PrimeFaces ainda é open source? O drama de um fork

Todos devem recordar da mudança realizada na política de manutenção do PrimeFaces. Pois bem, a partir da versão 3.5 nenhuma nova versão de manutenção (essencialmente com correções), ou seja, versões 3.5.x, 4.0.x, etc., não estarão livremente disponível mais. Caso possa e queira pagar, são $249 por ano de acesso a esses releases importantíssimos, e claro, o suporte deles.

Caso não queira assinar o “PrimeFaces Elite”, veja nas próprias palavras do Cagatay, líder do projeto, publicadas no blog oficial:

Tudo bem, a terceira alternativa será a preferida da maioria. Porém, será muito trabalhoso manter esta branch por diversos motivos que já foram discutidos em outro tópico. Então, em meados de março deste ano, resolvi que iria manter as danadas dessas versões de manutenção. Afinal, os fontes do PrimeFaces estão sob a licença Apache 2.0, uma das mais permissivas.

A segunda decisão que tomei foi que com SVN não dava, tinha que migrar os fontes e histórico para GIT. Tudo certo, para isto que serve o git-svn e foi razoavelmente tranquilo realizar este procedimento. A terceira decisão foi obviamente utilizar o serviço do GitHub, pois além dos fontes poderia utilizar o GitHub Pages para produzir algumas páginas com o Jekyll e disponibilizar informações sobre os releases e respectivos changelogs.

A cada versão “Elite” que era liberada, com um bocado de esforço analisava as mudanças no repositório oficial partindo do último commit para a versão 3.5, além de verificar no issue tracking quais as correções efetivamente incorporadas no release em questão. Não estava fácil, quanto mais tempo demorava para uma nova versão, mais complicada e trabalhoso. E ainda vieram as novas funcionalidades da 3.6 e depois 4.0. Ao final, precisava conhecer relativamente bem essas novas funcionalidades que não foram integradas à 3.5. Não eram tantas, apesar de ter que resolver alguns poucos sérios conflitos, consegui satisfatoriamente concluir os releases com alguns “atrasos”.

A quarta decisão que tomei foi fornecer livremente os artefatos das versões que produzia no processo acima. Assim, mantinha uma branch gh-pages contendo a estrutura de arquivos de um repositório de artefatos Maven. O processo de build configurado no PF permitia produzir os artefatos através do comando: mvn clean deploy -P release.

Basicamente, venho mantendo três repositórios sobre no github.com/primefaces:

1. primefaces/primefaces: códigos fontes com duas branches (master com mesmo histórico da trunk no repositório SVN original, e 3.5.x com os merges das mudanção que deveriam ou não (merge -s ours) serem aplicadas para o próximo release).

2. primefaces/primefaces.github.com: contém os fontes do site no “formato” Jekyll/Liquid.

3. primefaces/repository: contém os artefatos (JAR, POM, sources) na estrutura de um repositório Maven.

Caso queiram ver o resultado deste trabalho (tomara que ainda esteja disponível):

Site: http://primefaces.github.io
Sources: https://github.com/primefaces/primefaces
Maven Repo: http://primefaces.github.io/repository

Como podem observar, incrivelmente o id primefaces para organizações estava disponível no GitHub. Já houveram umas três discussões no fórum do PrimeFaces sobre a demanda pela migração para git e possivelmente a utilização do GitHub. As vantagens todos que já trabalharam com equipes grandes reconhecem. Enfim, o Cagatay preferiu continuar com o bom e velho SVN, provavelmente pela infraestrutura interna (não pública) que devem possuir.

Pronto, eu pensei, uma biblioteca JSF muito utilizada ficará de fato open source. Minha proposta era manter os fontes da versão 3.5.x disponíveis e também os binários, pois afinal, para que servem repositórios Maven e porque todo mundo fazer build se somente alguns possuem esse cuidado? E vamos lá, ter os JARs na mão é outra história, basta pegar e usar.

Após alguns meses sem divulgar em qualquer lugar (somente esses dias descobrir que haviam citado aqui no GUJ) percebi que haviam alguns forks e watchers no GitHub. Caramba, achei interessante terem encontrado sem qualquer publicação ativa. Apesar disso, houveram somente dois contatos sobre problemas encontrados nos artefatos. Conforme possível os resolvi, sendo que o segundo inclusive passou o hash do commit para que pudesse realizar o cherry-pick no Git. Afinal, essa era a motivação, que a comunidade pudesse ajudar e eventualmente apontar os bugs que adicionei durante a integração com o upstream no SVN do Google Code. Eu também havia desabilitado a criação de issues e merge requests nos repositórios, pois estavam estudando se isto não acabaria distanciando muito do PrimeFaces. A ideia era manter o mais próximo possível do upstream.

[size=16]O Drama[/size]

Pois bem, como eu imaginava, algum dia o pessoal do PrimeFaces ficaria sabendo desta minha diversão. Claro, também imaginava que não estariam nada felizes, mas também não entendo que essa iniciativa estariam atrapalhando seus negócios. Outra, afinal a licença permite que o trabalho na forma de fonte ou objeto seja redistribuído (cláusula 4 da Apache v2). Tudo bem, mantive os fontes fielmente iguais aos fornecidos na branch trunk, assim não havia problemas, imaginava.

Ontém, o Cagatay entrou em contato comigo através do Twitter de uma maneira nada elegante, diria até desnecessária. Vejam todos os twits que trocamos. Pelo que eu entendi, ele está alegando que tive acesso de alguma forma aos releases Elite e que estou disponibilizando-os ilegalmente. Tentei explicar que eu mesmo integrei as mudanças submetidas no Google Code e realizei os builds, mas era a última coisa que ele queria entender, frisou que eu estava realizando pirataria e ameaçou de recorrer a advogados.

Eu já li várias vezes a licença Apache 2. Talvez, o único problema deste fork seria a utilização do nome PrimeFaces, conforme cláusula 6 da licença. Procurei em ambos os sites (primefaces.org e http://primetek.com.tr) e não encontrei qualquer citação de que PrimeFaces fosse marca registrada com algum uso restrito. No próprio site comercial PrimeFaces é citada como uma suite de componentes open source.

Contudo, ele não está alegando o uso indevido da possível marca PrimeFaces. Mas sim, que estaria distribuindo indevidamente os JARs e que eu havia modificado a licença para a Apache 2 nestes binários, pois, possivelmente, a versão Elite deve vir com a licença comercial. Todos os fontes que utilizei para construir os artefatos estão igualmente públicos. Cada commit que empurrei para o GitHub está com a tag do git-svn, exceto em commits de merge ou que foram necessárias para a liberação de versão.

Conforme o Cagatay declarou em um de seus twits, ele enviou um formulário ao GitHub alegando que meus repositórios estariam infringindo direitos de cópia e pedindo um DMCA takedown. Consequentemente, devo receber alguma notificação do GitHub, solicitando que os repositórios ou parte deles sejam removidos. Não sei qual foi a alegação enviada e qual será a postura do GitHub.

Assim, dada a ampla comunidade GUJ, gostariam que me auxiliassem em uma decisão. Como devem imaginar, caso concordem com meu ponto de vista sobre a situação, estou bastante indignado com a postura do Cagatay. Já houveram várias manifestações sobre essa mudança na política de manutenção do PrimeFaces, inclusive em um tópico do GUJ. Não pretendia enfrentar o Cagatay, mas dada a abordagem e postura, estou pensando em avaliar como poderia agir. Portanto, caso possam auxiliar de qualquer forma, seja indicando alguém que tenha conhecimento sobre o assunto legal ou mesmo sendo essa pessoa, ou ainda, sugerindo alguma forma de apoio junto a uma organização como a Free Software Foundation ou a Open Source Initiative.

Ainda penso em deixar tudo isso de lado e entregar a administração conta primefaces no GitHub para o Cagatay. Mas, provavelmente, eles iriam remover todos os repositórios. Outra alternativa seria solicitar que apontassem o que de fato está sendo infringido e que eu possa fazer as correções. Contudo, ficarei aguardando o contato do GitHub e avaliando as atitudes que posso e tenha recurso para tomar.

Abraços!

Bom, o nome com certeza voce deveria ter usado outro, o que é OpenSource é o código, o nome não, vide hudson/jenkins, se fosse vc mudava logo o nome, pois se ele nao conseguir provar o caso dos binarios com certeza o nome ele consegue algo.

Sinceramente? Deixe isso pra lá. ANIQUILE os repositórios. Oblitere da existência qualquer código que tenha feito por esse projeto. Depois abandone-o.

“E vou desistir assim tão fácil?”

Não se trata de desistir. Se trata de investir seu tempo, seu esforço e sua dedicação em um projeto que REALMENTE MEREÇA.

Esse tipo de política do PF me fez simplesmente abandoná-lo (na verdade deixei de lado foi o JSF). O PF tem uma porrada de bugs e ter que aguentar esses bugs até uma nova versão não condiz com meus planos. Eu poderia assinar o Elite? Poderia. Mas, estudando as alternativas do mercado e confrontando-as com meus planos, cheguei à conclusão de que, PRA MIM, neste momento, essa assinatura não vale à pena.

Questione-se: você quer realmente ajudar um projeto que se diz OS, mas trata um desenvolvedor esforçado dessa forma, sem nem ao menos uma investigação? Quer mesmo ajudar um projeto que se diz open source, mas que faz o possível para te tornar refém do suporte?

Veja bem que você poderia ser uma alternativa ao suporte deles. Do ponto de vista de negócio, seu projeto é uma ameaça. Do ponto de vista de negócio, eles estão certos. Portanto, quer seguir em frente com essa briga? Se você ganhar, ganha o que? Se perder, perde o que?

Quer investir seu tempo em um projeto OS? Procure um projeto mais aberto, que valha à pena.

Na minha opinião de merda, eu ajudaria quem quer ser ajudado.

E deixe o PF pra lá. Vai ficar ajudando a divulgar quem quer te ferrar?

Parece que ele está reclamando da sua mudança de licença: o que foi escrito pro Elite é naquela licença nova, deles próprios, você nao pode joga-la em um repositorio e distribui-la como Apache 2.

Mas entendo pouco do assunto.

Eu não modifiquei a licença. A licença Elite é a licença comercial para os releases de manutenção. Ele está alegando que eu tive acesso aos binários ou sources dessas versões comerciais e alterei a licença para a Apache 2, que é a licença dos fontes abertos no Google Code.

Pois é, eu até achava que iria alegar isso. Mas o nome não é a alegação, afinal PrimeFaces não é uma trademark, pois, além de serem palavras encontradas no dicionário não existem registro de marca nos EUA. O projeto não faz uso nem da logo, que também não possui trademark. Eu não estou tentando se passar como PrimeFaces, no site dessa versão não oficial deixo bem claro (pelo menos acredito).

Mudar o nome até passou pela minha cabeça no início, mas o propósito inicial não era criar um fork total, somente realizar a integração das correções na 3.5.x, que segundo eles, estariam disponíveis na branch trunk.

Sinceramente? Essa postura desde a mudança na política de manutenção, somente deixa um sentimento: repugnação. Não sei se vou continuar mantendo esse trabalho, acredito que a repugnação a esta postura acabará com qualquer motivação para isso.

Concordo, mas ainda pretendia utilizá-los em alguns projetos, mas queria ter uma versão sem tantos bugs e que eu mesmo e a comunidade pudessem consertar.

Pois é, existe uma grande quantidade de projetos que utilizam JSF no meio corporativo. Trabalho em um de grande importância para minha organização. Atualmente o projeto utiliza o RichFaces+Seam (JEE 5). Dados os diversos problemas, existe um planejamento de migração para JEE6/7, então apontaram como alternativa o PrimeFaces+DeltaSpike. Sinceramente, esta experiência não será nada bom para este planejamento. Um dos pilares do projeto é a utilização de solução abertas, com a possibilidade de adquirirmos o suporte quando for necessário. Sei que JBoss possui uma estratégia semelhante, mas eles integram as mudanças nos repositórios abertos, você precisa apenas se virar com os builds.

Existe uma grande falta de coerência na trajetória do projeto, mas legalmente eles têm o direito de fechar alterações, pois a Apache 2 permite. Mas, eles como eles anunciaram, estão publicando as mudanças no repositório público que está sob a licença Apache 2.

De fato, eu não estou ajudando o projeto. E pela história da comunidade PrimeFaces revela que eles não são tão gratos ou mesmo aceitam as contribuições dela.

Sim, essa era a ideia inicial. Que a comunidade não precisasse pagar para testar e usar, caso precisasse de suporte oficial, então assinassem a Elite.

Eles estão certos em defender o negócio, mas que fossem com argumentações legalmente corretas. Pressionar com alegações vagas e injustificadas não me parece uma postura profissional. Querem defender o negócio? Então que registrem a marca PrimeFaces.

O PrimeFaces se declara Open Source, utiliza a licença Apache 2 e não possui marca registrada. Agora com certeza, eles quererem me “ferrar” é o que mais está me indignando.

Valeu!

[quote=josenaldo]Sinceramente? Deixe isso pra lá. ANIQUILE os repositórios. Oblitere da existência qualquer código que tenha feito por esse projeto. Depois abandone-o.

Não se trata de desistir. Se trata de investir seu tempo, seu esforço e sua dedicação em um projeto que REALMENTE MEREÇA.

Esse tipo de política do PF me fez simplesmente abandoná-lo (na verdade deixei de lado foi o JSF). O PF tem uma porrada de bugs e ter que aguentar esses bugs até uma nova versão não condiz com meus planos. Eu poderia assinar o Elite? Poderia. Mas, estudando as alternativas do mercado e confrontando-as com meus planos, cheguei à conclusão de que, PRA MIM, neste momento, essa assinatura não vale à pena.

Questione-se: você quer realmente ajudar um projeto que se diz OS, mas trata um desenvolvedor esforçado dessa forma, sem nem ao menos uma investigação? Quer mesmo ajudar um projeto que se diz open source, mas que faz o possível para te tornar refém do suporte?

Veja bem que você poderia ser uma alternativa ao suporte deles. Do ponto de vista de negócio, seu projeto é uma ameaça. Do ponto de vista de negócio, eles estão certos. Portanto, quer seguir em frente com essa briga? Se você ganhar, ganha o que? Se perder, perde o que?

Quer investir seu tempo em um projeto OS? Procure um projeto mais aberto, que valha à pena.

E deixe o PF pra lá. Vai ficar ajudando a divulgar quem quer te ferrar?[/quote]

+1

Você se mostrou um cara diferenciado e esforçado. Existem Ns outros projetos que precisam dessa energia pra alavancarem de vez. Troque pra um deles ou então comece o seu.

Abs []

[EDIT] - Não saia degladeando com esses caras. Como o josenaldo disse, você não tem nada a ganhar e se não há nada a ganhar não vale a pena. Saia com educação, explique-se e diga e diga que interpretou mal e simplesmente suma. Sai sem brigar com ninguém e vai ser bem feliz sem essa dor de cabeça pelo que não vale a pena.

[quote=adriano_si][quote=josenaldo]Sinceramente? Deixe isso pra lá. ANIQUILE os repositórios. Oblitere da existência qualquer código que tenha feito por esse projeto. Depois abandone-o.

E deixe o PF pra lá. Vai ficar ajudando a divulgar quem quer te ferrar?[/quote]

+1

Você se mostrou um cara diferenciado e esforçado. Existem Ns outros projetos que precisam dessa energia pra alavancarem de vez. Troque pra um deles ou então comece o seu.

Abs []

[EDIT] - Não saia degladeando com esses caras. Como o josenaldo disse, você não tem nada a ganhar e se não há nada a ganhar não vale a pena. Saia com educação, explique-se e diga e diga que interpretou mal e simplesmente suma. Sai sem brigar com ninguém e vai ser bem feliz sem essa dor de cabeça pelo que não vale a pena.[/quote]
Totalmente de acordo com a palavra de ambos, merecem parabéns de todos aqui e espero que o autor do tópico siga os conselhos de vocês.

josenaldo, fez bem em abandonar o Primefaces e JSF.

Sabe o que vc faz!?

Cria um site, tipo o do primefaces so que com outro nome.

Tudo em portugues.

So que realmente opensource.

E manda o catagay entrar na justiça.

Se aqui nem mensalao da cana, imagina projeto open source?

Vc ta ajudando muita gente principalmente estudantes que nao tem condiçoes de pagar.

[quote=peresjuliao]Sabe o que vc faz!?

Tudo em portugues.

Vc ta ajudando muita gente principalmente estudantes que nao tem condiçoes de pagar.

[/quote]O.o
Sério mesmo? Trapacear na cara dura pq esse país tem problema de corrupção?

É por esse motivos e outros e pessoas que pensam e agem assim que nosso país está como está…

Fico triste por pessoas que pensam que um erro justifica o outro…

Estou avaliando essa possibilidade, imaginando se haverá comunidade de fato para me auxiliar.

Talvez, mas não o padrão. Inglês é a língua mais falada no mundo. :slight_smile:

Com certeza. Quanto ao nome, olhando alternativas em como registrar.

Ele parece estar bem motivado, caso eu não ceda à pressão dele. Não me importo se ele vai entrar ou não, pois não cometi nenhuma infração e estou de consciência limpa.

Para mim, nunca a impunidade será um exemplo a se seguir. Além do mais, nada do que estou fazendo é ilegal, seja nos EUA, na UE ou no Brasil.

Esta com certeza é minha maior motivação. Todos aqui já fomos estudantes sem renda. Ter os artefatos na mão é o primeiro passo. Agora, se debruçar no código e na documentação, experimentar, realizar inúmeros testes, são outros grandes quinhentos.

Reavaliando agora, o que seria interessante: quem usou ou pensou em usar essa versão não oficial do PrimeFaces se manifestassem. O repositório com os fontes no GitHub está aberto a issues e merge requests. Existem também várias issues abertas no issue tracking oficial. Ou seja, existem formas de colaborar e um fonte de bugs e novas funcionalidades.

E aí, vamos colaborar?

[quote=Hebert Coelho][quote=peresjuliao]Sabe o que vc faz!?

Tudo em portugues.

[/quote]O.o

É por esse motivos e outros e pessoas que pensam e agem assim que nosso país está como está…

Fico triste por pessoas que pensam que um erro justifica o outro…[/quote]

Hebert,

Não sei se você entendeu que meu trabalho seja uma trapaça. Caso sim, gostaria que apontasse em que estou trapaceando. PrimeFaces está licenciada sob a Apache 2. Tudo que fiz é permitido por esta licença. E não estou obtendo nenhum lucro financeiro com este trabalho, não ofereço nenhum suporte pago ao PrimeFaces, apenas ao meu empregador. O único valor que tenho neste trabalho se resume na experiência.

Como você, não concordo que erros de outros possam justificar os meus. Eu acredito que o Cagatay não foi feliz em sua postura, e eu não estou infringindo direitos autorais.

[quote=brunolmfg][quote=Hebert Coelho][quote=peresjuliao]Sabe o que vc faz!?

Tudo em portugues.

[/quote]O.o

Fico triste por pessoas que pensam que um erro justifica o outro…[/quote]

Hebert,

Não sei se você entendeu que meu trabalho seja uma trapaça. Caso sim, gostaria que apontasse em que estou trapaceando. PrimeFaces está licenciada sob a Apache 2. Tudo que fiz é permitido por esta licença. E não estou obtendo nenhum lucro financeiro com este trabalho, não ofereço nenhum suporte pago ao PrimeFaces, apenas ao meu empregador. O único valor que tenho neste trabalho se resume na experiência.

Como você, não concordo que erros de outros possam justificar os meus. Eu acredito que o Cagatay não foi feliz em sua postura, e eu não estou infringindo direitos autorais.
[/quote]

Cara, o que ele quis dizer como trapaça foi a colocação do peresjuliao.

O que você fez não foi trapaça, mas, sinceramente, eu abandonaria qualquer projeto onde o próprio criador me condenasse dessa forma. Tem tantos outros projetos legais por aí pra você ajudar, ficar com o PrimeFaces só irá te dar mais dores de cabeça porque me parece que, mesmo se você criar um fork do projeto com outro nome, eles ainda vão ficar de nhé-nhé-nhé dizendo que você pegou os fontes da versão Elite com o Obama.

Pense em uma coisa: geralmente quem ganha não é quem está certo, é quem pode pagar o melhor advogado. No seu caso, acredito que a Cagatay pode bancar o melhor advogado e ganhar essa briguinha idiota que eles mesmo criaram, mesmo você tendo sido uma peça que fez uma enorme diferença na comunidade de software livre (e por causa disso te dou meus sinceros parabéns).

Eu acho que ENERGIA é a palavra chave aqui. Você mostrou que tem e está disposto a usá-la… Use-a em algo seu ou pelo menos em algum projeto onde você e o criador estejam sintonizados na mesma frequência. Não desperdice seu tempo com quem está em outra vibe (como me parece ser o caso da equipe do prime, que está adotando outro modelo de negócios).

Todos sabemos que você está certo e fez uma coisa boa, talvez por isso a insistência pra largar de mão quem não concorda com isso.

Abs [] e sucesso.

[quote]Apache License

Version 2.0, January 2004

http://www.apache.org/licenses/

TERMS AND CONDITIONS FOR USE, REPRODUCTION, AND DISTRIBUTION

1. Definitions.

“License” shall mean the terms and conditions for use, reproduction, and distribution as defined by Sections 1 through 9 of this document.

“Licensor” shall mean the copyright owner or entity authorized by the copyright owner that is granting the License.

“Legal Entity” shall mean the union of the acting entity and all other entities that control, are controlled by, or are under common control with that entity. For the purposes of this definition, “control” means (i) the power, direct or indirect, to cause the direction or management of such entity, whether by contract or otherwise, or (ii) ownership of fifty percent (50%) or more of the outstanding shares, or (iii) beneficial ownership of such entity.

“You” (or “Your”) shall mean an individual or Legal Entity exercising permissions granted by this License.

“Source” form shall mean the preferred form for making modifications, including but not limited to software source code, documentation source, and configuration files.

“Object” form shall mean any form resulting from mechanical transformation or translation of a Source form, including but not limited to compiled object code, generated documentation, and conversions to other media types.

“Work” shall mean the work of authorship, whether in Source or Object form, made available under the License, as indicated by a copyright notice that is included in or attached to the work (an example is provided in the Appendix below).

“Derivative Works” shall mean any work, whether in Source or Object form, that is based on (or derived from) the Work and for which the editorial revisions, annotations, elaborations, or other modifications represent, as a whole, an original work of authorship. For the purposes of this License, Derivative Works shall not include works that remain separable from, or merely link (or bind by name) to the interfaces of, the Work and Derivative Works thereof.

“Contribution” shall mean any work of authorship, including the original version of the Work and any modifications or additions to that Work or Derivative Works thereof, that is intentionally submitted to Licensor for inclusion in the Work by the copyright owner or by an individual or Legal Entity authorized to submit on behalf of the copyright owner. For the purposes of this definition, “submitted” means any form of electronic, verbal, or written communication sent to the Licensor or its representatives, including but not limited to communication on electronic mailing lists, source code control systems, and issue tracking systems that are managed by, or on behalf of, the Licensor for the purpose of discussing and improving the Work, but excluding communication that is conspicuously marked or otherwise designated in writing by the copyright owner as “Not a Contribution.”

“Contributor” shall mean Licensor and any individual or Legal Entity on behalf of whom a Contribution has been received by Licensor and subsequently incorporated within the Work.

1. Grant of Copyright License. Subject to the terms and conditions of this License, each Contributor hereby grants to You a perpetual, worldwide, non-exclusive, no-charge, royalty-free, irrevocable copyright license to reproduce, prepare Derivative Works of, publicly display, publicly perform, sublicense, and distribute the Work and such Derivative Works in Source or Object form.

2. Grant of Patent License. Subject to the terms and conditions of this License, each Contributor hereby grants to You a perpetual, worldwide, non-exclusive, no-charge, royalty-free, irrevocable (except as stated in this section) patent license to make, have made, use, offer to sell, sell, import, and otherwise transfer the Work, where such license applies only to those patent claims licensable by such Contributor that are necessarily infringed by their Contribution(s) alone or by combination of their Contribution(s) with the Work to which such Contribution(s) was submitted. If You institute patent litigation against any entity (including a cross-claim or counterclaim in a lawsuit) alleging that the Work or a Contribution incorporated within the Work constitutes direct or contributory patent infringement, then any patent licenses granted to You under this License for that Work shall terminate as of the date such litigation is filed.

3. Redistribution. You may reproduce and distribute copies of the Work or Derivative Works thereof in any medium, with or without modifications, and in Source or Object form, provided that You meet the following conditions:

You must give any other recipients of the Work or Derivative Works a copy of this License; and

You must cause any modified files to carry prominent notices stating that You changed the files; and

You must retain, in the Source form of any Derivative Works that You distribute, all copyright, patent, trademark, and attribution notices from the Source form of the Work, excluding those notices that do not pertain to any part of the Derivative Works; and

If the Work includes a “NOTICE” text file as part of its distribution, then any Derivative Works that You distribute must include a readable copy of the attribution notices contained within such NOTICE file, excluding those notices that do not pertain to any part of the Derivative Works, in at least one of the following places: within a NOTICE text file distributed as part of the Derivative Works; within the Source form or documentation, if provided along with the Derivative Works; or, within a display generated by the Derivative Works, if and wherever such third-party notices normally appear. The contents of the NOTICE file are for informational purposes only and do not modify the License. You may add Your own attribution notices within Derivative Works that You distribute, alongside or as an addendum to the NOTICE text from the Work, provided that such additional attribution notices cannot be construed as modifying the License. You may add Your own copyright statement to Your modifications and may provide additional or different license terms and conditions for use, reproduction, or distribution of Your modifications, or for any such Derivative Works as a whole, provided Your use, reproduction, and distribution of the Work otherwise complies with the conditions stated in this License.

1. Submission of Contributions. Unless You explicitly state otherwise, any Contribution intentionally submitted for inclusion in the Work by You to the Licensor shall be under the terms and conditions of this License, without any additional terms or conditions. Notwithstanding the above, nothing herein shall supersede or modify the terms of any separate license agreement you may have executed with Licensor regarding such Contributions.

2. Trademarks. This License does not grant permission to use the trade names, trademarks, service marks, or product names of the Licensor, except as required for reasonable and customary use in describing the origin of the Work and reproducing the content of the NOTICE file.

3. Disclaimer of Warranty. Unless required by applicable law or agreed to in writing, Licensor provides the Work (and each Contributor provides its Contributions) on an “AS IS” BASIS, WITHOUT WARRANTIES OR CONDITIONS OF ANY KIND, either express or implied, including, without limitation, any warranties or conditions of TITLE, NON-INFRINGEMENT, MERCHANTABILITY, or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. You are solely responsible for determining the appropriateness of using or redistributing the Work and assume any risks associated with Your exercise of permissions under this License.

4. Limitation of Liability. In no event and under no legal theory, whether in tort (including negligence), contract, or otherwise, unless required by applicable law (such as deliberate and grossly negligent acts) or agreed to in writing, shall any Contributor be liable to You for damages, including any direct, indirect, special, incidental, or consequential damages of any character arising as a result of this License or out of the use or inability to use the Work (including but not limited to damages for loss of goodwill, work stoppage, computer failure or malfunction, or any and all other commercial damages or losses), even if such Contributor has been advised of the possibility of such damages.

5. Accepting Warranty or Additional Liability. While redistributing the Work or Derivative Works thereof, You may choose to offer, and charge a fee for, acceptance of support, warranty, indemnity, or other liability obligations and/or rights consistent with this License. However, in accepting such obligations, You may act only on Your own behalf and on Your sole responsibility, not on behalf of any other Contributor, and only if You agree to indemnify, defend, and hold each Contributor harmless for any liability incurred by, or claims asserted against, such Contributor by reason of your accepting any such warranty or additional liability.[/quote]

Me respondam aonde está escrito que o brunolmfg está trapaceando?

Também estão discutindo essa questão no fórum oficial do PrimeFaces:
http://forum.primefaces.org/viewtopic.php?f=3&t=34164

Por enquanto, eu não irei me manifestar lá e o Ronald van Kuijk (kukeltje) já manisfestou e compartilha meu entendimento.

[]'s

Não sei se observaram, mas o GitHub realizou o takedown, agora tenho 14 dias para enviar a counter-notice.

https://help.github.com/dmca

Bruno,

Já tentou conversar com o Cagatay?

Desde o início estive sempre disposto a conversar e ainda estou. O último contato dele foi ainda no Twitter, onde ele solicitou que o seguisse para conversarmos em privado. Contudo, ainda estou aguardando seu contato.

O bastão agora está com ele. Ficarei aguardando e tomando as precauções necessárias.