Olá,
Não tenho experiência com PrimeFaces e por isso achei melhor pedir ajuda a quem já é veterano.
Estou migrando um sistema ERP enorme para java. No back end será EJB rodando no glassfish.
O front ent ainda é uma incógnita, pensamos em usa PrimeFaces que já integra HTML 5 JQuery… Mas estamos achando ele um tanto quanto pesado.
Estivemos na BrazilJS e agora estamos pensando usar diretamente JavaScript com JQuery e CSS e criar um framework nosso.
Alguem aí já teve uma experiência do tipo? ou conhece o PrimeFaces para dizer se ele não ficaria lento por fazer várias requisições ao server?
Olá, estamos desenvolvendo um ERP nas mesmas tecnologias que você, glassfish, ejb, hibernate e jsf com primefaces,
estamos achando bom o desempenho do primefaces, porém existem outras alternativas como o rich faces que é mais leve, ou se quiser mudar totalmente o frontend, de uma olhada em vaadin, vraptor ou gwt.
abraço
Hum,
a princípio é obrigatório que seja web o front end, pois deve ser multiplataforma e pnão precisar criar uma versão para cada dispositivo, apesar de que terá de ter controles específicos por web browser.
todos o que eu disse são web, acredito que um deles ajude você
abraço
E acho que o principal problema é montar algo em cima do primefaces sem entender JSF e seu funcionamento.
Se criado e utilizado de modo errado, a aplicação realmente ficará lenta.
Não vejo problema com ERP com Primefaces uma vez que bem desenvolvido.
[quote=jakefrog]E acho que o principal problema é montar algo em cima do primefaces sem entender JSF e seu funcionamento.
Se criado e utilizado de modo errado, a aplicação realmente ficará lenta.
Não vejo problema com ERP com Primefaces uma vez que bem desenvolvido.[/quote]
+1
Ok, mas não seria mais facil eu conseguir mais desempenho usando JS no braço? e não conseguiria mais controle sobre o front end desenvolvendo tudo no braço?
Minha prioridade é performance, mesmo que o desenvolvimento seja mais custoso.
[quote=R$chieck]Ok, mas não seria mais facil eu conseguir mais desempenho usando JS no braço? e não conseguiria mais controle sobre o front end desenvolvendo tudo no braço?
Minha prioridade é performance, mesmo que o desenvolvimento seja mais custoso.[/quote]Por que você não faz o teste então?
Eu poderia falar com você que o Primefaces guentaria o tranco mas na hora que você fosse testar a história pode ser outra. O que faria essa diferença? A arquitetura que a aplicação foi montada faz toda diferença.
Quer um exemplo bobo?
Você sabe a diferença da navegação de um commandLink e um outputLink? Sabe qual o impacto tem essas navegações no servidor?
Não vale a pena investir em tecnologia que você não conhece onde performance é fator crucial.
OBS.: Caso você não sabia, aqui tem a resposta: JSF Mini Livro ? Dicas, conceitos e boas práticas, Página 09
Esse é um dos maiores preconceitos atuais na área né? JSF + Suite de componentes = lentidão.
http://primefaces.org/whouses.html
Não conheço sua empresa, mas duvido muito que você precise de um sistema com mais desempenho que a Ford, a Nvidia, a WW ou a Cisco precisam…
Certo, não estou criticando, só queria ver com quem tem mais experiência qual seria a melhor solução. Não disponho de tempo para testar várias tecnologias.
E não necessariamente aquelas empresas usam primefaces como front end principal.
Para concluir então, recomendam PrimeFaces?
abraço
Não, não recomendo. Principalmente se o projeto for critico, mas não porque a tecnologia não garante desempenho. Mas simplesmente porque você não sabe utiliza-la, e fazer isso (Aprender a utiliza-la) em um projeto critico/grande/importante é praticamente uma certeza de problemas. Eu recomendo que você utilize para projetos assim, tecnologias que você já domine, principalmente porque qualquer ganho de produtividade que você teria ao utilizar qualquer framework, vai ser perdida pela sua falta de experiencia.
[quote=R$chieck]Certo, não estou criticando, só queria ver com quem tem mais experiência qual seria a melhor solução. Não disponho de tempo para testar várias tecnologias.
E não necessariamente aquelas empresas usam primefaces como front end principal.
abraço[/quote]Depois de tudo oq foi dito você ainda tem dúvida?
Repare que nenhuma resposta foi sim ou não. Mas sim, Pense! E pense com cuidado!
Só você é capaz de saber se vai valer a pena ou não.
[quote=R$chieck]Certo, não estou criticando, só queria ver com quem tem mais experiência qual seria a melhor solução. Não disponho de tempo para testar várias tecnologias.
abraço[/quote]
A resposta é simples e depende exclusivamente de você:
Você tem um bom entendimento de JSF e do Primefaces?
Se a resposta for sim, GRATZ, sua aplicação ficará excelente e você ganhará produtividade!
Porém se for não, esqueça, e tente utilizar as tecnologias que você tenha um excelente entendimento.
Jamais utilize em trabalhos profissionais, tecnologias que você não domina, por mais que a aplicação funcione sem nenhum bug, erro e etc… pode acreditar que você não estará utilizando a parte mais eficaz,e pederá performance.
Aonde trabalho utilizamos um framework próprio para nossos sistemas, muito inferior a tecnologia JSF+Primefaces, e mais trabalhoso, porém a performance é excelente.
Eu me dediquei a aprender JSF+Primefaces, e estou em um intensivo de que em 15 dias aprendi muitas coisas, vi que é muito mais fácil desenvolver com essa tecnologia, do que com o framework que utilizamos, porém, ainda preciso aprender muito a respeito, principalmente para ter uma ótima performance…
Por isso utilizo o JSF+Primefaces apenas para projetos solo, geralmente para aprendizado.!
Poisé, sem querer ser grosseiro, mas apenas respondendo a altura. Se estou pedindo sugestões de quem têm experiencia é porque eu não a possuo.
Já mexi sim nestes frameworks, mas isso não serve de base para um sistema complexo. Preciso definir o framework a ser adotado no desenvolvimento da equipe daqui da empresa.
Independente de qual for, com ou sem experiência. O mais indicado dentre eles será estudado e adotado.
Justamente por isso entrei em contato com vc jakefrog, a uns dias atrás sobre treinamento…
[quote=R$chieck]Poisé, sem querer ser grosseiro, mas apenas respondendo a altura. Se estou pedindo sugestões de quem têm experiencia é porque eu não a possuo.
Já mexi sim nestes frameworks, mas isso não serve de base para um sistema complexo. Preciso definir o framework a ser adotado no desenvolvimento da equipe daqui da empresa.
Independente de qual for, com ou sem experiência. O mais indicado dentre eles será estudado e adotado.
Justamente por isso entrei em contato com vc jakefrog, a uns dias atrás sobre treinamento…[/quote]Exatamente por isso que eu digo que é só você quem pode responder. O máximo que podemos falar é a tecnologia é boa ou não. E isso foi dito. O JSF não é muito indicado para portais, para ERP nunca vi ninguém criticar ou falar alguma coisa contra.
A resposta mais apropriada é se você tem o know how para fazer isso.
Só depende do seu conhecimento em JSF. [=
OBS.: Se minha resposta acima pareceu rude, me desculpe. Queria apenas deixar claro o fato de que não temos como dar a resposta para você.
OBS2.: Eu sempre defendi e defendo a posição de que, vá com o que você se sente mais tranquilo e confortável. [=
Como você disse que a tecnologia escolhida será estudada a coisa muda de figura. No caso de ser um sistema ERP completo eu não só indicaria JSF 2.0 + Primefaces, como eu também indicaria todo o resto da especificação EE. Mas isso é claro, partindo do ponto de que a equipe vai ter treinamento nas tecnologias antes…
[quote=diegosammet]Esse é um dos maiores preconceitos atuais na área né? JSF + Suite de componentes = lentidão.
http://primefaces.org/whouses.html
Não conheço sua empresa, mas duvido muito que você precise de um sistema com mais desempenho que a Ford, a Nvidia, a WW ou a Cisco precisam…[/quote]
Muito show esse link,serve pra destruir a velha falácia do ‘JSF é lento’…