Primeiro programa em java

Olá pessoal,
fiz meu primeiro programa hello world no netbeans, compilei, e quando cliquei pra ele executar, que aparece naquela janela de saída no canto inferior da tela. Apareceu: initializing, encerrou o programa, diz que foi executado com sucesso, mas não aparece a frase hello world! Alguém sabe porque? [color=red]Outra coisa, alguém sabe como faço pra gerar o executável no netbeans?[/color]
Grato,
Fernando

[quote=fernandoagf]Olá pessoal,
fiz meu primeiro programa hello world no netbeans, compilei, e quando cliquei pra ele executar, que aparece naquela janela de saída no canto inferior da tela. Apareceu: initializing, encerrou o programa, diz que foi executado com sucesso, mas não aparece a frase hello world! Alguém sabe porque? [color=red]Outra coisa, alguém sabe como faço pra gerar o executável no netbeans?[/color]
Grato,
Fernando[/quote]

Por favor, poste seu código para que possamos entender seu problema. Precisamos saber como vc está fazendo pra imprimir o Hello Word!

Qto a gerar executável… vc tá querendo dizer gerar .jar né? Pq executável mesmo só usando programas pagos, que eu saiba pelo menos… heeheh

[quote=RenataFA][quote=fernandoagf]Olá pessoal,
Grato,
Fernando[/quote]

Por favor, poste seu código para que possamos entender seu problema. Precisamos saber como vc está fazendo pra imprimir o Hello Word!

Qto a gerar executável… vc tá querendo dizer gerar .jar né? Pq executável mesmo só usando programas pagos, que eu saiba pelo menos… heeheh[/quote]

nao é bem so com programas pagos é k se gera executavel, o installanywhere pode te gerar um exe de codigo de programinha…e tem mais so k é segredo… :oops:

Fernando, para vc criar o execuavel, é so vc clicar com o botão da direita em cima do projeto q vc quer o executavel, ai clicar em “Construir” e pronto, o .jar estará na pasta dist dentro da pasta do seu projeto. O exe naum sei como criar, mas o jar executa do mesmo jeito. Seila qual é a diferença, se alguem souber explicar agradeço.

Agora para ajudarmos no seu programinha hello world, é melhor vc postar o codigo, assim saberemos o que esta acontecendo, e qual netbenas q vc esta usando?

Falow.

Aí, brother!
O .exe é um executável restrito da Microsoft e não tem a propriedade de ser multiplataforma, por isso não interessa tanto assim para desenvolvedores java… O .jar é executado diretamente pela JRE em qualquer sistema operacional que tiver a JRE do java instalada, claro…
Não compensa se restringir ao .exe. O jar funciona perfeitamente e é muito mais flexível!
Se quiser distribuir seu programa então escolha ficar com o .jar mesmo, que é gerado automaticamente na construção do seu projeto no Netbeans, como o amigão Rafael_Castanho te indicou…
Estou desenvolvendo, bem aos poucos, rsrsrs, um criador de instalador multiplataforma para aplicações em java usando o .jar como solução final com a opção de gerar um script do banco em SQL e executá-lo na instalação da aplicação para automatizar boa parte desse processo que enrola a gente na hora da distribuição e garantir também a padronização das instalações… Quando eu terminar eu vou colocar o fonte dele aqui para a galera baixar, melhorar e redistribuir como uma opção livre com o máximo de qualidade possível…
É isso aí!
Um abraço!

Oi pessoal, este é meu código fonte:

[color=red]
public class Hello {
/**

• Meu primeiro programa Java
    */
    public static void main(String[] args) {
    // Mostra a mensagem Hello world
    System.out.println(“Hello world!!!”);
    }
    }[/color]

Consegui construir o arquivo, mas quando cliquei no arquivo na pasta dist, não aconteceu nada.

Abraço pessoal! Valeu pela ajuda.

Fera, essa saída é para console e é natural que você não vai conseguir encherga-la fora do netbeans ou de um terminal…
Para ver como é simples, implemente um JOptionPane mostrando uma janela com a sua mensagem…
Assim:
No lugar da linha

System.out.println("Hello world!!!!!");

coloque

JOptionPane.showMessageDialog(null,"Hello world!!!!!");

Daí o Netbeans vai te indicar a importação da biblioteca JOptionPane sublinhando em vermelho a linha implementada;
clique na linha sublinhada e espere aparecer um ícone de uma Luz no canto esquerdo do editor de código; quando aparecer
clique nela e escolha a opção de importar a biblioteca clicando sobre a opção… Já é um bom começo para aprender a manusear
as facilidades do Netbeans, porém se quiser digitar a importação você pode também; essa biblioteca faz parte dos componentes da biblioteca swing, sendo assim é só fazer um import, lá no topo da classe, assim:

import javax.swing.JOptionPane;

Daí execute o programa e pronto! Lá estará a sua mensagem com interface com o usuário!!!
Para rodar, nesse caso, seu programa a partir do .jar dentro da sua pasta “dist” você vai precisar recompilar/reconstruir o projeto, pois na maioria das vezes apenas executá-lo não atualiza o .jar…
Um grande abraço!

Olá pessoal,
obrigado pela ajuda. Quando eu disse que não estava conseguindo ver na tela era porque não estava conseguindo ver na tela de saída no canto inferior do netbeans. Só aparecia que foi compilado com sucesso, initializing e terminava sem mostrar a frase hello world lá no canto. Eu achei onde estava o erro.
Na hora de criar o projeto, eu estava colocando o nome da classe principal main e no programa usando hello, por isso que n dava certo.
Agora já deu tranquilo.
Linkel, valeu aí por me mostrar como mostra na janela. Deu certo.
Engraçado que ele espera eu clicar na janela em ok e depois ele mostra os println que não coloquei pra mostrar em janela, na janela de saída do netbenas. Legal isso…Estou começando agora, e valeu aí pelas dicas.

Abraço,
Fernando

Ah pessoal, agora que eu compilei e mostrou na janelinha, eu fechei e fui tentar abrir o arquivo hello.jar na pasta dist e não abriu nada. Alguém sabe o motivo?
Abraço e mais uma vez obrigado.

Cara, pelo q entendi o Linkel ja respondeu isso:

Faça a JOptionPane como o Linkel sugeriu, ai vai dar certo o .jar

Abraços

Aí, amigão…
Recompile o projeto, como eu ja falei…
Acione a opção de “Limpar e Construir o Projeto Principal” do Netbeans no menu “Construir”…
Daí a pasta “dist” será apagada e recriada em seguida, atualizando os arquivos de distribuição…
Um abraço!

execute o seu .jar pelo console

java -jar hello.jar

[quote=Reilander]execute o seu .jar pelo console
java -jar hello.jar[/quote]
Mas isso não resolve a questão…
Apenas visualizaria se a mensagem fosse de saída para console, como iniciara…
O resultado desse comando é o mesmo que você clicar sobre ele duas vezes…
Só serve para executar o .jar pela JRE na VM…
Faça o que eu falei para atualizar seu .jar…
T+

Deu certo pessoal. Consegui abrir a janela pelo hello.jar Abraço a todos.