Primeiro projeto

3 respostas
augustocolom

Olá pessoal,
Sou iniciante no desenvolvimento de serviços web, na plataforma java. Tentei desenvolver um sistema simples de consulta ao BD, trabalhando com classes externas, e joga-lo no servidor Web - (Tomcat + Axis), porém não funciona.

Existem limitações para desenvolver em java na Web? Como chamo classes externas em uma classe servidora?

3 Respostas

2

Augusto, primeiramente o que você deseja fazer? Você já tem experiência com a linguagem java? Que tipo de aplicação você quer desenvolver? Conhece Java Server Faces?

O primeiro passo pra começar com desenvolvimento java web é conhecer as opções que vc tem e escolher a melhor para o tipo de aplicação quer desenvolver, por isso todas as perguntas…hehe…

augustocolom

22-Gers:
Augusto, primeiramente o que você deseja fazer? Você já tem experiência com a linguagem java? Que tipo de aplicação você quer desenvolver? Conhece Java Server Faces?

O primeiro passo pra começar com desenvolvimento java web é conhecer as opções que vc tem e escolher a melhor para o tipo de aplicação quer desenvolver, por isso todas as perguntas…hehe…

1º pergunta:
Eu desejo elaborar um sistema de consulta utilizando WebService. O sistema é constituído por um servidor que reponde a requisições de consulta.

Exemplo:

O cliente pergunta ao servidor, quais os registros cujo o nome seja igual a “Fulano”
O servidor(Java) responde com a lista.

2º pergunta:
Sim, já tenho experiência com esta plataforma, inclusive já utilizei Sockets para computação distribuídas, mas neste caso o ideal é WebServices.

3º pergunta:
Idem a primeira pergunta.

4º pergunta:
Não conheço Java Server Faces. Isso resolveria meu problema? Tem algum material para indicar?

Obrigado pela atenção Gers,

Abraços

2

Bom, eu uso webServices com o framework axis, e a aplicação que consome esse serviço é em JavaServerFaces. JSF é um framework pra desenvolvimento ágil em javaWeb, é muito rico em componentes prontos, é rápido e roda em um conteiner web, como por exemplo o tomcat.

Pelo que você falou, você quer que uma aplicação consuma esse serviço, então essa aplicação teria que acessar a web, ou um serivdor local onde o serviço esteja ativo.

Na minha opnião, o webService é indicado quando vc quer que uma aplicação se comunique com outra que está escrita em linguagem diferente. Se você for construir duas aplicações diferentes para que uma se comunique com a outra, talvez fosse melhor você cria somente uma, e usar a orientação a objetos e as características da linguagem java para deixar ela profissional.

Quanto as recomendações, seguinte. Na internet vc vai encontrar muitos tutorias e documentações sobre o assunto. Experimente buscar no google [google]tutorial jsf[/google] vai ter vários resultados que te ajudarão na aprendizagem. Eu particularmente uso uma biblioteca de componentes muito boa, que é o RichFaces http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/richfaces/dropDownMenu.jsf?c=dropDownMenu&tab=usage (Esse é um exemplo de componente).

Além disso tudo, se você quiser uma aplicação mais robusta e que tenha a idéia de várias aplicações comunicando entre si, poderia dar uma olhada em EJB, que é muito interessante.

Bom, com tudo isso você tem bastante coisa pra estudar, espero ter ajudado.

[ ]´s

Criado 2 de outubro de 2009
Ultima resposta 2 de out. de 2009
Respostas 3
Participantes 2