Primeiro projeto como autônomo

5 respostas
rodrigo.bossini

Pessoal,

Estou prestes a fechar acordo com uma pequena empresa. Eles precisam de um pequeno sistema de estoque.
Ainda não sei exatamente o que o sistema vai fazer, mas dá pra ter uma idéia do tamanho.
Mais ou menos 30 tabelas no banco, e no máximo 50 telas…

O fato é que esse será meu primeiro projeto remunerado…não tenho nem idéia sobre que tipo de coisa preciso me preocupar…

contrato…como definir prazos…valores…nem tenho firma aberta…direitos sobre o sistema…garantia…manutenção…

Serei o responsável por todas as fases…desde análise de requisitos…até testes e implantação…

Então, queria que alguém que já passou pela mesma situação pudesse dar algumas dicas…

ou se alguém conhece algum site ou algo do tipo para eu mesmo dar uma pesquisada…

vlw galera.

5 Respostas

hvivox

Parceiro! estou passando por uma situação parecida. Isso é bastante coisa, cara tome cuidado onde está se metendo! primeiro vc tem que ter certeza absoluta que se garante fazer tudo isso! se não contrate mais pessoas

rodrigo.bossini

É bastante coisa sim…de toda forma…fiz um projeto pra faculdade esse ano que era até um pouco maior…
e além da parte de cadastro e acesso ao banco tinha um módulo de simulação de corridas de cavalos…
Levei 3 meses pra fazer tudo…
Então acho que a parte técnica da pra levar de boa…
Meu problema mesmo é não saber as coisas comerciais com as quais devo me preocupar…

cristianonasciment

vc vai trabalhar como PJ ?
Esteja sempre amparado por contratos formais, assinados e de preferência reconhecido em firma.
Estimule prazos, valores e faça com q o cliente assina que concorda.
Acho q vc precisa mais de um Contador e/ou um Advogado do que a galera do GUJ. (rss)
brincadeira, galera ai é experiente nesse assunto…

E

Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do “arrastar e soltar” do Visual Studio.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado

WellingtonRamos

Edevar:
Pretento desenvolver alguns sistemas web como autônomo para micro e pequenas empresas, ja tenho certa experiência com Java + Jboss Seam e com C# + Asp.net(Webform), mas estou em dúvida sobre qual dessas tecnologias escolher, sendo que não quero comprar licenças e que gosto bastante do “arrastar e soltar” do Visual Studio.

Também não tenho ideia de como devo trabalhar (PJ ou micro-empresa), pois quero ter um meio de protestar caso não receba os pagamentos.

Outra coisa seria como o pessoal anda cobrando dos clientes, cobram um valor para o sistema e depois cobram uma mensalidade, quais opções eu tenho e quais suas vantagens e desvantagens?

Opinem, por favor.
Obrigado

Questão duplicada…
Veja minha resposta em http://www.guj.com.br/java/28737-c-x-java/2#1567017

Criado 29 de novembro de 2008
Ultima resposta 7 de mar. de 2013
Respostas 5
Participantes 5