Problema ao conectar no MySQL

Bom dia pessoal,
Sou novo aqui e estou pensando em migrar o sistema da empresa pra Java. Estou estudando há 6 meses
e vejo que ainda tenho muito chão… rsrs…
Estou fazendo alguns testes com Netbeans 6.5 acessando meu banco de dados em MySQL no meu servidor.

Problema:
Quando gero o JAR do meu aplicativo e tento executa-lo de outra maquina não consigo conectar no banco.
Tentei adicionar o JAR do MySQL (mysql-connector-java…) na biblioteca minha aplicacao, mas não deu resultado.
Qual o macete ?

Obs. Na maquina aonde fiz a aplicacao eu conecto normalmente no banco, ou atraves do Netbeans ou pelo proprio JAR que gerei. Já tentei tbm colocar o JAR do MySQL numa pasta que a outra maquina enxergue. Tbm sem resultado.

Vlw

Qual é a exceção gerada? Cola o stacktrace aqui.

Obs: Verifique se na sua String de conexão está o ip da sua máquina, ao invés de localhost.

Flw! :thumbup:

o jar o mysql deve estar na pasta /dist/lib do seu progeto

Meu código

public Connection conectar(){
        try {
            Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
            con = DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://192.168.0.100:3306/tamoyo","cpd","admnet");
            JOptionPane.showMessageDialog(null,"Conectei...");
        } catch (ClassNotFoundException ex) {
            ex.printStackTrace();
            System.out.println("Não foi possível encontrar o Driver!");
        } catch (SQLException ex) {
            ex.printStackTrace();
            System.out.println("Não foi possível Conectar ao Banco!");
        }
        return con;
    }

Na maquina cliente não gera nenhuma excessão, e o JAR do MySQL ja esta em /dist/lib.

Pergunta, na tua maquina sua aplicação .jar funciona mesmo se vc trocar o local onde está sua aplicação, ex: vc criou a aplicação no C:\Projeto e colocou na pasta C:\Teste e funciona ?

Eu pergunto isso porque quando vc utilizou o driver do JDBC ele pode estar associado ao caminho onde vc criou a aplicação.

Outra coisa, tenta executar a aplicação .jar via console, porque se der algum erro ele imprime o erro no console.

Opa !!! Otima dica !!!

Rodei minha aplicacao em outra maquina pelo console…
E apareceu uma ClassNotFoundException !!!
O Java nao encontrou o driver do MySQL.

Mas e agora? Como eu faco para que minha aplicacao consiga enxergar o driver?
Pq quando rodei minha aplic em outra maquina pelo Windows ele nao me mostrou a excessao?

:thumbup:

Mas e agora? Como eu faco para que minha aplicacao consiga enxergar o driver?
Coloca o driver dentro do diretorio do seu projeto, importa novamente dentro do seu projeto com “Usar caminho relativo” e gera novamente o .jar da sua aplicação.

Pq quando rodei minha aplic em outra maquina pelo Windows ele nao me mostrou a excessao?
Porque ele executa o .jar mas não tem onde imprimir a mensagem de erro.

Nao funcionou nao…
Devo ta fazendo alguma coisa de errado…
Fui em Bibliotecas, removi a biblioteca anterior do MySql e adicionei outra (Adicionar Jar/Pasta)
que esta localizada na pasta projeto\lib …

:smiley:

Quando vc gerou o .jar da sua aplicação tinha o driver do Mysql dentro dele ?

Tinha sim.
Eu removi e adicionei novamente usando o caminho relativo conforme
voce me explicou.
Eu retirei todas as referencias que tinha ao MySQL e adicionei somente uma.