Sei que esse assunto sobre freelancer já foi muito discutido aqui no fórum, mas é o seguinte, dei uma pesquisado no google, até mesmo aqui, mas não obtive resultados.
Minha duvida é em relação a COMO funciona sua apresentação para o cliente, referente aos preços, serviços… não faço ideia de como seja.
Imagino que as etapas são:
Contato com o cliente (imagino que seja presencial)
O cliente apresenta o problema (se ja nao tiver dito uma prévia)
Você apresenta a solução, em quanto tempo estará pronto, size=7[/size] e seu preço por hora size=7[/size], e então dizer o valor total do projeto
acredito que um projeto simples mesmo que demorado nao custará o mesmo que um projeto com inúmeras funcionalidades mesmo que leve o mesmo tempo (eu acho)
Dai ocorre algum tipo de contrato, ou metade agora, metade depois…
E inicia-se o trabalho, caso apos o término do trabalho o cliente contrate um suporte por X dias, terá que ter outro contrato (ou nao?)
bom, como disse, nao sei como funciona as “preliminares” de um serviço freelancer, mas tenho a curiosidade, essa é a minha ideia de como funciona, estou viajando ou é mais ou menos isso?
muitas reunioes podem ser feitas pela net. Já tive até entrevistas de emprego via web.
Ja fiz diversas reunioes via web e nao tive problema algum, voce precisa ter as ferramentas corretas.
Outra coisa é que, voce precisa limitar muito oque o cliente verá. Por ex. voce nao leva um layout ja com cores e tudo mais (de um site ou de um sistema), voce tem que desenhar na frente dele, deixar o mais simples possivel, pois ele pode se enterter com coisas que nao sao do foco.
Por exemplo, voce quer saber sobre a disposição dos botoes e do conteudo do site. Dai voce faz aquele desenho cheio de frufru ou pior, ja leva algo ja pronto de um outro cliente, o cara vai te responder assim.
“Ah só nao gostei desse fundo, e dos icones mas o resto é do jeito que eu quero mesmo! é isso ai!”
dai voce faz… e?
ja viu neh? kkk
Então limite o foco a sua pergunta. E só, de resto é apenas detalhe
Uma coisa que eu aprendi com um amigo meu que trabalha de freela, é que tu deve impor algum limite para o cliente fazer modificações. Tipo, oferece a ela 2 modificações gratuitas e a terceira será cobrada, isso evita que o fulano fique querendo fazer mudanças a toda hora só para no final querer voltar a proposta original.
Intendi, mas quanto a hora de dizer o preço, você explica que tantas horas é X reais ou só diz o valor?
Quanto a contrato, existe isso ou fica de boca?
Um programador já experiente, com algumas classes que ja desenvolveu de antemão para agilizar um projeto
então um projeto que levaria 30 dias, com todas as ferramentas, irá levar 3 dias (exemplo!!!) o cliente não vai saber do preço da hora, porque se não ele vai achar um absurdo
“VOCÊ VAI DESENVOLVER UM PROJETO EM 3 DIAS E VAI ME COBRAR O VALOR DE 30 DIAS??? ISSO É UM ABSURDO!!” rsrs
mais ou menos isso né?