Primeiro emprego na área de programação

Olá pessoal :slight_smile:

Seguinte, preciso da ajuda de vocês, pois sou novo e quero me inserir no mercado de trabalho. Primeiro, eis minha situação:

23 anos, iniciando o 5º semestre do curso de ciência da computação.
Atualmente sou estagiário em Telecomunicações, 1 ano e 2 meses na empresa. Porém, experiência em programação, é zero.

Conheço poucas linguagens, o básico de orientação a objetos, mas estudo Java, C, e estou afim de estudar C#, PHP e afins.

Tudo que quero é trabalhar com programação, e não telecomunicações, o qual já tive a oportunidade de conhecer e tomar essa decisão.

Para entrar no mercado, o ideal é aproveitar os dois anos restantes de faculdade para uma vaga de estágio, ou já procuro CLT, PJ?

Quais linguagens valem a pena? Gosto muito de Java, mas as vezes parece tão dificil entrar numa vaga de programação, pois vejo inúmeros amigos da faculdade conseguindo vagas apenas de Help Desk e coisas do tipo.

ApInfo, InfoJobs, Nube, há algum outro lugar para conseguir vagas?

Não terei palavras para agradecer quem puder me ajudar. Obrigado :slight_smile:

Sai dessa cara… se vc virar programador vai ser tratado mal por aqueles que estão hierarquicamente acima (ou seja, todos), só receberá ordens e todos os dias vai dizer: “sim, senhor”.

Nós programadores nos arrastamos na cauda das empresas e nunca tomam suas rédias!

Oi.

O primeiro ponto a ser verificado é a cidade em que reside e como é a área de TI nessa região.
Imagina se morar em São Paulo, por exemplo. Vagas para estágio em desenvolvimento não lhe faltariam, mesmo sem experiência e pouco conhecimento em uma determinada linguagem. O ideal é que tente focar em uma linguagem que lhe interessa e aprender sobre ela, ao menos, o básico. Feito isso, já tens algo para complementar em teu curriculum.

Sobre ser difícil vaga nessa área, é como lhe disse, depende muito da região em que vive. Se você tem condições de estudar e trabalhar ao mesmo tempo sem que isso prejudique os teus estudos, vá em frente. O estágio é uma porta para o mercado de trabalho. Se souber aproveitar e usufruir dessa oportunidade da melhor forma possível, tenho certeza que será um grande passo em uma carreira profissional. Principalmente, se não depender dele de forma financeira. Ás vezes, vale a pena abrir mão disso, aceitar menores salários (mesmo que tenha de desenvolver igual a um com experiência) para que possa adentrar no mercado e mostrar seu potencial.

Experiência acadêmica é importante, pois é uma excelente base de conhecimento, mas a experiência no mercado é fundamental para se conquistar as melhores vagas. Sobre linguagem de programação, não tenta agarrar o mundo, senão podes não saber nada de muito, entende o que eu digo?

Abraços.

depende da região q vc esta, aproveite q ainda esta estudando e tenta algum estagio pela faculdade ou CIEE

Primeiro você deve escolher uma linguagem e focar nela.
Depois faça um curso da caelum ou algum outro de qualidade e tenta um estágio.
Programar precisa de muita disciplina e dedicação se tiver isso você logo consegue uma posição boa no mercado.

Não da ouvidos pra esse cara aí de cima, ele já tá morto. Espera que você vai ver a galera ajudando daqui a pouco. Abraços

“Cara aí de cima” == místico

Estou na mesma situação, estou indo para o ultimo ano de faculdade de sistemas de informação e estou louco pra programar em Java,

gostaria de saber qual a melhor forma pra arrumar um serviço de programador…
pois estou tentando enviar curriculos pra ver se consigo alguma vaga por indicação, mas a vontade de programar não está mais aguentando esperar…hehe

ainda mais agora que estou no ultimo ano de faculdade e é o ultimo ano que posso passar como estagiário…

vlww

Resido na região da grande São Paulo
@Nel
Posso trabalhar sem problemas em qualquer lugar da cidade, visto que já trabalho no centro (próximo ao teatro municipal) e estudo próximo ao Metrô Tietê.

Sobre a experiência, realmente eu peco nesse aspecto, porém força de vontade e humildade, particularmente, eu tenho. Um exemplo é quando comecei estagiar em Telecomunicações, só sabia utilizar um ping, e hoje resolvo alguns problemas junto aos analistas com 10 anos de casa, tudo que aprendi foi aqui ou pesquisando.
Se eu tiver uma oportunidade assim em programação, ainda mais Java, nossa…

Quanto ao salário eu só preciso do básico, pois sou bolsita na faculdade, soh preciso de alguma coisa pra me mandar no dia-a-dia mesmo :slight_smile:

Vlw cara!

@perdeu
verdade cara, não tinha pensado nos estágios pela faculdade, bem lembrado!

@jonathan
Gosto de Java, estudo por meio de uma apostila da Caelum, estou pensando seriamente em entrar em um curso nessa escola. Assisti uma palestra do Paulo e curti muito.

@Mendigo
obrigado cara! haha.

Olha só, como disseram ai… escolha uma linguagem e foque, mas tb depende da cidade

aqui na minha cidade nao tinha vaga pra Java… entrei no mercado faz uns 8 meses apenas… Mas enquanto isso, trabalhei 3 anos e meio com Delphi. Isso fez com que tivesse bagagem com programacao e que nao ficasse parado, ou “perdendo tempo” com suporte, manutencao e tals…
Com esse tempo de programacao com Delphi, me ajudou mto a conseguir uma vaga com Java, pois normalmente as vagas pra Java sao mais exigentes…

Se sua cidade nao tiver mta vaga pra Java, ou estiver difícil, aceite como programador de outra linguagem, C#, PHP, Ruby, Android (nao recomendo mto Delphi, por ser mais antiga e somente pra desktop)

Dependendo das oportunidades da sua cidade, escolha uma linguagem e estude pra conseguir essa vaga…

Recomendo estágio… dificilmente vai conseguir como CLT, principalmente como PJ…
alem de vc poder focar mais nos seus estudos, pois nesse periodo, terminar a faculdade é o mais importante de tudo…

Boa sorte…

Então, se é de SP, muito tranquilo.
Começa a distribuir em empresas de TI e em paralelo, estude o Java. As empresas estão precisando de novos estagiários, em particular, no desenvolvimento.

Faça um CV com tuas experiências teóricas e envie, sem medo. Pode ter certeza que vão lhe chamar para alguma entrevista e ali tu garante sua vaga colega.
Eu, particularmente, me inscrevi na época em centros que ajudam universitários a conseguir estágio e levei pessoalmente meu CV em empresas, tente o mesmo ok?

Abraços !

Se vc quer isso, e é isso que gosta vai em frente, pois não ha coisa ruim para quem gosta ou para quem quer realizar algum sonho.

Como vc mesmo disse:

A melhor coisa é aproveitar enquanto está cursando e correr atras de estagio, acredito que sem experiencia, só estagio mesmo.

Abraços.

Boa sorte.

olá amigo, aqui na empresa onde trabalho em são paulo, tem vaga para analista java junior com diferencial sendo conhecimento em telecomunicações acredito que seja para trabalhar na Vivo. Tem muitas outras vagas aqui tb. OS testes de java não são difíceis. Se interessar manda uma mp ou um email pra mim paulo.leite@tqi.com.br.
Fallow

Vlw gente :slight_smile:
Quanto aos sites que mencionei (apinfo, infojobs, nube), é realmente interessante também procurar neles? tem algum outro?
No mais, vou correr atrás e me focar em java.

@paulo
vou te mandar a pm

obg a todos.

Certamente irao solicitar experiencia em alguma linguagem de programacao, das mais utilizadas em empresas no Brasil estao Java, .NET, Cobol (estranho? mas é verdade), Delphi e PHP vide http://www.tihunter.com/PollResult.aspx?PollID=3 .
Aconselho a se expecializar em uma destas pois sera mais facil conseguir uma colocacao.

Brunão vou te dar um conselho, na empresa onde trabalho gerencio a TI mas sou louco por programação, e a uns dois anos toda noite me dedico a estudar Java EE e os diversos Frameworks e como bem sabem nossos amigos que responderam ao post “Só se aprende a programar Programando!” Então se não tem como fazer um bom curso agora, lhe aconselho a pensar num pequeno software que poderia desenvolver tentar programar através dos estudos. Aprendi bastante sozinho e sempre que preciso algo a mais posto aqui no GUJ. a Caelum tem apostilas muito ricas em de facil aprendizado.

Abraços,

Verdade, tenho um bom tempo livre entre o meu atual estágio e a faculdade (dàs 16h30 às 19) tirando segunda e quarta que tenho inglês. To procurando um note que levante ao menos o Eclipse para aproveitar essas horas.

Vinny, boa sorte na sua procura cara!

@andalmeida
Verdade, reparei no infojobs que chovem vagas em PHP, um bom programador nessa linguagem têm um bom retorno financeiro, talvez tanto quanto Java?

[quote=Bruno M Gasparotto]Verdade, tenho um bom tempo livre entre o meu atual estágio e a faculdade (dàs 16h30 às 19) tirando segunda e quarta que tenho inglês. To procurando um note que levante ao menos o Eclipse para aproveitar essas horas.

Vinny, boa sorte na sua procura cara!

@andalmeida
Verdade, reparei no infojobs que chovem vagas em PHP, um bom programador nessa linguagem têm um bom retorno financeiro, talvez tanto quanto Java?[/quote]

O Java vai lhe trazer um retorno financeiro bem maior, mas com uma curva de aprendizado maior.

Boa sorte!