Pro Shoes (Eclipse)

Fala Shoes! Blz?

Ontem assisti a uma demonstração do Eclipse pelo Viçosa JUG, cara vc tem razão, acho que NetBeans nunca mais…

Mas tenho uma dúvida ainda, o NetBeans oferece algumas facilidades para trabalhar com Swing. Vc já usou o plugin que facilita isso para o Eclipse? Eu sei que vc tb não é fã do esquema arrastar e seja feliz, como vc sugere que seja feito o desenvolvimento Swing, de forma que ele seja ágil?

Ah, eu to perguntando pra ele mas ficaria feliz se outras pessoas pudessem responder, opinar e sugerir!

Abraço pessoal!

Eu acho o JGoodies Forms tão bom que arrisco dizer que, depois que vc estiver acostumado com ele, escrever código pra montar tela vai ser tão ou mais produtivo do que arrastar coisas no NetBeans ou qualquer outra IDE ou RAD…

E tem outras opções muito boas como o Thinlet

[]´s

Rodrigo C. A.

Já usei o VEP e achei o melhor código gerado melhor que o código gerado pelo NetBEans.

Download em www.eclipse.org/vep.

Falow!

[quote]Vc já usou o plugin que facilita isso para o Eclipse? Eu sei que vc tb não é fã do esquema arrastar e seja feliz, como vc sugere que seja feito o desenvolvimento Swing, de forma que ele seja ágil?
[/quote]
Vou me intrometer no tópico do Shoes! :lol:

Olha, começei a usar o VEP(Visual Editor Plugin) para o Eclipse, e posso dizer q ele é bom para muuuitas coisas mesmo.Com null Layout, a coisa funciona 110%, é fácil e rápido fazer qualquer tela.Vc clica no componente, e insere o evento.Agora, usando um gerenciador de Layout tah me dando trabalho…
Dizem q dah para usar null layout e depois mudar para GridBagLayout q fica tudo blz, mas ainda não descobri “a mágica” da coisa.
Aqui, eu tenho problemas quando uso uma JToolBar, e uma imagem de fundo no JDesktopPane, mas de resto tah ateh legal! :wink:

Cara, sinceramente o VEP não chega nem na unha do GUI Builder do netBeans.

Depois que eles lançarem o Matisse então, vai virar covardia…

A Paz!!

[quote=paulohbmetal]Cara, sinceramente o VEP não chega nem na unha do GUI Builder do netBeans.

A Paz!![/quote]

Hehehe… será???

Não é por nada não, acho que pra isso ai pra chegar perto do JGoodies já seria muito difícil! Esse treco nada mais é do que uma imitação de funções do VB!

Há coisas mais importantes em swing que precisam ser amadurecidas do que esses programinhas de arrastar botão pra lá e pra cá! Por exemplo, parece que muitas coisas interessantes do JGoodies são pagas. Poderia haver mais opções como opção ao JGoodies!

Também precisam surgir alguns frameworks para ajudar no desenvolvimento de swing para usar mvc! Essa é uma área que em minha opinião ainda precisa amadurecer um pouco! O Jforms é uma iniciativa… mas outras deveriam surgir…

Abraços!
Thiago

[quote=Thiago Senna][quote=paulohbmetal]Cara, sinceramente o VEP não chega nem na unha do GUI Builder do netBeans.

A Paz!![/quote]

Hehehe… será???

Não é por nada não, acho que pra isso ai pra chegar perto do JGoodies já seria muito difícil! Esse treco nada mais é do que uma imitação de funções do VB!

Há coisas mais importantes em swing que precisam ser amadurecidas do que esses programinhas de arrastar botão pra lá e pra cá! Por exemplo, parece que muitas coisas interessantes do JGoodies são pagas. Poderia haver mais opções como opção ao JGoodies!

Também precisam surgir alguns frameworks para ajudar no desenvolvimento de swing para usar mvc! Essa é uma área que em minha opinião ainda precisa amadurecer um pouco! O Jforms é uma iniciativa… mas outras deveriam surgir…

Abraços!
Thiago[/quote]

Tudo bem, mas comparando com o VEP, o NetBeans é melhor… :smiley:

A Paz!!

[quote=paulohbmetal][quote=Thiago Senna][quote=paulohbmetal]Cara, sinceramente o VEP não chega nem na unha do GUI Builder do netBeans.

A Paz!![/quote]

Hehehe… será???

Abraços!
Thiago[/quote]

Tudo bem, mas comparando com o VEP, o NetBeans é melhor… :smiley:

A Paz!![/quote]

e la vamos nos de novo… eclipse X netbeans… :roll:

[]'s

Mas respeitando os gerenciadores de layout, ou essa “perfeição” é tudo no null layout??? :?:
Se for com layout null não é muita coisa… :roll:

O ideal é que desenvolvessem uma ferramenta em que vc nem ligasse para o gerenciador de layout e ela adaptasse a tela a um.Claro q isso ia envolver uma programação pesadíssima,talvez envolvendo algoritmos genéticos ou algo assim, o que além de dar um trabalhão aos que fossem desenvolver essa feature, consumiria muito da máquina do desenvolvedor…mas q a IBM poderia investir nisso, poderia…

Não precisa ir muito longe para quebrar o Netbeans…

basta dar uma olhadinha no JFace!

É livre, enquanto o JGoodies é parcialmente livre!

Se alguém criar um framework (ou se já existir) realmente bom, para que a IDE com opção de arrastar botão???

Nenhuma delas chega perto do IDEA ou do FormsDesigner.

Mesmo assim nao curto DnD.

]['s

[quote=Thiago Senna]Não precisa ir muito longe para quebrar o Netbeans…

basta dar uma olhadinha no JFace!
[/quote]

O JFace é uma API de mais alto nivel que usa o SWT do Eclipse pra desenhar os componentes, nao tem nenhuma relacao com IDE ou algo do tipo.

Explique melhor isso. tanto o Forms Layout quanto o JGoodies L&F nao free e estao hospedado no Java Net.

]['s

Não, não só no null layout, mas para todos os layouts… :wink:

A Paz!!

[quote=paulohbmetal]Não, não só no null layout, mas para todos os layouts… :wink:

A Paz!! [/quote]

Consigo fazer em null layout e depois ele converte pra qql outro?

]['s

Lá no site de JGoodies, tem um link que tem o preço do Jgoodies suite!

tem umas 4 ou 5 libraries que são livres! Mas apenas algumas libraries!

Bom… se eu estiver falando merda me corrijam. Foi isso que eu entedi!

Quanto ao JFace, sei que te nada a ver com IDE, mas traz um recurso que é bastante ligado ao eclipse que realmente vale a pena!

Abraços!
Thiago

[quote=fabgp2001][quote=paulohbmetal]Não, não só no null layout, mas para todos os layouts… :wink:

A Paz!! [/quote]

Consigo fazer em null layout e depois ele converte pra qql outro?

]['s[/quote]

Tranquilo. Por sinal é uma das maneiras que mais uso…

A Paz!!

[quote=Thiago Senna]Lá no site de JGoodies, tem um link que tem o preço do Jgoodies suite!

tem umas 4 ou 5 libraries que são livres! Mas apenas algumas libraries!

Bom… se eu estiver falando merda me corrijam. Foi isso que eu entedi!
[/quote]

Nao sei se tu notou, mas o JGoodies é uma empresa. Todos projetos deles eram fechado. A Sun deu patrocinio e eles liberaram dois, agora se nao me engano liberaram tambem o Binding. O Suite é a versao completa da solucao deles e realmente esse é pago.

[quote=Thiago Senna]
Quanto ao JFace, sei que te nada a ver com IDE, mas traz um recurso que é bastante ligado ao eclipse que realmente vale a pena!
[/url]

Isso é uma verdade.

]['s

[quote=paulohbmetal]

Tranquilo. Por sinal é uma das maneiras que mais uso…

A Paz!![/quote]

Isso é bom mesmo. Pra fazer prototipo é uma mao da roda.

]['s

Aff, e eu sou o unica que nao respondeu :stuck_out_tongue:

Ah garoto bão :slight_smile:

Uhm… eu nunca precisei desenvovlernada pesado em Swing, então não sou indicado para falar.

Das vezes que usei o VEP ele me satifsfez, eu suava um outro editor em casa, acho que o nome era abeille ou algo assim, que só fazia o form (era bem levinho), depois eu colocava o comportamente.

O que posso tentar ajudar do alto da minha inexperiência é em dizer que você deve se lembrar que forms são classes, então boas práticas se aplicam, assim como você pode se utilizar de herança, polimorfismo, etc. :wink:

[]s

Shoes

shoes,

vc tem essa demonstração/apresentação gravada ?