Primeiro servlets

boa tarde gente!!

gostaria de saber se tenho que baixar JSP 2.0 para fazer as paginas em internet? baixei JSTL 1.1.2 tenho descompatar e instalar ne? e para fazer meus servlets tenho que utilizar o netbeans? ou não é necessiario?

Agradeço atenção

karla Maria Monteiro :roll:

Você precisa baixar um container como o TomCat para poder rodar seus servlets e jsp’s. A instalação e a configuração deve seguir alguns passos, assim como a montagem do contexto (diretórios e arquivos de configuraçao) onde ficarão seus servlets e páginas jsp.

O NetBeans é apenas um IDE, é somente uma ferramenta gráfica para ajudar a escrita de códigos como tantas outras (eclipse, jdeveloper, etc…), não é necessário o uso do NetBeans. O JSTL é uma biblioteca de tags jsp, que é usado para simplificar a escrita das páginas jsp’s.

Boa Tarde

baixei o Tomcat 5 e baixei JSTL 1.1.2 vou descomptar as arquivos do JSTL… e para montar uma página totalmete em java preciso baixar JSP 2.0?

então resumindo tenho que ter Tomcat 5 e configurar e descomptar os arquivos JSTL… e ter em minha maquina JSP 2.0 para montar as minhas páginas … baixei o Netbens pensando que poderia montar meu servlets!!

tirem esta duvida por favor
Agradeço a atenção
Karla Maria Monteiro
:grin:

O tomcat já vem com o Jsp 2.0, para você usar o tomcat descompacte ele e depois configure as variáveis de ambiente:
JAVA_HOME - e coloque o diretorio raiz do JSDK
CATALINA_HOME - e coloque o diretorio raiz do Tomcat
CLASS_PATH - e coloque o caminho do arquivo servlet-api.jar dentro do diretorio $CATALINA_HOME/common/lib

Depois é só rodar o tomcat executando o startup.sh se for no Linux ou startup.bat se for no Windows. Execute o browser e digite o endereço http://localhost:8080/ , deverá aparecer a pagina do tomcat.

Lembrando que o tomcat 5.5xxx é para o Java Tiger (Java 5) e o 5.0xxx é para o JSDK 1.4xxx.

Para criar um site (contexto) deve se criar uma estrutura de diretórios dentro do diretório webapp da seguinte maneira.

meu diretorio
…|
…+ arquivos.jsp
…±----WEB-INF
…|
…+ -------web.xml
…±----classes
…|…|
…|…+ ------------servlets
…±----lib
…|
…+ -------arquivos de bibliotecas

O arquivo web.xml pode ser criado com auxilio de um IDE e deve estar presente para todos os aplicativos, o diretorio lib é opcional e o diretorio classes comtem os servlets, caso você crie algum, se vc vai usar jstl vc deve copiar os arquivos *.jar doretorio lib do jstl para o diretorio WEB-INF/lib do seu contexto.

Recomendo que vc adquira uma apostila sobre o assunto pois a criação de servlets é um pouco (mas não muito) complexa.