Problema ao conectar em banco MYSQL

Pessoal estou usando o MySQL Server 4.1, coloquei o mysql-connector-java-2.0.14.jar mas não esta dando certo!

Da o seguinte erro abaixo:

Exception in thread “main” java.sql.SQLException: Cannot connect to MySQL server on localhost:3306. Is there a MySQL server running on the machine/port you are trying to connect to? (java.lang.NumberFormatException)
at com.mysql.jdbc.Connection.connectionInit(Unknown Source)
at com.mysql.jdbc.jdbc2.Connection.connectionInit(Unknown Source)
at com.mysql.jdbc.Driver.connect(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:525)
at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:193)
at br.com.caelum.jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:10)
at br.com.caelum.jdbc.testaConexao2.main(testaConexao2.java:9)

Parece que ele não acha o meu banco ou o localhost, tambem coloquei o IP 127.0.0.1 mas nda!

Será que alguem pode me ajudar?

Ah… eu estou usando o Windows 98

Obrigado!

Blz cara?

Da uma olhadinha nesse código aqui

http://javaalmanac.com/egs/java.sql/ConnectMySql.html

Qualquer coisa posta o seu código

Abraços

Olha camarada parece que o seu mysql não startou, digo parece porque você não enviou o código de conexão, então não é bom tecer afirmações, mas verifique se o serviço do seu mysql está startado, tente fazer uma conexão através de um desses clients da vida, uma query e etc, só pra chegar se realmente seu banco está legal.

Cara…seguinte:
De acordo o stackTrace, parece q a porta onde vc ta tentando se conectar com o mysql ja esta sendo usada por algum outro aplicativo…se vc instalou o mysql usando a configuração padrao…ele deve estar instalado na porta 3306…
O que sugiro a vc fazer…abre o prompt de comando e escreve o comando “netstat -a”…isso vai te listar as portas q estao sendo utilizadas pelos teus aplicativos…verifica se a porta q tu ta usando ta ocupada…
Qualquer coisa posta ai dinovo…

Vlw!!!