Oi galera,
Bem na UCSAL, universidade onde eu estudo, andei perguntando aos professores de informática sobre o prevayler, mas apenas um deles já tinha ouvido falar.
Foi assim que eu conheci o guj, procurando material sobre o prevayler…
Com objetivo de divulga-lo e também de realizar meu trabalho obrigatório(é claro), decidi fazer algo em cima do prevayler.
A idéia é a seguinte: fazer uma comparação entre a persistência de dados usando o Prevayler e a persistência usando o Sql Server (que é o mais fácil para mim, já que trabalho com ele) em uma aplicação simples de pequeno porte, mas que agüente quando eu precisar forçá-la nos testes.
Estou pensando em comparar a facilidade de implementação, controle de transação, performance etc…
E eu queria que vocês do guj me ajudassem a pensar numa aplicação que encaixe nesse escopo.
Valeu.
Prevayler versus Sql Server
6 Respostas
Pense em algo bem OO … porque assim você dá uma vantagem pro Prevayler.
No porte para RDBMS pode até usar os recursos Objeto-Relacional do banco, mas não um hibernate da vida porque ai perde-se a vantagem (fica quase tudo igual, objeto por objeto sem muito trabalho adicional que é o caso se vc usar os recursos O-R do banco
).
Se utilizar os design patterns corretamente não terá grande diferença na manutenção, mas na implementação sim (acho que usando JDBC direto pra fazer um bom projeto dá mais trabalho do que com o Prevayler).
Pense também em uma aplicação que não deva ser distribuída … pq senao vc teria que implementar alguns controles que um RDBMS tem e o Prevayler não.
Na verdade na prática isso não é um problema pq uma vez escritos esses controles servem pra qq aplicação (se bem feito).
Hummm … que tal um controle para consultório odontológico? (cliente, arcada dentaria, dente & cia :shock: ) ehehe foi o que me ocorreu.
Uma ideia muuuuuuuuito legal de se usar Prevayler: faca uma aplicacao que trace rotas em mapas. Da pra montar uma definicao muuuuuito legal de um mapa usando OO, e com um pouquinho de Djikstra aqui e ali, vc acaba com uma aplicacao util, legal de mexer, e que é um inferno de implementar de forma relacional 
Representar grafos com o modelo relacional eh facil pacas cv, usando listas de adjacencia ou conectividade quase nao existe diferenca do modelo em memoria para o relacional.
Bom, agora que eu sei que eh soh usar listas de adjacencia ou conectividade… eh mesmo, fica facil 
Mesmo assim, uma implementacao usando OO fica bem mais limpinha, e mais facil de manter. Quanto a isso, sem duvida 
Usa um OODBMS entao
, serio, nao precisando se preocupar com um modelo diferente fica muito melhor mesmo.
Valeu pelas sugestões pessoal!
Tá anotado vou falar com meu orientador a respeito.