PrimeFaces ainda é open source? O drama de um fork

Seria ilegal criar uma branch em vez de gerar o binário?
Cada um pode fazer o seu binário a partir da branch.

[quote=diegolovison]Seria ilegal criar uma branch em vez de gerar o binário?
Cada um pode fazer o seu binário a partir da branch.[/quote]

Diego, não é ilegal criar a branch nem gerar os respectivos binários baseados no trunk do projeto no Google Code, o qual está licenciado sob a Apache License 2.0.

A alegação de ilegalidade está se baseando na hipótese que houve a distribuição dos fontes e binários da versão Elite, a qual não possui repositório público.

Abraço.

[quote=brunolmfg][quote=diegolovison]Seria ilegal criar uma branch em vez de gerar o binário?
Cada um pode fazer o seu binário a partir da branch.[/quote]

Diego, não é ilegal criar a branch nem gerar os respectivos binários baseados no trunk do projeto no Google Code, o qual está licenciado sob a Apache License 2.0.

A alegação de ilegalidade está se baseando na hipótese que houve a distribuição dos fontes e binários da versão Elite, a qual não possui repositório público.

Abraço.[/quote]

Entao, e se voce simplesmente deixar tudo pronto la, bastando quem baixar rodar o build, ai ele nao teria como dizer que tu pegou os binarios.

A licença Apache 2 permite a redistribuição tanto na forma de fonte como objeto (binário).

Mas iai, ele nao entrou mais em contato? E o github ja analisou a situacao?

brunolmfg,

Eu sou um usuário do seu trabalho, os builds que você disponibiliza no repositorio. Parabéns pelo
seu trabalho.

Eu detestei a decisão do Cagatay de mudar sua política de disponibilizar versões. Vão me dizer -
“ele precisa de apoio financeiro, etc”, mas na verdade ele traiu a comunidade. Primefaces agora
só é “open source” no papel, como prova a tentativa de eliminar o trabalho do brunolmfg.

brunolmfg, sua atitude sim é de quem pensa “open-source”: vejo sua preocupação em não apropriar-se do
primefaces, mas sim em disponibilizar para todos algo que já deveria estar disponivel sem ter
que assinar o plano “elite”.

Minha sugestão é que você entre em contato com o Cagatay e:

• Explique que você não tem a intenção de usar os fontes do Primefaces em benefício próprio,
    mas sim da comunidade. Desta forma, que não impeça você de disponibilizar os builds. Não há
    nada de ilegal nisto, afinal o código-fonte do trunk é aberto e você não roubou código algum.

• Caso ele não volte atrás, diga pra ele que, então, você fara um fork do projeto, com outro nome,
    baseado no código-fonte do primefaces.

O Cagatay não quer que você disponibilize os builds, mas quer menos ainda que seja criado um fork
do seu projeto, com outro nome, e que isto comece a crescer.

Segundo a DMCA o provedor de serviço atua somente como mediador, sem manifestar qualquer opinião quanto a validade da reclamação. Assim, deve desabilitar o acesso imediatamente após a reclamação de direito autoral. Após isso, o responsável por disponibilizar o conteúdo tem um prazo de 14 dias para manifestar, caso não se manifeste o conteúdo não poderá mais ser reabilitado, caso se manifeste, o reclamante tem o prazo de 10 dias úteis para comprovar ação na justiça. Até que tenha transcorrido o prazo, o conteúdo permanece desabilitado. Após o prazo e sem comprovação da ação, o conteúdo deve ser reabilitado.

Aguardei 12 dos 14 dias que possuía para entrar com o counter-notice, conforme sugerido pelo Cagatay, para que houvesse alguma manifestação no sentido de remover o takedown. Como isso não aconteceu, recorri ao counter-notice. No outro dia o Cagatay entrou em contato após a notificação do GitHub. Resumindo, ele pediu desculpas pela reação exagerada, disse que meu trabalho prejudica o PrimeFaces que pessoas e suas famílias dependem. Também ofereceu um licença Elite, assim eu não teria que gastar meu tempo realizando esse trabalho de integrar o trunk. E três dias depois ele também cancelou o takedown no GitHub explicando o mal entendido.

Eu respondi dizendo que não tinha interesse nessa licença. Apesar de já ter trabalhado com PrimeFaces, atualmente não utilizava em meus projetos e que futuramente seria possível e, se necessário, contrataria o suporte. Expliquei que meu propósito principal era manter contato com o desenvolvimento e melhorias do PrimeFaces, oferecendo publicamente o resultado desse esforço de integração. Secundariamente, gostaria que em um futuro próximo esse trabalho pudesse servir de meio para que a comunidade pudesse contribuir efetivamente com correções e pequenas melhorias, como diversas vezes já foi reclamado.

Adicionalmente forneci a breve estatística do site, como uma referência para um possível impacto nas licenças Elite. Entre os dias 6 de março/2013 e 2 de outubro/2013 foram registrados 420 visitantes únicos com 1.005 visitas. Não tenho estatísticas de download dos artefatos Maven (jar) por estarem sendo disponibilizados via GitHub Pages, o qual não fornece estatísticas de acesso. Além disso, somente três possíveis usuários entraram em contato com algum feedback.

Não sei por quanto tempo realizarei este trabalho, não sei se realmente está sendo útil para algumas pessoas. Estive tentando ajudar “algumas” pessoas, sem qualquer retorno financeiro. Assim, como consegui convencer o Cagatay de que meu trabalho era legal, todo o material continuará disponível em http://primefaces.github.io com as versões não oficiais baseadas nas correções e melhorias aplicadas da 3.5.1 à 3.5.17 e 4.0.1, por enquanto. :wink:

Abraço!

E ai Bruno, e como ficou a situação com o cagatay?

Até mais.

Alguém sabe qual o motivo do Bruno não lança mais tags?

[quote=douglas_arantes]E ai Bruno, e como ficou a situação com o cagatay?

Até mais.[/quote]