Primefaces dataTable filterBy sem disparar ajaxStatus

Boa tarde a todos, gostaria de pedir uma ajuda com o dataTable do Primefaces. A versão que uso é a 2.2, e o que preciso é o seguinte.
Minha tabela está em uma página em que toda requisição ajax, através do ajaxStatus, exibe um dialog modal, para impedir que o usuário
clique em algum componente durante a requisição. O problema é que uso o recurso filterBy, nativo do dataTable do Prime, que atualiza
a lista de registros com o ajax. Toda vez que o usuário digita um valor no campo do filtro, o ajaxStatus chama o dialog modal, e tira o
foco do campo do filtro, obrigando o usuário a selecionar o filtro a cada tecla digitada.
Eu sei que o commandButton tem uma função global, que, se receber o valor false, não dispara o ajaxStatus. Eu precisava
de algo parecido para o filtro da dataTable. Ou qualquer outra adaptação, qualquer ajuda é bem vinda.

Estou tendo um problema parecido cara :frowning: , vou acompanhar esse post, quem sabe alguém consegue resolver…

Boa tarde,

pode ser que já tenham até resolvido o problema (dado os meses que já se passaram desde o último post), ou então nem seja mais relevante.
Mesmo assim, uma possível solução seria colocar um <p:ajax event=“filter” global=“false”> na estrutura do DataTable.

A ideia é a mesma do commandButton com a diferença que o evento esperado é o filter.