/quote]
Nesse caso não seria monopólio, mas tetrapólio. :lol:
Mas falando sério, não tem nada a ver com monopólio. Neste caso é o cliente que opta por comprar de empresas com referências no mercado.
Lamento por jogar água no seu chopp amigo, mas sem presença de mercado e sem produto, acho que só com uma indicação de alguém forte na empresa.
Rafael Nunes…
Na abertura da sua empresa, quanto vc gastou levando em consideração o investimento inicial, localidade, computadores, instalações???
Quantos funcionários vc contratou???
[quote=ewt.melo]Rafael Nunes
Isso me dá uma outra visão da situação… Na minha cabeça eu pretendia abrir a empresa, desenvolver o software e depois correr atrás dos clientes!!!
[/quote]
Isso é uma possibilidade se você estiver pensando em criar um produto.
Mas não espere ter um ERP completo para vender. Desenvolva um módulo, tipo algo simples como um ‘Controle de Fluxo de Caixa’, e ponha pra vender, dê a cara a tapa e colha feedback dos clientes. E o restante vai desenvolvendo aos poucos ou conforme o feedback dos clientes(esse é todo planejamento que vocẽ precisa, feedback do seu cliente).
Eu discordo.
Primeiro com o conceito de ERP, não vejo muito sentido e nem vejo ganhos. Mas isso é assunto pra outro tópico.
E principalmente, se você não tem um produto pronto, ficar planejando durante 3 meses, vai te consumir recursos e tempo que numa startup são bens preciosíssimos.
A não ser que vocẽ tenha recebido investimento de algum VC/Angel e está com alguns milhões para gastar. Neste caso o investidor vai te cobrar o planejamento, relatórios, lucros esperados e etc. E neste caso também eu prefiro que minha empresa caminhe com as próprias pernas do que receber investimento externo.
Começamos este mês aqui desenvolver exatamente isso, só que para um nicho em específico. E estamos desenvolvendo nesta premissa de entregar pequenos módulos aos poucos, e vendêlos conforme vamos contruindo. Se der errado, a gente não dedicou muito tempo nisso e dá tempo de mudar o rumo. Pois depois de um ou mais anos de desenvolvimento se a coisa dá errado, é MUITO tempo e dinheiro jogado fora.
E no final, de verdade, eu acredito que sua empresa funciona conforme você pensa. Se você acredita em planejamento, sua empresa só vai dar certo se vocẽ se planejar e etc. Se vocẽ, como eu, acredita que ‘Control is illusion’, planejamentos longos nunca vão funcionar na sua empresa, pois é assim que vejo a vida.