Pretendo abrir uma software house? Dá dinheiro em SP-Capital?

[quote=ewt.melo]Rafael Nunes…
Na abertura da sua empresa, quanto vc gastou levando em consideração o investimento inicial, localidade, computadores, instalações???
Quantos funcionários vc contratou???[/quote]

Não sei se sabem mas somos uma unidade da Globalcode, somos instrutores lá desde 2006.
Então inicialmente além de desenvolvimento e consultoria, começamos com treinamentos.

O investimento não foi muito baixo devido aos Notebooks que compramos para os alunos.
Funcionários começamos com 1(a secretária) e todo o resto(programação, aulas, administração, vendas) eu e meu sócio que fizemos. E hoje temos 2(mais um programador que contratamos para nos ajudar em nossos produtos). Então ao todo hoje somos 4(3 programadores e uma secretária).

Tenho muito receio de contratar, só mesmo quando é a última alternativa possível, e quando eu e meu sócio vemos que não vamos dar conta de nós mesmos fazer(após tentar, claro).
Mas se necessário, QUANDO surgir um projeto que precise de mais gente, ai pensaremos em contratar.

Rafael Nunes

Desta forma, gostaria de fazer mais algumas perguntas.
Que tipo de software vcs desenvolvem???
E qual a média de tempo que vcs demoram pra desenvolver e implantar os sistemas???
Levando em consideração o seu segmento de desenvolvimento e o seu pessoal???

marcosvinicius.rj

Brincadeiras e sarcasmos a parte, sua concepção é dotada de muito pessimismo, não trouxe nada de útil a conversa, pelo menos pra mim.

Segue o que eu disse anteriormente, se fosse assim, nenhuma empresa nova daria certo, e o que vemos hoje em dia são várias empresas de T.I. surgindo no mercado e nenhuma delas tem uma IBM apadrinhando o trabalho deles!!!

Exemplos de empresas como a do Rafael Nunes ou do RedRiver também, teriam quebrado antes do primeiro ano, mas o que vemos é o contrário.

[quote=ewt.melo]Rafael
Que tipo de software vcs desenvolvem???
E qual a média de tempo que vcs demoram pra desenvolver e implantar os sistemas???
Levando em consideração o seu segmento de desenvolvimento e o seu pessoal???
[/quote]

Depende, depende e depente.
Respectivamente.

Projetos de consultorias não tem uma média, depende muito do projeto, da tecnologia, do cliente. Háprojetos de 1 mês, e projetos de 2 anos. E por enquanto não nos podemos dar ao luxo de ‘escolher’ qual projetos fazer. Quer dizer, sóa s vezes…rs
Nossos produtos não estipulamos ‘prazo’, quando algo satisfatório está pronto, irá para o ar.

Eu vejo que tudo depende do segmento que você quer atuar. Trabalhar com SEO, Cloud, SaaS, ou whatever; Geralmente serão aplicações mais específicas, e não soluções complexas de gestão.

O varejo e a indústria, irão sempre necessitar de uma solução para o Core Business. Eu não visualizo, neste momento, empresas médias, com a necessidade de utilizar um WMS que seja SaaS, tampouco uma Gestão Contábil ou rotinas de PPCP.

Agora uma administração de contratos e prospects, já se encaixa muito bem no modelo SaaS, basta ver o sucesso do salesforce.

Concordo contigo que o investimento em tempo é maior, na dificuldade de se fazer “turn over” caso necessário, e no risco. Mas mercado haverá.

Hoje a maioria das médias empresas, investem em “manutenção mensal” de software de gestão a média de R$ 60.000,00/ano. Eu conheço um “punhado” delas que investem pelo menos 3x este valor por ano, isso sem falar no licenciamento inicial.

Neste segmento, você não consegue fazer um “Controle de Fluxo de Caixa” e colocar em produção, o esforço para integrar o novo produto com o legado acabaria inviabilizando.

A troca de experiências está ótima, vamos seguindo.

Abs,

Red

Esse é um dos projetos que estamos fazendo para um cliente. Um WMS/TMS como um SaaS.
E estamos fazendo por módulos, e como tinhamos isso em mente desde o início, já desenhamos a app para ser modular/desacoplada. Então acoplar outros módulos, é tudo bem mais simples.

[quote=ewt.melo]marcosvinicius.rj

Brincadeiras e sarcasmos a parte, sua concepção é dotada de muito pessimismo, não trouxe nada de útil a conversa, pelo menos pra mim.

Segue o que eu disse anteriormente, se fosse assim, nenhuma empresa nova daria certo, e o que vemos hoje em dia são várias empresas de T.I. surgindo no mercado e nenhuma delas tem uma IBM apadrinhando o trabalho deles!!!

Exemplos de empresas como a do Rafael Nunes ou do RedRiver também, teriam quebrado antes do primeiro ano, mas o que vemos é o contrário.
[/quote]

O Rafael Nunes não disse que é unidade da globalcode? Então pronto ele tem uma referencia. Empresas não tem padrinhos, mas elas fazem parcerias.

E quanto ao seu comentário direcionado a mim, porque eu ligaria o que vc pensa ou acha?

[quote=Rafael Nunes][quote=RedRiver]

O varejo e a indústria, irão sempre necessitar de uma solução para o Core Business. Eu não visualizo, neste momento, empresas médias, com a necessidade de utilizar um WMS que seja SaaS, tampouco uma Gestão Contábil ou rotinas de PPCP.
[/quote]

Esse é um dos projetos que estamos fazendo para um cliente. Um WMS/TMS como um SaaS.
E estamos fazendo por módulos, e como tinhamos isso em mente desde o início, já desenhamos a app para ser modular/desacoplada. Então acoplar outros módulos, é tudo bem mais simples.[/quote]

Legal saber disso, mas qual o benefício que levou à escolha de uma aplicação WMS/TMS em SaaS?

É SaaS realmente ou é uma aplicação que “apenas” estará hospedada na nuvem?

Uma solução modular/desacoplada também deverá lidar com o legado, portanto, ainda será necessário interface entre os aplicativos (seja da forma que for: webservices, jndi, edi, whatever…)

O cliente continuará com a necessidade de emitir Ct-e, Nf-e, Gestão Financeira, etc… seja pela sua aplicação ou por outra.

Abs,

Red

[quote=marcosvinicius.rj][quote=ewt.melo]marcosvinicius.rj

[/quote]

O Rafael Nunes não disse que é unidade da globalcode? Então pronto ele tem uma referencia. Empresas não tem padrinhos, mas elas fazem parcerias.

E quanto ao seu comentário direcionado a mim, porque eu ligaria o que vc pensa ou acha?[/quote]

Calma senhores…

Vamos manter o tópico construtivo para todos. :wink:

Abs,

Red

marcosvinicius.rj

Olha, sinceramente, pessoas como o Rafael Nunes, RedRiver, Luiz Aguiar, mostram os prós e contras ao se abrir uma empresa, eu sei que não é facil, sei que não é barato, porém, preciso de noções que pessoas que atuam na área e que possuem suas próprias empresas podem passar, agradeço o pessoal que eu citei anteriormente, são esses exemplos citados aqui, apresentar sugestões, informações e críticas que são cabíveis e construtivas a qualquer profissional são válidas.

Porém, vc chegou aqui questionando que aqui não era o lugar certo pra se fazer esse tipo de pergunta, quando se entra no menu de tópicos, se encontra essa descrição: "Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. " e em seguida não mostrou nenhum argumento pra que a sua opinião fosse levada a sério. Se vc acha que uma postura, um pensamento está errado, cabe a vc mostrar o pq disso, não vir aqui e literalmente bagunçar a conversa.

Infelizmente, não posso proibir vc de participar da conversa, mas saiba q até o momento q vc não mostrar assunto vou desprezar suas respostas!!!

Alguém recomenda uma boa escola para se aprender sobre Cloud Computing em SP/Capital???
Após os dialogos entre RedRiver e Rafael Nunes, venho pesquisando sobre o assunto e após eu concluir tudo o que preciso sobre JAVA pretendo estudar essas tecnologias…

Agradeço prontamente a ajuda de vocês todos, o pensamento que era bem limitado sobre o assunto vem expandindo e novas possiblidades vem sendo traçadas!!!

Uma pergunta a vcs. O que vcs acham do SilverLight da Microsoft???

[quote=RedRiver]
Legal saber disso, mas qual o benefício que levou à escolha de uma aplicação WMS/TMS em SaaS?
É SaaS realmente ou é uma aplicação que “apenas” estará hospedada na nuvem?[/quote]

Benefícios:
Não precisar instalar e principalmente manter em cada cliente, escalabilidade com a chegada de novos clientes, e não cobrar pela ‘manutenção’ do software e sim pela utilização já que a app é uma só.

Globalcode
YaW
:smiley:

Rafael Nunes
Saberia me dizer uma média de preços dos cursos de Academia Web e Academia Enterprise na Globalcode??? Como eu trabalho na Paulista e moro na zl acredito que seria a melhor opção pra mim, daqui do trabalho eu posso ir andando pra escola!!!

A maior dificuldade é sem duvida encontrar clientes… pois como já disse um software de caixinha tem grandes chances de não dar certo, e pra conseguir um mero cliente para desenvolver uma solução e atingir ninchos de mercado é muito tenso.

Então… volto a mencionar a questão de cliente target. No “meu” modelo de negócio, o objetivo é atender empresas que possuam departamento de TI. Fazer deploy da aplicação, não faz parte do meu escopo, no entanto, a consultoria para ajudar o cliente a escalar o ambiente “dele”, já que ele abriu 10 novas unidades de negócio, por exemplo, é um serviço de minha competência.

Aqui acredito ser mais uma questão “semântica”, já que no meu caso cobrar a “manutenção” é cobrar pela “utilização” do sistema, o “aluguel” do software, a “licença” de uso mensal…whatever

Em um SaaS de WMS/TMS seria interessante ver os pacotes de “serviço”:

Plano “SmallWMS”: 1 Armazém, 50 Locais de armazenagem, 300 transações cross-docking, 5 veículos, 100 roteirizações por mês; :smiley:

Abs,

Red

[quote=ewt.melo]marcosvinicius.rj

Olha, sinceramente, pessoas como o Rafael Nunes, RedRiver, Luiz Aguiar, mostram os prós e contras ao se abrir uma empresa, eu sei que não é facil, sei que não é barato, porém, preciso de noções que pessoas que atuam na área e que possuem suas próprias empresas podem passar, agradeço o pessoal que eu citei anteriormente, são esses exemplos citados aqui, apresentar sugestões, informações e críticas que são cabíveis e construtivas a qualquer profissional são válidas.

Porém, vc chegou aqui questionando que aqui não era o lugar certo pra se fazer esse tipo de pergunta, quando se entra no menu de tópicos, se encontra essa descrição: "Discussão geral sobre Java, programação - outras linguagens e tecnologias -, assim como qualquer outro assunto de TI. " e em seguida não mostrou nenhum argumento pra que a sua opinião fosse levada a sério. Se vc acha que uma postura, um pensamento está errado, cabe a vc mostrar o pq disso, não vir aqui e literalmente bagunçar a conversa.

Infelizmente, não posso proibir vc de participar da conversa, mas saiba q até o momento q vc não mostrar assunto vou desprezar suas respostas!!![/quote]

Minha sugestão continua valendo, quem quer abrir empresa precisa de ajuda profissional e não de um fórum de programação, principalmente alguém despreparado como vc.

Eu abri a minha sem contar com nenhuma ajuda ‘profissional’.
Tudo que precisei aprendi na internet(GUJ, Twitter, Fóruns, etc).
De resto, foi só a grana inicial de investimento e meter as caras no mercado.

Quando se fala em “ajuda profissional” fala-se talvez em pessoas que prestam consultorias para novos empresários?

Entendo essas pessoas como um psicologo que opinam sobre a vida dos outros, mas sem saber exatamente como aquilo aconteceu e os métodos usados para que algo melhore.

Perguntei no GUJ, pois as pessoas aqui atuam e exercitam esse conhecimento de mercado DIARIAMENTE, com certeza muito melhor do que se eu fosse perguntar a uma pessoa de fora que muitas vezes passem instruções genéricas para seus clientes.

Torno a dizer, o pessoal aqui vem apresentando conteúdos super interessantes para uma abertura de empresa, quem acompanhar a conversa do começo saberá do que falo, mas… opiniões destrutivas eu descarto…
Shift+Delete

Quanto ao despreparo, uma pessoa nasce sem saber andar, sem saber falar, sem saber o que é uma mesa, uma cadeira ou uma cama, sem saber que abelhas picam ou que cachorros mordem, mas elas aprendem no decorrer de sua vida… Estou aprendendo, conhecendo um lado do mercado que EU NÃO SEI ABSOLUTAMENTE NADA, mas estou tranquilo e confiante de que vou abrir o meu negócio e vou rasgar meus holerites trabalhar sem prestar explicações a ninguém e fazer o que eu gosto que é programar.

Meu cunhado tem 4 lojas de informática em SP, não precisou de “ajuda profissional” para abri-las, meu padrinho presta consultoria em segurança do trabalho, também não precisou de “ajuda profissional”, minha mãe é dona de Buffet de festa, também não precisou de “ajuda profissional”…

Cidadão, o fórum continua, se esse assunto não te agrada, denuncie aos moderadores ou simplesmente o despreze…

Venho acompanhando o tópico. Realmente, tem ótimas opiniões. Mas com seu último post me surgiu uma dúvida:
Você quer abrir sua empresa para ter um emprego dos sonhos. No qual você possa programar o dia inteiro sem precisar explicar nada a ninguém?

A não ser que você tenha uma outra pessoa que cuide 100% da área administrativa, uma que cuide 100% das vendas, uma que cuide 100% do suporte, …, você programará menos do que programa hoje. Como no inicio, muitas vezes, não é viável ter um funcionário responsável por cada setor você programará menos. E mesmo tendo pessoas responsáveis por cada setor. Você será o responsável por coordenar todos eles. Certo? Se outra pessoa fizer isso por você, cuide para não virar um mero funcionário da sua própria empresa…

Você acabará dividindo seus trabalhos entre a programação e a gerencia administrativa. Esteja preparado para isso. Você precisará entender um pouco de cada setor administrativo.

Tem uma literatura muito boa sobre isso: “Empreender fazendo a diferença”.
Sobre empreendedorismo, em geral, em recomendo: http://www.saiadolugar.com.br