Primefaces - Autocomplete

Olá !!!

Estou com problema no autocomplete com primefaces. Se eu selecionar um registro funciona normalmente. Porém se eu enviar o formulário com o campo em branco meu formulário não é enviado e nem exibe erros. Tentei remover forceSelection mas continuou na mesma. Uso a versão 3.0.1. Alguém jã passou por isso ?

<p:autoComplete value="#{pedidoMB.pedido.cliente}"
                                            completeMethod="#{pedidoMB.loadClientesQuery}"
                                            var="cliente"                                                                                        
                                            id="nome_cliente"
                                            itemLabel="#{cliente.nome_razao}"
                                            itemValue="#{cliente}"
                                            converter="convertePessoa"
                                            forceSelection="true"
                                            maxResults="10">
                                <p:ajax event="itemSelect" listener="#{pedidoMB.loadMudouCli}" 
                                        update="nome_cliente, nome_repres, endEntr, endCobr, btEndEnt, btEndCob" />
                            </p:autoComplete>

Converter

@FacesConverter(value = "convertePessoa", forClass = Pessoa.class)
public class ConvertePessoa implements Converter {

PessoaJpaController jpa = new PessoaJpaController();

@Override
    public Object getAsObject(FacesContext arg0, UIComponent arg1, String submittedValue) {

if (submittedValue.trim().equals("")) {
            return null;
        } else {
            try {
                return jpa.findPessoa(Integer.valueOf(submittedValue).longValue());
            } catch (NumberFormatException e) {
                throw new ConverterException(new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_ERROR, "Erro de Conversão", "Não é uma pessoa válida"));  
            }
        }
    }