Primefaces - esquema de renderização

Pessoal, tenho um CRUD que usa o datatable do primefaces.
Aí eu uso um único form pra 3 modos diferentes (view, edit e insert).

Dependendo do modo, alguns campos são desabilitados, outros habilitados, etc…
Meu form tem uns 30 campos. Quando eu estou no modo View, todos os campos devem estar desabilitados.

Quando em insert, todos habilitados, quando em Edit, apenas os campos Chave desabilitados.
Acho que já deu pra entender.

Pra controlar isso, eu criei uma váriavel no servidor que indicará o modo que estou.
Ela é setada quando eu clico no botão de Inserir, ou Edição ou Visualizacao.

Aí eu coloquei atributo “readonly” em cada campo do form…assim readonly="#{tbEmprEmpresaController.mode==‘CREATE’}".

Tudo isso está funcionando perfeitamente.

Minha dúvida é: eu tenho uns 30 campos com esse atributo.
Isso signifca que serão feitas 30 requisições no servidor?
Ou é feita uma única requisição que busca tudo e depois atualiza tudo?

Pode parecer preocupação boba, mas estou iniciando no mundo java e não quero começar errado, utilizando praticas ruins.

Agradeço desde já.
Bruno Bertoni

Não uso JSF pra saber diretamente, mas independente de qualquer coisa você pode usar algum plugin tipo Firebug para monitorar requisições, depois que instalar vai na aba Console e/ou Network. Em Network vai aparecer inclusive imagens, etc, todo tipo de request. No Chrome em Ferramenta de Desenvolvedores tem um básico já embutido.

OK…mundo obrigado…vou tentar fazer essa análise aqui…valew!!

Javaflex, eu encontrei uma forma de monitorar as requests do primefaces, é só colocar no xhtml o componente <p:log />
Ele cria um dialog que apresentará o log das requisições.

Com isso, eu descobri que é feita uma única requisição, e não 30…rs…

O que pode ser melhorado é usar o atributo partialSubmit.

Exemplo, se eu tenho 30 inputs, mas ao clicar em um botão no form, serão atualizados apenas 3 campos,
eu posso colocar os 3 campos em um container específico e linkar ao botão, usando o partialSubmit.
Não sei direito como faz, mas isso faz com que apenas as informações dos 3 campos trafeguem entre cliente-server.

Valew turma! Muito bom esse forum.