pretensão salarial

Enrgaçado como cada vez eu conheço mais programadores/analistas/testers/gerentes que teriam perfis técnicos mas a única cosia que sabem fazer é marketing e networking. Programming que é bom, nadica de nada.

“marketing pessoal” tem uma conotacao tao ruim quanto “labia”, pra mim. O ponto nao eh fazer propaganda do seu trabalho e da sua postura impecavel de trabalho - eh saber negociar o seu salario e beneficios direito.

Eh negociacao e economia, nao marketing.

Talvez essa seja uma das causas das trocas freqüentes de emprego desse pessoal tb…

O cara entra numa empresa, fica dois meses, e sai pra outra que paga 200 reais a mais… produzir, que é bom, :thumbdown:

Perae, se o cara faz um bom “marketing pessoal” ele deve ser no minimo respeitado.

Claro que se ele chega na intrevista e INVENTA um monte de coisas, no dia a dia vai ser provado isso, e certamente o conteito do cara cairá bastante.

Eu acho a questão do marketing pessoal uma coisa muito importante, porque não adianta saber muito sobre tecnologia e não saber expor o que sabe. Na entrevista certamente o cara vai se dar mal.

Então, temos que ter muito conhecimento tecnico, mas tambem temos que fazer curso, ler e aprender sobre marketing pessoal, e não acho que tenha uma conotação ruim, as coisas são assim, e temos que tirar 10% do tempo gasto estudando Java pra aprender como se comunicar e fazer aquela propaganda básica de nós mesmo.

Certamente a galera que tem os melhores empregos aqui, fizeram um bom marketing pessoal, ou, na outra opção, foram indicados por alguém, e nesse caso que fez o marketing foi a pessoa que indiciou. Mas nos dois casos, saber vender o peixe é importante (no caso o peixe sou eu ou você que ta lendo)

Outra coisa, a profissão vendedor, deve ser vista com bons olhos, porque todo mundo tem que ser um bom vendedor. Não interessa o que tu faz, programador, dentista, advogado (principalmente), flanelinha, ou sei lá quantas mil outras profissões tem por ai. Todas elas as pessoas tem que ser boas vendedoras, para com isso “se venderem” melhor, e conseguir melhores oportunidades.

Outro exemplo, tu ta na festa, e vai chegar numa mina. O que tu vai fazer mesmo? Vai lá tentar se vender pra ela, tentar provar pra ela que tu eh o cara ideal, e que eh melhor que o outro que ta de olho nela também. Ou seja, venda. Um curso de vendas não faz mal pra ninguem. E o sebrae da curso de vendas pela web de graça. Muito bom por sinal, eu já fiz dois.

Eu fico pensando. Hoje em dia, a maioria do pessoal que trabalha com desenvolvimento de sistemas é jovem.
Eu estou no momento com 26 anos. Daqui à 10 anos como estará minha vida ? Será q com 36 anos eu poderei arrumar um emprego de analista / programador ? E com 46 então ???
Será q terei algum futuro ? Fico com um certo receio pois só vejo as empresas contratando pessoas recém formadas e estagiários. O que será do futuro dos analistas / programadores de hoje ???

Certo… saber vender (e vender a si mesmo) é importante… mas para um técnico, isso é um extra.

O requisito é que o cara seja competente.

É o que eu digo quando alguém vem me vender alguma coisa ou quando estou vendendo: qualidade (ou competência, no caso de profissionais) não é diferencial pra mais ninguém, são requisitos. Se não tiver, vai cair fora do mercado rápido.

Saber vender é diferencial (e um diferencial importantíssimo), mas para um cara que trabalha na área, não pode vir antes da qualidade no que faz (pois é pra isso que ele é contratado).

[]s

O cara tem bastante experiência, trabalhou em várias empresas enormes, conhce gente que tu nem imagina, mas em toda emrpesa ele nãof ez mais que enrolar e delegar tarefas.

Este cara não fica muito tempo numa emrpesa muitas vezes simplesmente porque ele não pdoe ficar muito tempo num lugar onde possam perceber que ele não faz anda, mesmo que demore um ano e porrada.

Concordo com boa parte do que você disse em seu post, só não chamaria de marketing pessoal e sim de saber expor bem suas idéias e competências, pois já trabalhei com pessoas brilhantes que tinham muita dificuldade de comunicação e por conta disso não se davam bem com clientes ou em entrevistas.

Não gosto de usar a palavra marketing pessoal porque passa a idéia que você está tentando vender um produto que não tem.

Abraços,
Marco Campêlo

[quote=pcalcado]O cara tem bastante experiência, trabalhou em várias empresas enormes, conhce gente que tu nem imagina, mas em toda emrpesa ele nãof ez mais que enrolar e delegar tarefas.

Este cara não fica muito tempo numa emrpesa muitas vezes simplesmente porque ele não pdoe ficar muito tempo num lugar onde possam perceber que ele não faz anda, mesmo que demore um ano e porrada.[/quote]

Me identifiquei com esse comentário!

Será que é por isso que eu andei trocando tanto de emprego nos últimos anos?

:roll:

hahahahhahaha

[]'s
Marco Campêlo

[quote=mcampelo]Concordo com boa parte do que você disse em seu post, só não chamaria de marketing pessoal e sim de saber expor bem suas idéias e competências, pois já trabalhei com pessoas brilhantes que tinham muita dificuldade de comunicação e por conta disso não se davam bem com clientes ou em entrevistas.

Não gosto de usar a palavra marketing pessoal porque passa a idéia que você está tentando vender um produto que não tem.[/quote]
Bem, pode ter vários nomes, e pra mim, pelo menos pra mim, tem uma coisa fundamental, NUNCA MENTIR. E todos meus comentários foram baseados em que na entrevista ou “na venda” tu vai sempre falar a verdade.

É como o shoes falou, se mentir, e se não fizer o que disse na entrevista, não vai durar muito. O nosso trabalho é muito “corpo a corpo” teu chefe ta te perguntando o que tu ta fazendo, o chefe do chefe ta perguntando o que ele ta fazendo e assim por diante, então fica dificil “enrolar” por muito tempo.

Outra coisa, já fiz entrevista de emprego com psicologa e a mulher me perguntou “quais seus pontos negativos” todo mundo fala “sou perfeccionista”. Eu larguei na lata: “- Tenho problemas com horários”, fui sincero e não perdi a vaga por isso. E quando eu chegava sempre 15 minutos atrazado eles nem se importavam com isso - e eu também sempre ficava algumas horas a mais.

[quote=mcampelo]
Não gosto de usar a palavra marketing pessoal porque passa a idéia que você está tentando vender um produto que não tem.

Abraços,
Marco Campêlo[/quote]

Considerando que a maioria dos entrevistadores vão tentar te vender um emprego que eles não tem, acho que a recíproca não tem problema.

Também conhecido como Delegate Pattern Man :smiley:

Existe bom vendedor que não minta?

Existe, claro. Um bom vendedor dá ênfase às virtudes do produto que está vendendo e tira a atenção dos defeitos, deixando que elas passem desapercebidas. Isso não implica necessariamente que esteja mentindo.

Bons vendededores são os que possuem grande capacidade de persuação, ou seja, de convencer pessoas. Não tem nada a ver com mentir ou não.

Essa sua afirmação é verdadeira, mas não é o que acontece na prática! Hoje o que importa é vc cumprir o cronograma! Dane-se se vc fez usando boas práticas ou não!

Apesar das empresas exigirem qualidade em seus funcionários, elas mesmas não abrem espaço para que o profissional possa expor suas opiniões e idéias. É tudo conversa.

Quanto a questão do Marketing pessoal, achei ótima a colocação do Louds. As empresas fazem sim o Market delas, e eu já cai que nem patinho na historinha bonita que elas contam! Eles falam de trabalho em equipe, nos chamam de colaboradores, mas na prática vc é um executor descartável!

Outra colocação interessante foi a do Zeh Oliveira! Não é preciso mentir para fazer seu marketing pessoal. Basta sabermos valorizar as nossas qualidades, e expor o menos possível nossos defeitos.

Muito aqui fazem bém seu Marketing pessoal, como escrever blogs, artigos, adiciona contatos novos no orkut, icq e msn… fazem projetos open source, e de boa, um cartão de visita também cai bém!

Agora uma observação importante é que uma empresa não se sustenta só através de marketeiros. Há profissionais não marketeiros que são essenciais para o sucesso de uma empresa!

Abraços!
Thiago

Humm… uma observação quanto a real pergunta deste tópico!

Hoje o pessoal é pago em função do cargo que ela possui somado a sua experiência!

O interessante é ver que este conceito está mudando. Devagar, mas tá mudando.

Como um coordenador meu diz:
O seu salário deve ser compatível com o tamanho da responsabilidade que vc adiquire dentro da empresa.

Thiago

Concordo com você…

Aqui mesmo tivemos muitas discussões sobre horários, uso da internet, etc… Eu particularmente sou contra esse tipo de controle: o que deve ser controlado é produção (é o valor que o cara está produzindo pra empresa).

É triste, mas infelizmente existem várias empresas que elogiam o “esforçado” que fica até bem depois do horário e aparece nos sábados e domingos, mesmo que não produza nada, e “cricrizam” o cara que faz 20min a menos por dia mas resolve os pepinos gigantes.

E não é tão fácil mudar essa cultura. :frowning:

[]s

Isso já existe hoje. Antes o cara tinha que ser promovido para ganhar mais. Hoje, empresas “pensantes” não tiram um bom programador da tarefa em que ele é exímio simplesmente para que ele ganhe mais. Se aumenta o salário e ele continua como programador. Muitas vezes, passa para analista, com um salário maior, e não tem perfil pra coisa (o trabalho fica frustrante para ele, e a empresa recebe menos do funcionário).

Tenho que discordar Zeh. Umas das coisas que mais odeio na vida é esse mundo da propaganda e marketing. Persuasão a qualquer cu$to é o que move essa indústria. Na minha opinião, neste caso persuasão tem a ver com mentira sim. Poxa, onde já se viu: “OMO, por que se sujar faz bem”? Hã? :shock:

Bons vendedores pra mim são aqueles que me respeitam, não tentam me persuadir como se eu fosse um idiota e são realistas e simpáticos. Por exemplo, me amarro nos comerciais da CNA. Quem num lembra do “you are so easy baby” ou “a bolsa rosa, é sua?”? Mas odeio :evil: os do CCAA! (talvez tirando um ou outro tipo “possso segurar su saco” etc). É opinião pessoal.

No contexto que colocaram, e o público alvo que pretendiam atingir, sim.