Comecei a ler algo sobre Prevayler …O que seria esse "banco de dados " milagroso ???
O Prevayler não se trata de um banco de dados, e sim um mecanismo de persistência em memória, muito útil para determinados projetos. Ele faz uma persistência em disco de tempos em tempos, e se acontecer algo anormal que a máquina ou a aplicação caiam, após o reinicio estes dados são todos alocados em memória novamente. Este mecanismo é muito rápido para consultas e outras tarefas, mas em algumas ele é comparável ou um pouco inferior aos DBMS existentes.
[]´s
Era bom D + pra ser aquilo tudo…
:snipersmile: opa … cuidado com o CV :onfire:
Da uma lida em uns artigos …
vc pode mesclar no seu sistema o uso do Prevayler e um RDBMS …
primeiro o que é CV ???
E depois vcs tem que falar numa linguagem mais facilitada , pois esse tópico é Java Básico , na explicação do hmichel eu só entendi que não era banco de dados o resto num adianto pra nada…
e “vc pode mesclar no seu sistema o uso do Prevayler e um RDBMS …” só trouxe mais dúvidas que vou tentar esclarecer nos artigos e em pesquisas sobre o assunto…
não confunda com um editor de texto como já fizeram com marciolx
uhahahaha … pois é, aqui andam surgindos muitos nomes de softwares.
o CV ai do link de cima participa do desenvolvimento do Prevalyer e ele é levemente empolgado com as ferramentas/tecnologias que ele usa (contaminou uma galera aqui do forum com o Freeroller e Webwork).
Bem, tentando explicar um pouco melhor …
RDBMS -> Relational DataBase Management System , são os famosos bancos de dados (mas com o nome certo) …
O Prevayler não é um banco em si … mas com ele você simplesmente cria objetos pra sua aplicação (seguindo é claro algumas definições) e o Prevayler faz a persistência que significa que ele grava em disco, lê do disco e assim vai pra vc nao perder os dados entre sessões da aplicação ou em crashs …
Eu disse q podia mesclar pq vc pode desenhar sua aplicação pra usar o melhor dos 2 mundos …
opa … agora sim… muito obrigado !!
caham
E é tudo aquilo
Nao subestime o Prevayler pelo tamanho do código - e, principalmente, pense um pouco antes de achar que vc vai precisar de 15gb de RAM pra fazer caber todos os seus dados
A maioria dos links legais mesmo o pessoal já postou (os artigos e o proprio site do Prevayler), mas se vc quiser dar uma olhada no que está rolando com o projeto, assine as mailing lists. A gente tem procurado resolver tudo por lá, e os betas do Prevayler2, com uma API nova, mais simples, e mais funcional, já estão no ar lá na SourceForge:
Na MundoJava desse mês tem uma artigo bem legal sobre o Prevayler, além daqueles que vc consegue encontrar online. A base de usuários do P é bem grandinha já - alguns nomes, como a Vivo e o governo da Alemanha vêm à cabeça, mas tem muitas outras empresas/entidades grandes usando.
Bom, é isso aí, precisando de mais info, é só postar algo aqui no GUJ
E aí cv, me diz em que tipo de projeto vc indicaria o uso do prevayler???
Sempre é bom ter uma possibilidade extra nos projetos!!!
Vallew
Nao subestime o Prevayler pelo tamanho do código - e, principalmente, pense um pouco antes de achar que vc vai precisar de 15gb de RAM pra fazer caber todos os seus dados
[/quote]
Na verdade, mesmo se voce tiver 15gb de “dados” voce pode usar o prevayler sem precisar de 15gb de memoria ram. Basta fazer umas manobrinhas…
Prevayler eh uma quebra de paradigma, tem que acreditar e meter a cara !
[quote=“TedLoprao”]E aí cv, me diz em que tipo de projeto vc indicaria o uso do prevayler???
Sempre é bom ter uma possibilidade extra nos projetos!!![/quote]
Bom, eu sou meio suspeito pra falar, né?
De qualquer forma, eu indicaria o Prevayler pra fazer qualquer tipo de protótipo. Depois de fazer o prototipo, vc nao vai querer largar dele, de qqer forma…
Oi pessoal,
eu baixei o prevayler2.00.001 alpha e tentei executar o demo, mas ao rodá-lo apareceu a seguinte mensagem de erro:
C:jdk1.3.1_04injava.exe -classpath “C:jdk1.3.1_04
jrelib
t.jar;C:jdk1.3.1_04lib ools.jar;C:Arquivos de
programasGelclasses” org.prevayler.demos.demo1.Main
java.lang.NoClassDefFoundError: org/prevayler/demos/demo1/Main
Exception in thread “main” Finished executing
Alguém sabe o q está acontecendo? eu acho que é algum caminho que está errado.
Um amigo me disse que eu preciso importar os arquivos .jar mas como eu faço isso?[/img]
Bom…gostei do assunto eu me interessei por ele na revista Mundo Java.
Ja que estão comentando me tirem umas duvidas… Ele grava em disco as info certo. Isso é on-line?
EU vim do mundo RDBMS, é meio complicado pra mim imaginar um sistema sem banco, mas to tentando :).
Como funciona o esquema de acesso simultaneo por dois usuarios?
[]'s
O que vc quer dizer com “on-line”? Se for “ele grava imediatamente?”, entao a resposta eh sim.
Nao precisa imaginar… faca um - nao precisa nem usar o Prevayler nem persistir os dados. Simplesmente faca um sistema que tem como premissa nunca ser fechado. Um cadastro que roda numa VM que nao vai cair nunca. E veja o tamanho da atrofia que os bancos de dados fazem com o seu cerebro :shock:
O Prevayler nao se mete nessa parte. Quem cuida disso pode ser o seu application server, nao?
O que vc quer dizer com “on-line”? Se for “ele grava imediatamente?”, entao a resposta eh sim. ;)[/quote]
Exatamente.
Nao precisa imaginar… faca um - nao precisa nem usar o Prevayler nem persistir os dados. Simplesmente faca um sistema que tem como premissa nunca ser fechado. Um cadastro que roda numa VM que nao vai cair nunca. E veja o tamanho da atrofia que os bancos de dados fazem com o seu cerebro :shock:
[/quote]
Não precisei ir muio longe, fiz uma busca no meu cerebro e lembre que ja fiz isso um dia. No meu 1° semestre da facul implementei um sistema de locadora so em memoria, não sabi usar disco nessa epoca ainda. É mais ou menos isso que tu fala neh?
[quote=“cv”][quote=“fabgp2001”]Como funciona o esquema de acesso simultaneo por dois usuarios?
[/quote]O Prevayler nao se mete nessa parte. Quem cuida disso pode ser o seu application server, nao? ;)[/quote]
Na real hoje quem cuida é o banco a aplicação é stand alone. Vou dar uma olhada como funfa isso.
Outra coisa, vi vcs falando em RAM que é preciso bastante, mas tipo um banco grande tb precisa…na empresa temos um sever com 2GB de Ram e quanto mais libera ram pro baanco mais ele quer…hehe
Eu tava lendo a serie “Então você gostaria de usar …” e fiquei com algumas duvidas ainda.
Baixei o carinha e rodei os demos…bem legal, mas tipo em uma aplicação de medio porte uma maquina com 2GB seria de bom tamanho para armazenar o prevayler?
[]'s
Po, o Prevayler nao tem nem 100k num JAR sem compactacao - vai depender da sua aplicacao, nao do Prevayler
Po, o Prevayler nao tem nem 100k num JAR sem compactacao - vai depender da sua aplicacao, nao do Prevayler ;)[/quote]
Eu digo pra minipulação da info em memória…é assim que ele trabalha não?
[]'s