RafaelViana
A principio, eu terei que programar também, afinal, pretendo contratar mais 3 programadores e mais uma pessoa, após o 4º ou 5º mês pra lidar com vendas…
Toda a parte financeira e de RH quem cuidará será a minha esposa, que já estuda Administração, eu me vejo mais como programador e gerente de projeto, pelo menos a principio, claro que, se a empresa vingar e havendo a necessidade de contratar mais pessoas talvez eu nem precise programar pra poder lidar com a administração da empresa de modo geral. Mas a principio eu terei que programar… O que não vejo como ruim, afinal, amamos programação!!!
Quanto a parte de conhecimento em diversas áreas já estou correndo atrás disso, o SEBRAE disponibiliza uma série de cursos bons sobre o assunto.
Pretendo fazer esses cursos voltados para a administração do meu negócio, também farei o curso da BOVESPA, quem sabe não tenha a oportunidade de investir na bolsa…
Quanto ao termo rasgar holerites é o que algumas pessoas que abrem seu negócio falam… rsrsrs
Agradeço pelo link, já estou vendo o conteúdo!!!
Muito bom o site… O conteúdo é muito bom…
Reserve uma boa grana primeiro.
Quando abri minha empresa, estimei desenvolver o produto em 1 ano. Gastei 2 anos e meio até ter uma versão bacana para o mercado. Estava preparado para o tempo extra de desenvolvimento. Cuidado ou pode quebrar neste momento. MUITO cuidado com o fluxo de caixa. Aprenda a fazer um. NUNCA misture despesas pessoais com a empresa. O segundo problema foi entrar no mercado. Software conta muito com referência e você deverá conhecer muito do segmento/nicho em que está atuando para poder desenvolver uma boa ferramenta e conversar de igual com o cliente.
Não fique imaginando que abrir empresa e fácil e que comprará seu Mustang em 3 anos. Vá com paciência e um planejamento decente. Se abrir empresa fosse fácil, teríamos muitos mais ricos no Brasil.
Aprenda à gerenciar pessoas. Quando se é empregado as coisas são infinitamente mais fáceis. Acredite.
No mais, boa sorte.
Inté.
Foi isso que sempre me fez não berrar feito maluco com meus chefes que eram os donos de algumas empresas que trabalhei… heueheueheuhe
Claro que algumas coisas eram de ANTA mesmo… Mas há de se pensar por esse lado também…
Talvez por isso o Rafael fala do seu receio em contratar, pois dá liberdade para um funcionário e ter a certeza de que o mesmo fará seu trabalho com competência e produtividades necessárias, só se for um cara que custa caro…
Ainda há muito profissional que queria trabalhar na Google por causa da “liberdade”, mas não sobreviveria a sua primeira tarefa na empresa…
Talvez por isso os times àgeis foquem em valores que são difíceis de se achar em perfis diferentes de Programadores…
Abs []
marciosantri e adriano_si
Obrigado pelas dicas, sei que vou ter muitos riscos e até quedas nessa tragetória, mas estou confiante.
Agora particularmente só estou pensando na questão de que tipo de software desenvolver?
As tecnologias usadas no desenvolvimento eu já sei. Estou agora pensando no mercado.
Tenho um mailing bacana pra trabalhar com empresas de call center, com médicos e profissionais de saúde e algumas lojas que precisam de um sistema de automação comercial decente. Porém, acredito que os dois primeiros citados sejam menos “manjados”, outra possibilidade é a de desenvolver customizações para softwares open source, como Openbravo ou quem sabe prestar consultoria para o Pentaho, uma outra possibilidade é alocar os servidores nas minhas dependências, fiz curso de LPI Nível 1 e 2, ou quem sabe eu faça tudo isso junto??? O.O
Realmente as possibilidades são muitas…
Agradeço as respostas!!!
Cara, em tempos de Cloud Computing, você pensa em gastar dinheiro com servidores ?
rmendes08…
rsrsrs
Infelizmente sim, inicialmente prefiro fazer o que sei ao me arriscar com algo que eu vou estudar ainda!!!
Com certeza em um ano de estudo, no mínimo, eu consiga acumular uma bagagem pra aplicar com segurança tais conhecimentos para colocar no meu portfólio técnologias de Cloud Computing, por enquanto ainda sou estudante JAVA SE… Vou começar a partir do próximo mês a estudar Applet, Servlet, Portlet, etc…
Aumentando a bagagem e aplicando tudo, coisa que já faço com JAVA SE diariamente… Apesar de algumas dúvidas!!!
Cuidado com modismos mal aplicados, já vi muita gente perder dinheiro e tempo com isso. Não vejo Cloud Computing resolvendo nem de perto a maioria dos problemas que eu passo. A falta de estrutura é enorme no Brasil, principalmente quando se sai dos grandes centros.
Inté.
[quote=ewt.melo]marciosantri e adriano_si
Obrigado pelas dicas, sei que vou ter muitos riscos e até quedas nessa tragetória, mas estou confiante.
Agora particularmente só estou pensando na questão de que tipo de software desenvolver?
As tecnologias usadas no desenvolvimento eu já sei. Estou agora pensando no mercado.
Tenho um mailing bacana pra trabalhar com empresas de call center, com médicos e profissionais de saúde e algumas lojas que precisam de um sistema de automação comercial decente. Porém, acredito que os dois primeiros citados sejam menos “manjados”, outra possibilidade é a de desenvolver customizações para softwares open source, como Openbravo ou quem sabe prestar consultoria para o Pentaho, uma outra possibilidade é alocar os servidores nas minhas dependências, fiz curso de LPI Nível 1 e 2, ou quem sabe eu faça tudo isso junto??? O.O
Realmente as possibilidades são muitas…
Agradeço as respostas!!![/quote]
Saber que produto desenvolver e o quão será rentável é algo complicado de se pedir ajuda num fórum. Se alguém o souber, irá desenvolver e não te passar a ideia. Algumas consultorias fazem este tipo de pesquisa, normalmente custando muito caro.
Inté.
Cuidado com modismos mal aplicados, já vi muita gente perder dinheiro e tempo com isso. Não vejo Cloud Computing resolvendo nem de perto a maioria dos problemas que eu passo. A falta de estrutura é enorme no Brasil, principalmente quando se sai dos grandes centros.
Inté.[/quote]
Poderia citar casos nos quais o Cloud Computing não o ajudou?
[quote=ewt.melo]rmendes08…
rsrsrs
Infelizmente sim, inicialmente prefiro fazer o que sei ao me arriscar com algo que eu vou estudar ainda!!!
Com certeza em um ano de estudo, no mínimo, eu consiga acumular uma bagagem pra aplicar com segurança tais conhecimentos para colocar no meu portfólio técnologias de Cloud Computing, por enquanto ainda sou estudante JAVA SE… Vou começar a partir do próximo mês a estudar Applet, Servlet, Portlet, etc…
Aumentando a bagagem e aplicando tudo, coisa que já faço com JAVA SE diariamente… Apesar de algumas dúvidas!!!
[/quote]
Talvez seja mais barato uma ajuda especializada nisso do que investir num parte de servidores pra depois “jogar fora”.
Vai precisar de uma equipe 24/7, quem vai garantir o uptime dos seus servidores? isso tbm tem custo e não pode ser feito de qualquer jeito.
Soluções de PaaS, SaaS estão ai para nos ajudar, principalmente na parte financeira, acredite.
[]s
Inté.[/quote]
Poderia citar casos nos quais o Cloud Computing não o ajudou?[/quote]
Primeiramente, quero deixar claro que sou um grande entusiasta do Cloud Computing. Inclusive, utilizo alguns serviços neste modelo.
No entanto, no caso de ERPs, ainda considero o Cloud inapropriado. Deixar todo o sistema numa nuvem é um pouco complicado por questões de performance, custos e legislação. A aplicação terá que ser toda refeita num modelo que funcione numa nuvem (frontend e banco), sem falar na comunicação, ainda precária em nosso país (mas está melhorando, eu tenho fé). Tem clientes nossos que ficam sem internet por até 2 dias (a cidade inteira depende de uma só empresa). Quando isto acontecer você vai pedir pra ele fechar as portas e esperar a boa vontade das telecoms? A empresa também deverá pagar o custo do ERP e da nuvem, fora o pessoal de TI que deverá ter conhecimento sobre o novo modelo de negócio. Também tem a questão do estado, que perderia o efeito surpresa numa fiscalização. Eles colocam muitas pedras no caminho de quem pretende ter o servidor fora da empresa. São os principais problemas que eu estou lembrando agora.
Quando disse para ter cuidado sobre o modismo foi para que não repetisse o erro de algumas empresas no início deste século, quando ainda era moda colocar aplicação “3 camadas” para todos os negócios. Gastaram muito dinheiro para ter um resultado mais lento e com mais problemas, tudo em nome da tal escabilidade (desnecessária em muitos casos). Neste caso, tecnologia mal aplicada. Quando se trata de uma aplicação bem projetada e com as opções bem estudadas, os meios são justificáveis. Mas fazer apenas porque “é o futuro” e ir para uma estrada sem saber onde ela chega.
Por isto, antes, faça as perguntas: por quê utilizar? quanto custa pra mim? quanto custa para meu cliente? quais benefícios? quais problemas terei? como irei vender?
Inté.
[quote=Luiz Aguiar][quote=ewt.melo]rmendes08…
rsrsrs
[/quote]
Talvez seja mais barato uma ajuda especializada nisso do que investir num parte de servidores pra depois “jogar fora”.
Vai precisar de uma equipe 24/7, quem vai garantir o uptime dos seus servidores? isso tbm tem custo e não pode ser feito de qualquer jeito.
Soluções de PaaS, SaaS estão ai para nos ajudar, principalmente na parte financeira, acredite.
[]s[/quote]
++
Inté.[/quote]
Primeiramente, quero deixar claro que sou um grande entusiasta do Cloud Computing. Inclusive, utilizo alguns serviços neste modelo.
No entanto, no caso de ERPs, ainda considero o Cloud inapropriado. Deixar todo o sistema numa nuvem é um pouco complicado por questões de performance, custos e legislação. A aplicação terá que ser toda refeita num modelo que funcione numa nuvem (frontend e banco), sem falar na comunicação, ainda precária em nosso país (mas está melhorando, eu tenho fé). Tem clientes nossos que ficam sem internet por até 2 dias (a cidade inteira depende de uma só empresa). Quando isto acontecer você vai pedir pra ele fechar as portas e esperar a boa vontade das telecoms? A empresa também deverá pagar o custo do ERP e da nuvem, fora o pessoal de TI que deverá ter conhecimento sobre o novo modelo de negócio. Também tem a questão do estado, que perderia o efeito surpresa numa fiscalização. Eles colocam muitas pedras no caminho de quem pretende ter o servidor fora da empresa. São os principais problemas que eu estou lembrando agora.
Quando disse para ter cuidado sobre o modismo foi para que não repetisse o erro de algumas empresas no início deste século, quando ainda era moda colocar aplicação “3 camadas” para todos os negócios. Gastaram muito dinheiro para ter um resultado mais lento e com mais problemas, tudo em nome da tal escabilidade (desnecessária em muitos casos). Neste caso, tecnologia mal aplicada. Quando se trata de uma aplicação bem projetada e com as opções bem estudadas, os meios são justificáveis. Mas fazer apenas porque “é o futuro” e ir para uma estrada sem saber onde ela chega.
Por isto, antes, faça as perguntas: por quê utilizar? quanto custa pra mim? quanto custa para meu cliente? quais benefícios? quais problemas terei? como irei vender?
Inté.[/quote]
Ótimo ponto de vista e boas colocações.
Algumas perguntas:
- Não teria como fazer uma sincronização das informações com um servidor online/local. Permitindo que se use o sistema mesmo sem acesso à internet?
- Na minha opinião, o custo de se MANTER um software nas nuvens é mais barato. Esse custo menor com manutenção(por parte da empresa desenvolvedora) pode ser convertido em menor custo para o cliente (SAAS).
Em relação ao conhecimento que o pessoal de TI deve ter. Qual seria? Uma vez que você pode ficar responsável pelo servidor externo. (SAAS).
3)Com certeza, o ponto que mais preocupa é a fiscalização. Mas, eu não saberia opiniar sobre as questões de fiscalização. Pode me dizer quais implicações podem ocorrer?
Obrigado pela resposta. A discussão está muito boa.
Inté.[/quote]
Inté.[/quote]
Ótimo ponto de vista e boas colocações.
Algumas perguntas:
- Não teria como fazer uma sincronização das informações com um servidor online/local. Permitindo que se use o sistema mesmo sem acesso à internet?
- Na minha opinião, o custo de se MANTER um software nas nuvens é mais barato. Esse custo menor com manutenção(por parte da empresa desenvolvedora) pode ser convertido em menor custo para o cliente (SAAS).
Em relação ao conhecimento que o pessoal de TI deve ter. Qual seria? Uma vez que você pode ficar responsável pelo servidor externo. (SAAS).
3)Com certeza, o ponto que mais preocupa é a fiscalização. Mas, eu não saberia opiniar sobre as questões de fiscalização. Pode me dizer quais implicações podem ocorrer?
Obrigado pela resposta. A discussão está muito boa.[/quote]
Vamos lá.
- Sim, claro que teria. Mas se eu tenho servidor local (mesmo replicado), por que teria um nas nuvens? Aí uma VPN ou um acesso por link resolveria meu problema.
- Depende. Se for para comprar software como serviço, dividindo um servidor com outras empresas, concordo com você. Mas se sua aplicação é parruda e precisa de um banco com enormes espaços em disco e memórias cavalares, duvido que seja mais barato terceirizar isto. Pra compensar para o fornecedor, só cobrando bem mais caro. Sobre o pessoal de TI, eles terão que atualizar o sistema, dar manutenção no banco (tunning) entre outros processos. Fazer isto “nas nuvens” normalmente é processo diferenciado. Outro ponto: lembre-se que se for um servidor não tão parrudo, o preço é relativamente barato. Por R$ 2.000,00 se compra um servidor IBM/Dell/HP que resolve a vida de muita empresa por aí.
- Normalmente eles torcem o nariz e constatemente encrecam com qualquer possibilidade de servidor fora da empresa. Veja bem, não são todos os casos, mas servidores inacessíveis à eles normalmente são rejeitados quando apresentados no layout. Lembre-se que vivemos num país onde é caro pagar todos os impostos e as empresas constatemente se utilizam de caixa 2. Se eles acharem outro servidor na sua rede mesmo sem estar na aplicação, é multa na certa.
Inté.
Quando eu chegar em ksa, vou ler tudo isso com calma…
Obrigado galera!!!
Li todas as mensagens,
Quero manifestar minha indgnação a este participante
marcosvinicius.rj Essa pessoa deveria amarrar uma pedra no pescoço e se jogar no mar.
Eu abri uma empresa a mais de um ano, sobrevivo de consultoria em Java e BI -geração de relatórios-.
trabalho aproximandamente 14 horas por dia.
Desenvolvo um projeto um ERP, bem grande, pago consultoria no levantemento dos requisitos desse ERP.
E mal da para pagar os custos da empresa.
O projeto estava planejado para 2 anos.
Já tem mais de um ano de vida, conforme o conograma planejado já esta uns 7 a 8 meses atrasados
Na verdade tem muitos mais requisitos e problemas a serem inseridos que foram identificados no inicio do projeto.
Não tenho divida nenhuma, só tenha uma coisa em mente…
para lhe falar, muitos já comentaram você precisa faturar…
Faturar desde o primeiro dia… nem que você diminua seus investimentos… uma empresa se alimenta de DINHEIRO
não contrate de inicio… gere demanda, venda primeiro… depois modele o projeto…
comece ele, ai sim, se você verificar que a necesidade de contratação ai é hora.
Tem que trabalhar, tem que faturar repita isso na sua mente milhões de veses…
Esqueça a idéia de programar… vai ter que programar no inicio da empresa…
mas você deve administrar a empresa essa será maior, mais importante e difícil tarefa dentro da empresa.
Bom dia galera, revivendo o tópico… rsrsrs
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda, pelas dicas e críticas construtivas.
Desde a última quinta-feira iniciei o meu projeto, pretendo obter um beta de meu software até dezembro.
Também já tenho meu mailing e já tratei de fazer as primeiras propagandas, sem compromisso e livre de qualquer responsabilidade, só pra mostrar que estou ali…
Estou estigado pela questão de Cloud, mas vou estudá-la e testá-la antes de pensar em comercializar.
Agradeço a todos pelas dicas, acredito que havendo qualquer dúvida eu continuarei a postar aqui pra não duplicar tópicos!!!
Também estou pensando em desenvolvimento de software e websites. Desenvolver websites em JSP e Vraptor é uma boa hoje? ou tem ferramentas mais ageis… exemplo: Joomla.
Penso que não deve pensar só em termos SP, afinal hoje vendemos e demonstramos remotamente um sistema sem sair de casa, ou seja, podemos fazer isso em qualquer lugar que tenha Web.
Pretendo me especializar exatamente na captação de clientes no mercado. Para isso, busco softwares já bem depurados para incorporar uma prateleira que pretendo oferecer ao mercado.
Ou seja, penso em montar uma representação de software e encontrar mercado, buscando e vendendo os produtos, segundo o que conseguir e tiver disponível nessa minha prateleira.
Agenor Vettore
caixa.age@gmail.com
f. (11) 97238-9190