Comecei a ler algo sobre Prevayler …O que seria esse "banco de dados " milagroso ???
Prevayler ?¿?
20 Respostas
O Prevayler não se trata de um banco de dados, e sim um mecanismo de persistência em memória, muito útil para determinados projetos. Ele faz uma persistência em disco de tempos em tempos, e se acontecer algo anormal que a máquina ou a aplicação caiam, após o reinicio estes dados são todos alocados em memória novamente. Este mecanismo é muito rápido para consultas e outras tarefas, mas em algumas ele é comparável ou um pouco inferior aos DBMS existentes.
[]´s
Era bom D + pra ser aquilo tudo…
:snipersmile: opa … cuidado com o CV :onfire:
Da uma lida em uns artigos …
vc pode mesclar no seu sistema o uso do Prevayler e um RDBMS …
primeiro o que é CV ???
E depois vcs tem que falar numa linguagem mais facilitada , pois esse tópico é Java Básico , na explicação do hmichel eu só entendi que não era banco de dados o resto num adianto pra nada…
e “vc pode mesclar no seu sistema o uso do Prevayler e um RDBMS …” só trouxe mais dúvidas que vou tentar esclarecer nos artigos e em pesquisas sobre o assunto…
não confunda com um editor de texto como já fizeram com marciolx 
uhahahaha … pois é, aqui andam surgindos muitos nomes de softwares.
o CV ai do link de cima participa do desenvolvimento do Prevalyer e ele é levemente empolgado com as ferramentas/tecnologias que ele usa (contaminou uma galera aqui do forum com o Freeroller e Webwork).
Bem, tentando explicar um pouco melhor …
RDBMS -> Relational DataBase Management System , são os famosos bancos de dados (mas com o nome certo) …
O Prevayler não é um banco em si … mas com ele você simplesmente cria objetos pra sua aplicação (seguindo é claro algumas definições) e o Prevayler faz a persistência que significa que ele grava em disco, lê do disco e assim vai pra vc nao perder os dados entre sessões da aplicação ou em crashs …
Eu disse q podia mesclar pq vc pode desenhar sua aplicação pra usar o melhor dos 2 mundos …
opa … agora sim… muito obrigado !!
caham
E é tudo aquilo 
Nao subestime o Prevayler pelo tamanho do código - e, principalmente, pense um pouco antes de achar que vc vai precisar de 15gb de RAM pra fazer caber todos os seus dados 
A maioria dos links legais mesmo o pessoal já postou (os artigos e o proprio site do Prevayler), mas se vc quiser dar uma olhada no que está rolando com o projeto, assine as mailing lists. A gente tem procurado resolver tudo por lá, e os betas do Prevayler2, com uma API nova, mais simples, e mais funcional, já estão no ar lá na SourceForge:
Na MundoJava desse mês tem uma artigo bem legal sobre o Prevayler, além daqueles que vc consegue encontrar online. A base de usuários do P é bem grandinha já - alguns nomes, como a Vivo e o governo da Alemanha vêm à cabeça, mas tem muitas outras empresas/entidades grandes usando.
Bom, é isso aí, precisando de mais info, é só postar algo aqui no GUJ 
E aí cv, me diz em que tipo de projeto vc indicaria o uso do prevayler???
Sempre é bom ter uma possibilidade extra nos projetos!!!
Vallew
Nao subestime o Prevayler pelo tamanho do código - e, principalmente, pense um pouco antes de achar que vc vai precisar de 15gb de RAM pra fazer caber todos os seus dados 
Na verdade, mesmo se voce tiver 15gb de “dados” voce pode usar o prevayler sem precisar de 15gb de memoria ram. Basta fazer umas manobrinhas…
Prevayler eh uma quebra de paradigma, tem que acreditar e meter a cara !
E aí cv, me diz em que tipo de projeto vc indicaria o uso do prevayler???
Sempre é bom ter uma possibilidade extra nos projetos!!!
Bom, eu sou meio suspeito pra falar, né? 
De qualquer forma, eu indicaria o Prevayler pra fazer qualquer tipo de protótipo. Depois de fazer o prototipo, vc nao vai querer largar dele, de qqer forma… 
Oi pessoal,
eu baixei o prevayler2.00.001 alpha e tentei executar o demo, mas ao rodá-lo apareceu a seguinte mensagem de erro:
C:jdk1.3.1_04injava.exe -classpath “C:jdk1.3.1_04
jrelib
t.jar;C:jdk1.3.1_04lib ools.jar;C:Arquivos de
programasGelclasses” org.prevayler.demos.demo1.Main
java.lang.NoClassDefFoundError: org/prevayler/demos/demo1/Main
Exception in thread “main” Finished executing
Alguém sabe o q está acontecendo? eu acho que é algum caminho que está errado.
Um amigo me disse que eu preciso importar os arquivos .jar mas como eu faço isso?[/img]
Bom…gostei do assunto eu me interessei por ele na revista Mundo Java.
Ja que estão comentando me tirem umas duvidas… Ele grava em disco as info certo. Isso é on-line?
EU vim do mundo RDBMS, é meio complicado pra mim imaginar um sistema sem banco, mas to tentando :).
Como funciona o esquema de acesso simultaneo por dois usuarios?
[]'s
O que vc quer dizer com “on-line”? Se for “ele grava imediatamente?”, entao a resposta eh sim. 
Nao precisa imaginar… faca um - nao precisa nem usar o Prevayler nem persistir os dados. Simplesmente faca um sistema que tem como premissa nunca ser fechado. Um cadastro que roda numa VM que nao vai cair nunca. E veja o tamanho da atrofia que os bancos de dados fazem com o seu cerebro :shock: 
O Prevayler nao se mete nessa parte. Quem cuida disso pode ser o seu application server, nao? 
O que vc quer dizer com “on-line”? Se for “ele grava imediatamente?”, entao a resposta eh sim. ;)
Exatamente.
Nao precisa imaginar… faca um - nao precisa nem usar o Prevayler nem persistir os dados. Simplesmente faca um sistema que tem como premissa nunca ser fechado. Um cadastro que roda numa VM que nao vai cair nunca. E veja o tamanho da atrofia que os bancos de dados fazem com o seu cerebro :shock: 
Não precisei ir muio longe, fiz uma busca no meu cerebro e lembre que ja fiz isso um dia. No meu 1° semestre da facul implementei um sistema de locadora so em memoria, não sabi usar disco nessa epoca ainda. É mais ou menos isso que tu fala neh?
Como funciona o esquema de acesso simultaneo por dois usuarios?O Prevayler nao se mete nessa parte. Quem cuida disso pode ser o seu application server, nao? ;)
Na real hoje quem cuida é o banco a aplicação é stand alone. Vou dar uma olhada como funfa isso.
Outra coisa, vi vcs falando em RAM que é preciso bastante, mas tipo um banco grande tb precisa…na empresa temos um sever com 2GB de Ram e quanto mais libera ram pro baanco mais ele quer…hehe
Eu tava lendo a serie “Então você gostaria de usar …” e fiquei com algumas duvidas ainda.
Baixei o carinha e rodei os demos…bem legal, mas tipo em uma aplicação de medio porte uma maquina com 2GB seria de bom tamanho para armazenar o prevayler?
[]'s
Po, o Prevayler nao tem nem 100k num JAR sem compactacao
- vai depender da sua aplicacao, nao do Prevayler 
Po, o Prevayler nao tem nem 100k num JAR sem compactacao
- vai depender da sua aplicacao, nao do Prevayler ;)
Eu digo pra minipulação da info em memória…é assim que ele trabalha não?
[]'s
Sim, mas o que eu disse continua valido: o overhead de memoria do Prevayler eh minimo, comparado a uma aplicacao que nao tem persistencia nenhuma.