Previdência privada - PGBL x VGBL

Pessoal estou fazendo um plano de previdência privada (que eu já deveria ter feito aos 18 anos, mas antes tarde do que nunca) , e estou em dúvida entre as 2 modalidades. Já li as diferenças mas gostaria de ouvir mais opiniões e experiências.

Qual vcs acham melhor e pq?

Grato

Explicado de forma bem simples:

http://invertia.terra.com.br/previdencia/interna/0,OI194733-EI1806,00.html

Se você faz declaração de imposto simplificada, não tem nem o que discutir, VGBL é melhor. Caso faça a completa, PGBL pode ser melhor, mas você tem de estar seguro de não precisar de resgate em pelo menos 2 anos.

Só algumas dicas pra não cair no mesmo erro que eu:

  • verifique por qual indexador o seu plano é reajustado. Prefira o IPCA e no máximo o INPC. FUJA CORRENDO de bancos que reajustam os aportes pelo IGPM.
  • verifica a taxa de carregamento. Na maioria dos bancos ela é regressiva, mas tem banco mercenário que quer começar com 5%. Procure bancos que comecem com pelo menos 3%
  • procura saber se não cobram taxas se você mudar de bancos. O Bradesco cobrava uma taxa tão alta pela portabilidade que se você mudasse de banco perdia todo o rendimento e mais um pouco.
  • se informa se existe possibilidade de mudar o perfil do fundo quando você quiser. Quando as bolsas estavam em alta, eu estava em um perfil agressivo, antes da crise tive a SORTE de mudar para um perfil conservador, já que meu banco permitia portabilidade. Agora estou na dúvida se volto ou não pra um perfil com mais exposição

Mas o mais importante: gerente de banco são sempre muito, muito educados e inteligentes, mas NUNCA, NUNCA, NUNCA estarão preocupados com o que é melhor pra você, por mais que jurem pela mãe e filhos deles. hehehe

Fala Marcos !

Por conta dos malditos CLT Flex nunca declarei imposto de renda, não entrava no rendimento mínimo necessário, então sempre fui dependente do meu pai. Acredito que em 2011 será o primeiro ano que irei declarar.

NO caso vou fazer pela Porto Seguro e é reajustado pelo IGPM mesmo, mas a minha idéia nem é obter lucro com isso, e sim colocar uma graninha lá mensalmente pois eu preciso desse tipo de controle, por conta própria eu não consigo, e além disso foi um benefício que a empresa forneceu, era colocar a quantia em previdência ou no vale alimentação, como já tinha vale alimentação em um valor que cobre minhas despesas preferi colocar essa grana na previdência.

Acho que o PGBL é a melhor opção então né?

Se você vai fazer a declaração completa, sim. A completa geralmente declara quem paga a aliquota máxima de imposto de renda, que é 27%.

Agora, a desvantagem do IGP-M é que ele reajusta muito mais rápido do que o salário da gente geralmente sobe. Se hoje você começar com 10% do seu salário, corre o risco de daqui a 5 anos já estar pagando 20% do que ganha pra previdência e continuar subindo…

IPCA reajusta mais devagar…

Oi Daniel, os dois tipos de planos de Previdência Privada são o PGBL e o VGBL.
O PGBL é bom para quem utiliza o formulário completo no ato da declaração do Imposto de Renda e o VGBL, para quem utiliza o formulário simples no ato da declaração do Imposto de Renda ou é isento.
É legal escolher uma empresa de confiança e minha dica é a seguradora Porto Seguro: http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/produtos/previdencia.html