PrimeFaces ainda é open source? O drama de um fork

cagatay.civici@gmail.com

Obrigado Leandro, mas já tinha conhecimento do email do Cagatay.

Não acredito ter feito algo ilegal. Agora quanto a ele acho que não posso dizer a mesma coisa.

Infelizmente, o que eu esperaria dele seria um pedido de desculpas e que pudéssemos conversar civilizadamente.

Abraço.

Vou torcer para que vocês chegam em um consenso comum.

Até iria te sugerir pra que o Hebert http://uaihebert.com fizesse esse meio de campo entre ele e você.

Mas pelo visto com a resposta que ele deu aqui, acho meio difícil disso acontecer.

Então boa sorte.

[quote=peresjuliao]Vou torcer para que vocês chegam em um consenso comum.

Até iria te sugerir pra que o Hebert http://uaihebert.com fizesse esse meio de campo entre ele e você.

Mas pelo visto com a resposta que ele deu aqui, acho meio difícil disso acontecer.

Então boa sorte.[/quote]Minha resposta não foi sobre a idéia ou o projeto dele, mas sim ao fato de relacionarem política corrupta para fazer qualquer coisa.

Infelizmente por agora ñ tenho como ajudar, em 48h trabalhei mais de 24h. -____-’’

quote=peresjuliao
(…)[/quote]

Acredito que não precisaria pois o Cagatay sabe como me contatar.

Obrigado.

Só para constar que eu não relacionei política corrupta com qualquer coisa.

Obrigado por ter a intenção de ajudar, mesmo que não tenha tempo para tal nestes dois dias.

Se acreditar que possa ajudar e quando puder, será certamente bem vinda.

Abraços.

Só para constar que eu não relacionei política corrupta com qualquer coisa.[/quote]
Só para constar, em nenhum momento eu disse que você falou isso. [=

Só para constar que eu não relacionei política corrupta com qualquer coisa.[/quote]
Só para constar, em nenhum momento eu disse que você falou isso. [=[/quote]

Sim, mas algum desatento poderia entender assim, apenas achei melhor deixar claro.

Nada contra a forma que você se expressou. Somente um preciosismo meu. :wink:

Abraço.

Bruno, já pensou em escrever isso tudo e manda pra alguns sites “grandes” americanos?

Talvez um pouco de mimimi la fora de uma boa visibilidade para o seu feito, e o pessoal comece te ajudar de maneira mais ativa.

Pelo que parece, mesmo sem me ater aos detalhes mais afundo, se o código fonte disponibulizado no trunk do svn do Google Code, esta como Apache 2, vc pode mandar o Cagatay chorar pra mãe dele porque não existe nada que ele possa fazer contra vc.

Eu sugiro apenas trocar o nome do repositório/user realmente, só pra não dar nenhuma margem.

Boa sorte!

Sim. Mas vou concentrar nas coisas mais práticas, como enviar o counter-notice para o GitHub, estou apenas avaliando todas as possibilidades. :wink:

Não creio que chega a ser um “feito”, mas qualquer ajuda ainda é muito bem vinda.

Apesar do GitHub ter desabilitado o acesso aos repositórios que estão o site e os artefatos Maven, o repositório com os fontes ainda está disponível, ontem mesmo submeti uma sincronização ao que foi realizado no trunk, incluindo uma nova branch 4.0.x e a tag 4.0 do release de ontem. O master agora terá o próximo minor 4.1.x e a branch 3.5.x está atualizada com as correções que devem vir na 3.5.17.

Se quiserem é só fazer pull e realizar o build com mvn clean install -P release e produzirá uma versão 3.5-SNAPSHOT. :slight_smile:

Detalhe, utilizo como base o issue tracking no Google Code para considerar o que deve descer para a 3.5.x e agora para a 4.0.x em seu próximo patch release.

Todas as definições apontam para isto. E a alegação enviada ao GitHub é totalmente infundada com base no que venho estudando e consultando diversos profissionais.

Estou avaliando isso também, estou mantendo (pushing to) dois forks atualizados, um com o id de organização primefaces e outro com o id do meu user, mas o nome do repo ainda mantenho como primefaces, da mesma forma que na conta do cyanogenmod tem repositórios com o nome android. :wink:

Valeu!

Olá brunolmfg.

Só quero deixar meu apoio a vc.

Faz tempo que não uso PrimeFaces e acho uma putaria essa história de agora ter plano Elite e tal.

Nem de JSF eu gosto, mas acho certo o que vc está fazendo.

A comunidade Java cresce com esse seu trabalho e acho q não deve parar.

você encontrou o mesmo cagatay que reclamou do clone feito pelo icefaces.

Vou repetir aqui o que digo há anos por outros motivos (esse é só mais um): Abandonem o JSF e usem Apache Wicket. Qualquer projeto onde se considera ser possível fazer com JSF, Wicket faz muito melhor :slight_smile:

Abraço a todos.

[quote=rodrigo.uchoa]Vou repetir aqui o que digo há anos por outros motivos (esse é só mais um): Abandonem o JSF e usem Apache Wicket. Qualquer projeto onde se considera ser possível fazer com JSF, Wicket faz muito melhor :slight_smile:

Abraço a todos.[/quote]
Sobre abandonar JSF com certeza, mas o ideal é não depender mais de nenhuma tecnologia baseada em componentes server para web.

Por que você não tenta ajudar o RichFaces ?

Que tal nos unirmos e criarmos o FREEFaces?

O JSF depois da versão 2.x melhorou muito. Hoje o Richfaces e estou satisfeito.

O pessoal é estressado demais e cada um tentando ‘impor’ seu gosto pessoal sobre os outros, cada um usa o que preferir, no final das contas em 99% das aplicações, todos funcionam bem.

A impressão que eu tenho do Richfaces 4.x não é boa não. Muitas funcionalidades que existiam no 3 simplesmente não existem no 4. A documentação também é bem inferior. Ta com toda cara de projeto que foi “abandonado”.

Dos males o menor… Se alguém me pergunta, sempre indico o Primefaces.

esses distribuidores opensource são todos mercenários, começam com aquela visão de “free”, “comunidade opensource”, “pessoas bacanas”, e quando um monte de gente começa a usar, ganham muito mais que os vendedores de software pago.

“daqui pra frente ou vocês me pagam, ou vão ter que usar lixo, a primeira droga sempre é de graça”

“quando a esmola é demais o santo desconfia”.

PrimeFaces ===> FreemiumFaces

[quote=douglaskd]esses distribuidores opensource são todos mercenários, começam com aquela visão de “free”, “comunidade opensource”, “pessoas bacanas”, e quando um monte de gente começa a usar, ganham muito mais que os vendedores de software pago.

“daqui pra frente ou vocês me pagam, ou vão ter que usar lixo, a primeira droga sempre é de graça”

“quando a esmola é demais o santo desconfia”.

PrimeFaces ===> FreemiumFaces[/quote]

Isso é natural, vocês que usam component based deveriam estar cientes de que esse tipo de solução exige o uso de um “produto” muito complexo internamente e que acompanhe os novos tempos (coisa que o RichFaces por exemplo parou no tempo), é algo que, embora engessado, faz parte do trabalho que deveria ser feito por vocês de acordo com as necessidades e cada novo tempo. Então chega uma hora que o projeto atinge uma proporção que não é fácil de manter sem patrocínio ou com algum tipo de retorno financeiro direto. Quem quer usar tem que pagar mesmo pros caras, é um produtão dentro de sua proposta. Fora isso, tentem enxergar que nada disso é necessário, tentem sair da cultura desktop.

Putz, nunca vi tanta baboseira e mistureba em um mesmo comentário.