Primeira Aplicação JAVA - estimando targets

Olá, pessoal!

Sou programadora há algum tempinho, mas nunca trabalhei com OO. Fiz um curso de J2SE e de Análise e Projeto OO pois pretendemos desenvolver e migrar algumas aplicações para JAVA.

Tenho que desenvolver um sistema para controle de projetos onde trabalho. O solicitante pediu para dar um prazo de quando estará pronto o primeiro módulo da aplicação sobre alocação de recursos.

Minha pergunta: preciso fazer toda a parte de elaboração do sistema para ele como um todo ou é recomendável fazer todos os modelos (requisitos, arquiteura, design, solução) somente para o módulo mais prioritário e depois para os demais?

Outra questão: Quanto tempo para quem já tem algum conhecimento com desenvolvimento, se leva para fazer um sistema com esse perfil?

• 3 camadas
  • J2EE/WEB
  • entre 100 e 200 usuários
  • módulos:
    oportunidades
    cadastro de projetos
    documentações
    atividades
    reuniões
    gerência de riscos
    gerência de mudanças
    gerência de problemas
    auditorias
    cronogramas
    satisfação de clientes
    análise crítica
    lessons learned
    alocação de recursos
    fornecedores
    controle financeiro
    utilization
    disponibilidade
    segurança

Cada grupo acima tem vários sub-itens. Vários deles são relacionados, por exemplo: a alocação de um recurso influenciará diretamente nos módulos de disponibilidade, de finanças e de utilization. Por esse motivo, não sei se poderia apenas fazer o planejamento de um único módulo, uma vez que outras informações podem ser necessárias em outras partes da aplicação.

De qualquer forma, vocês poderiam me ajudar a ter essa noção? Quanto tempo vocês que já tem experiência levariam para desenvolver um sistema desses? Tanto para a etapa de planejamento, quanto para a etapa de programação até a entrega ao usuário final.

Obrigada pela ajuda!
Abçs,
Patrícia.