Não estou conseguindo compilar o meu Primeiro Programa Java. Baixei a JDK e instalei só que dá o seguinte erro" ‘java’ não é reconhecido como um comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo de lotes."
O que tenho que fazer me ajudem!!!
Primeiro Programa Java
6 Respostas
Tem q setar o path…
Amigo, provavelmente isso está ocorrendo porque você não configurou as variaveis de ambiente.
Aqui no guj, tem um artigo mostrando a instalação passo a passo.
A propósito, para compilar use “javac”. Ex: >javac Arquivo.java
Conforme dito, para compilar utilize “javac PrimeiroPrograma.java”
Sete corretamente as variáveis ambientes.
Utilizar IDE também ajuda!
Att.
8)
Conforme dito, para compilar utilize “javac PrimeiroPrograma.java”
Sete corretamente as variáveis ambientes.
Utilizar IDE também ajuda!
Att.
8)
o q foi falado ai em cima ta certo…
como o kra ai em cima falo o melhor mesmo é usar uma IDE, com ela vc consegue ver como q o progrma roda sem esses passos abaixo.
ao inves disso, se vc quiser fazer tudo sem ela, vc tem que usa o javac seu_programa.java (isso vai gerar pra vc um arquivo .class na mesma pasta e de mesmo nome, só diferente extensão)
ai sim vc digita java arquivo_gerado(não precisa por a extensão)
o melhor a vc fazer é olhar os tutorial pra fica mais por dentro do assunto, mais pra vc ja fazer isso logo(não aconselho que vc deixe de ver o tutorial pq o que eu to falano ai em baxo é o basico, suficiente pr funciona e olhe la), faz o seguinte:
pra seta a sua classpath vc tem que coloca o endereço da pasta bin do seu jdk, na variavel do windows PATH como disseram, vc da um “;” no final do conteudo dela e coloca depois disso o endereço, que se vc instalo o jdk no endereço padrão o endereço é “C:\Arquivos de programas\Java<seu jdk>\bin” (no windows).
a claro… no windows pr vc muda o valor de uma variavel do ambiente vc clica com o botaodireito em
meu computador, > propriedades > avançado > variaveis do ambiente, la vai ter s variaveis.
ai depois como ja dito vc da um javac seu_arquivo.java e depois um java seu_arquivo.
não deixe de setar sua classpath só pq ta usndo a ide…
espero nao ter deixado duvidas.
Não tenha dúvida de que uma IDE ajuda, porém eu não usaria uma logo de cara…
Primeiro aprenda como a coisa funciona, compile e execute usando javac e java respectivamente.
Quando estiver tranquilo em relação a isso, pegue uma IDE simples para auxiliar.
Eu recomendo JCreator. É simples e fácil de usar. Depois conheça as mais avançadas… Eclipse, Netbeans.