Primeiro passos para java web

Uma dúvida, estou lendo o livro “Java para Web com Servlets, JSP e EJB”.
Muito bom, bem passo a passo.

Mas a minha dúvida e devo dominar tudo 100%?
Quando digo 100% e saber tudo na ponta da língua.

Quando terminar ele quero começar a ler o “Programação Java para Web” nesse já e abordado JSF, Hibernate etc.
Oque eu estava pretendendo me dedicar mais em JSF para posteriormente arrumar um estágio.

Algo que acho interessante de alguém comentar e sobre o primeiro estágio, oque muitos professores dizem que é
preciso ter somente Lógica POO, SQL e pimbá.
Mas a realidade minha não é essa. (Acredito que não somente minha)

Então oque seria bom eu dominar para começar a correr atrás de um estágio?
Obrigado.

Não, cada projeto que pegar vai ser uma continuação de aprendizado.

Web. O problema é que no mundo Java existem 1001 possibilidades de mercado, então escolha duas, após de Web básico (HTML, CSS, JavaScript, JQuery, Servlet, JSP), estude um framework web action based como por exemplo Spring MVC e depois component based como JSF, que é muito usado no mercado infelizmente. Depois disso terá uma base boa para se virar em outros frameworks caso caia em projeto diferente do que aprendeu.

Aqui tem uma boa apostila e itens de conteúdo a se seguir: http://www.caelum.com.br/curso-java-web/

O mais importante é praticar com projetos, reais de preferência.

Olá, tudo bem?

O que eu vou escrever aqui é opinião pessoal minha. Não vou afirmar que em todos estágios é assim.

Mas para você conseguir um estágio em desenvolvimento web com java. Primeiramente, é fundamental que tenha um bom conhecimento da linguagem Java, independente do framework que irá utilizar, saber orientação a objetos é fundamental.

Depois, acho que você pode estudar um pouco de hibernate. E posteriormente ao hibernate, estudar um framework web. E tentar fazer exemplos deste framework juntamente com o hibernate.

Atualmente, os frameworks web para java mais utilizados no mercado (pelo menos pelo que eu vi até agora) são o JSF e o struts. O struts apesar de velho ainda é bastante usado.
Mas se você pedisse a minha opinião quanto ao framework web que eu mais gosto. Eu diria vraptor.

Mas eu acho que ficaria bom se tu fizesse nesta ordem: POO, hibernate, framework web (Escolha aqui o que vc mais gostar).

Mas independente do framework que vc escolher, o principal é saber programar, porque sabendo programar, se vc chegar numa empresa e ela usar um framework até o momento desconhecido pra vc. Em pouco tempo vc consegue aprender este framework para poder programar.

Boa noite campeão.

Realmente o inicio é meio confuso, muitos assuntos, ferramentas, frameworks e etc.
Vou te passar meu ponto de vista:

1- Lógica é a base de tudo, sempre estude e treine isso o máximo que puder.
2-Programação Orientada a Objeto é de suma importância ao desenvolvimento Java.
3-Estude a linguagem Java bem antes de ir para projetos web.
4-Tenha uma boa noção de SQL, não precisa ser master no assunto, mas tem que saber se virar.
4-Seria muito bom você aprender JSP antes de JSF
5-Estude JPA, Hibernate entre outros.

Existe muitos assuntos importantes, mas não é necessário que esteja tudo na ponta da lingua, o importante é você saber que existe e onde procurar
com o tempo, tudo vai ficando natural, não adianta ficar decorando código.
Outra coisa que vejo muito nas pessoas que ensino, é que a maioria se prende a facilidade de hoje, tudo é arrasta e pronto, copia e cola, seria muito bom você
dominar a programação independente de ferramentas.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só entrar em contato.

Bom como o colega citou no tópico anterior, é muito importante você dominar ou pelo menos ter noção de Jsp e Servlet para depois passar a estudar algum framework, assim acredito que facilita mas o seu aprendizado do que ir logo direto estudando um framework específico.

E sem duvidas saber SQL é fundamental.
tanto DDL como DML.