Problema ActiveX

galera to com um problema de activex em uma aplicacao web.
Eh o seguinte…

Esse activex instala um componente na maquina do cliente.

Quando eu tenho permissao de administrador local na maquina, eu consigo realizar a operacao normalmente, entretanto, os usuario que nao tem permissao de administrador das maquinas, a aplicacao dá pau…

Eu ja coloquei todas as configuracoes do IE para permitirem execucao de ActiveX e coloquei a seguranca no nivel mais baixo possivel…

As estacoes rodam windows xp e 2000…

alguem pode me ajudar?

grato.

Se o ActiveX se registra na máquina do cliente, provavelmente ele deve estar acessando o Registry em HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\etc.

Isso só um administrador local da máquina pode fazer. Um usuário normal não pode fazer isso.

O que pode ser feito:

  • Um administrador local da máquina chama esse ActiveX, e ele instala o que quer instalar.
  • Um usuário normal, a seguir, pode usar o ActiveX com o componente instalado, sem problemas.
  • O ActiveX deve ser alterado para primeiro checar se é possível instalar o componente, E DEPOIS, se for possível, instalar. Pelo que estou imaginando ele já vai tentando fazer as coisas “às cegas” e aí dá pau mesmo que você instale o componente (logando como um administrador da máquina) e depois se logue como um usuário local.

É claro que existe uma maneira para que o componente seja registrado apenas para o usuário local, mas normalmente isso é mais difícil de fazer e ninguém sabe fazer isso direito (Acho que se um componente é escrito em VB, por exemplo, isso nem dá para controlar). Na prática você pode considerar que um componente deve ser instalado por um administrador local.

Não adianta, porque isso não controla o que o usuário normal é capaz de fazer (por exemplo, ele não pode alterar o registry em HKEY_LOCAL_MACHINE…)

ATENÇÃO - Cuidado com o Windows Vista; ele não permite que um ActiveX faça isso que você quer, mesmo que esteja logado como um administrador da máquina.

virgulino,

Apesar de ActiveX não ser o foco desse forum… acho que sem a permissão de administrador os usuários não conseguirão instalar nenhum software na máquina, e isso inclui componentes ActiveX, plug-ins, etc. Não tenho certeza… mas a resposta pode estar na sua própria dúvida.

Boa sorte!