Sou uma pessoal muito entusiasta por novas tecnologias e achei a tecnologia do prevayler muito interessante. Eh uma ideia simples e muito pratica. Quantos sistemas eu ja fiz, que precisava guardar meia duzia de dados e usei um rdbms por falta de opcao. O prevayler cairia como uma luva.
Agora uma coisa que eu nao posso deixar de criticar e a audacia dos desenvolvedores. Acho no minimo uma falta de etica ficar desmerecendo outras tecnologias , outros fabricantes , dizendo o prevayler ser a solucao universal para seus problemas.
Realmente eh impressionante o ganho de performance para realizar o teste equivalente ao SELECT * FROM TABLE WHERE id=x. Pelo fato dos objetos ja estarem na memoria , organizados em uma estrutura de dados (provavelmente uma array ou hash) isso nao seria mais do que a obrigacao do sistema, ser mais performatico que um JDBC, uma camada de rede ate chegar a um banco de dados (se bem que poderiamos subir o codigo java para dentro de um oracle, como uma stored procedure em java do oracle, para eliminar essas camadas, mas isso nao vem ao caso).
Agora ficar fazendo propaganda em cima disso para promocao pessoal acho um absurdo. que facam um teste completo entao. Por exemplo, envolvendo alteracoes. Nao somente isso, qual o comportamento do sistema quando tivermos mais de uma thread usando o sistema, como serao feito os locks? Existe a possibilidade, ou o suporte a um lock otimista, coisa desse tipo? Isso me lembra os velhos problemas de microbenchmarks.
Soh para citar um caso, sem desmerecer produtos, vejamos o caso do Mysql, que muita gente acha mais rapido que o Oracle. Eh verdade, ele pode vir a ser para um determinado nicho de aplicacoes, como por exemplo, uma tabela onde soh existe consulta. Mas quando vamos realmente usar o banco de dados com leitura e escrita na mesma tabela, e essas coisas de maneira pesada, vemos a diferenca, o mysql , usando o myisam , apresenta um lock de tabela, que deixa o sistema incrivelmente lerdo.
Acho importante a divulgacao desta nova tecnologia do prevayler, mas nao concordo com o modo que vem sendo feito. acho o discurso um pouco ousado de mais e para que nao falar, ate certo ponto, mentiroso. Mentiroso pela omissao de detalhes. Conheco uma outra empresa que tem essa mesma estrategia,a M$. Espero estar redondamente enganado em relacao aos desenvolvedores do prevayler e que eles trabalhem duramente para fazer um software de qualidade e realmente util para todos. E que finalmente, aprendam a conviver com outros projetos, como parceiros. Existem ferramentas certas para todo o tipo de projeto, e acredito que o nicho que o prevayler pode pegar eh muito grande realmente.