Primefaces cobrindo menu CSS

6 respostas
D

Estou usando a biblioteca primefaces.

Porém os componentes estão sobrepondo o menu CSS.

Alguem sabe como resolver?

6 Respostas

A

é porque você está utilizando um layout se não me engano. Eu tive problemas similares a este pouco tempo atrás. O insert que você têm é self dentro da camada de importação do conteúdo, porém ao invocar o seu próximo insert você estará colocando ele acima do componente anterior, por isso que isso está acontecendo. Faça esse teste antes de tudo, coloque em uma mesma página o conteúdo com o menu e veja se fica tudo bem.

D

Este problema já estava acontecendo antes de eu tranferir o menu para o layout, porém como não interferia no desenvolvimento fui deixando mais agora está chegando perto do prazo de entrega tenho que corrigir. :stuck_out_tongue:

rbortolon

Olá amigos,

Estou com o mesmo problema. Eu fiz um teste há tempos atrás utilizando layoutUnit q ocorria este erro (nos proprios componentes do primefaces).

Decidi usar um menu css só que como tem um panel logo abaixo, o menu é sobreposto por esse panel. Renderizei ele depois e mesmo assim não adiantou. Poxa, eu só estou utilizando primefaces por causa de alguns componentes específicos que preciso (para fotos) senão eu voltava para o RichFaces. Tem alguma outra solução para este problema ? Eu vi uma vez um esquema de alterar o css .overlay, algo assim mas na época que fiz o teste, não funcionou também.

Fiz o que foi citado. Renderizei tudo junto para ver se não era problema com facelets (que estou utilizando) mas não adiantou também.

Saudações,
Rodrigo Bortolon

D

Infelizmente também não solucionei meu problema ainda.

E eu pensando que o primefaces seria a solução para os meus problemas. :?

rbortolon

Amigos, depois de ocorrido este problema, resolvi utilizar o próprio componente do Primefaces, o menubar. Ele não tem esse problema de sobreposição pois não uso layoutUnit. Somente facelets.

Só que aí começa a guerra pois a gente tem que “adivinhar” os nomes dos estilos para customizar o menu. Eu sei que na documentação temos lá os seguintes estilos:

Style Class Applies
.wijmo-wijmenu Container element of menu
.wijmo-wijmenu-horizontal Container element of menu
.wijmo-wijmenu-list List container
.wijmo-wijmenu-item Each menu item
.wijmo-wijmenu-link Anchor element in a link item
.wijmo-wijmenu-text Text element in an item

Só que ao configurar o menu com estas classes vi que ao selecionar o submenu, o menu pai voltava para a cor branca (theme blitzer). Aí tive que fazer o uso do firebug (complemento do firefox) para achar o nome do css. Achado o nome, pesquisei na internet e vi que no svn do primefaces há lá uma config tipo esta que é referente ao tema (http://code.google.com/p/primefaces/source/browse/themes/trunk/ui-lightness/src/main/resources/META-INF/resources/primefaces-ui-lightness/theme.css?r=3962). Procure por menu.css neste mesmo endereço que vai entender.

Aí fui fazendo as configurações de acordo com o que precisava no meu sistema (cores e efeitos).

Vai aqui uma dica para todos de como ficou meu css para o menu que utilizei. Ah, outra coisa, arranquei toda a firula de cantos arredondados dos menus e componentes do primefaces. Eu partilarmente não gosto e assim ficou (está no fim do arquivo menu.css com prefixo .ui-corner)

Para testar, basta inserir este css no seu sistema porém como comentei, esta última parte de configuração com cantos arredondados eu já retirei da minha classe menu.css e migrei para outro geral do sistema ok?

@CHARSET "UTF-8";

.wijmo-wijmenu, .wijmo-wijmenu-horizontal {
	background: none !important;
 	background-color: #434343 !important;
	margin: 0px !important;
 	padding: 0px !important;
 	border:0px !important;
}
.wijmo-wijmenu-text {
 	font-family: calibri !important;
 	font-weight:bold !important;
 	font-size: 13px !important;
 	color: #FFFFFF !important;
}	   		
.wijmo-wijmenu-list {
	margin: 0px !important;
	/* bordas submenu */
	padding: 0px !important;
	border-color: red;
}
.wijmo-wijmenu-item {
}
.ui-state-hover {
	background-color: #777 !important;  
	border-color: #777 !important;	 	
}
/* Manter menu com cor específica ao selecionar submenu */
.ui-state-active, .ui-widget-content .ui-state-active, .ui-widget-header .ui-state-active {
	 border: 0px; 
	 background: none; 
	 background-color: #777 !important;
 }

/* Responsavel por retirar as bordas arredondadas */
.ui-corner-tl { -moz-border-radius-topleft: 0px; -webkit-border-top-left-radius: 0px; border-top-left-radius: 0px; }
.ui-corner-tr { -moz-border-radius-topright: 0px; -webkit-border-top-right-radius: 0px; border-top-right-radius: 0px; }
.ui-corner-bl { -moz-border-radius-bottomleft: 0px; -webkit-border-bottom-left-radius: 0px; border-bottom-left-radius: 0px; }
.ui-corner-br { -moz-border-radius-bottomright: 0px; -webkit-border-bottom-right-radius: 0px; border-bottom-right-radius: 0px; }
.ui-corner-top { -moz-border-radius-topleft: 0px; -webkit-border-top-left-radius: 0px; border-top-left-radius: 0px; -moz-border-radius-topright: 0px; -webkit-border-top-right-radius: 0px; border-top-right-radius: 0px; }
.ui-corner-bottom { -moz-border-radius-bottomleft: 0px; -webkit-border-bottom-left-radius: 0px; border-bottom-left-radius: 0px; -moz-border-radius-bottomright: 0px; -webkit-border-bottom-right-radius: 0px; border-bottom-right-radius: 0px; }
.ui-corner-right {  -moz-border-radius-topright: 0px; -webkit-border-top-right-radius: 0px; border-top-right-radius: 0px; -moz-border-radius-bottomright: 0px; -webkit-border-bottom-right-radius: 0px; border-bottom-right-radius: 0px; }
.ui-corner-left { -moz-border-radius-topleft: 0px; -webkit-border-top-left-radius: 0px; border-top-left-radius: 0px; -moz-border-radius-bottomleft: 0px; -webkit-border-bottom-left-radius: 0px; border-bottom-left-radius: 0px; }
.ui-corner-all { -moz-border-radius: 0px; -webkit-border-radius: 0px; border-radius: 0px; }

Saudações,
Rodrigo Bortolon

D

Consegui resolver o problema usando a propriedade CSS no meu menu:

z-index: 9999;

Criado 11 de agosto de 2011
Ultima resposta 15 de ago. de 2011
Respostas 6
Participantes 3