Problema ao transferir informações de um frame para o outro

Olá, preciso inicializar um jScrollPane de um jframe atraves de outro jframe.

ou seja,

quero desenhar nele, fazendo a chamada com outro jframe…
tenho uma tela inicial… ao definir “NOVO PROJETO” eu desejo que ele desenhe o meu jscrollpane,
porem, ele mesmo estando visivel parece não estar inicializado…

e imprimi o seguinte erro…

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NullPointerException at Eletroeste.Integro.Telas.Principal.addMaster(Principal.java:231) at Eletroeste.Integro.Telas.Principal.novoProjeto(Principal.java:1330) at Eletroeste.Integro.Telas.Welcome.jButton2ActionPerformed(Welcome.java:168) at Eletroeste.Integro.Telas.Welcome.access$100(Welcome.java:38)

o linha 231 do Principal eh a seguinte…

jScrollPane1.setViewportView(view);

ja percebi que ele nao esta disponivel… gostaria de saber se tem algum meio que eu possa “setar” ele
antes de criar o view?

Abraço…

A inicialização pode ser feita no momento da declaração.

JScrollPane jScrollPane1 = new JScrollPane();

Depois é só setar o viewPort em algum método.

Bom dia, Eric…

Obrigado pela atenção,

agora é que vem o “pepino”… se esse jScrollPane1 ja esta criado … e sendo exibido bonitinho…
uma luz, pq ele não aceita receber o view?

Abraço.

ps.: sei que é meio vago, mas nao tem como eu explica de uma forma mais simples… e colar o codigo aqui seria
poluir demais, e confundir…

Neste caso, deve ser o view que está com valor null e precisa ser inicializado. Que componente é o view?

Opa, Eric…

Acredito que você tenha razão,
Mas nao achei ainda o problema… o view é um JComponent… como segue:

private static JComponent view; ... ... scene = new MyGraphScene(); ... view = scene.createView(); jScrollPane1.setViewportView(view);

to fazendo bobagem será?

sabe o que é estranho, se eu comento a linha do jScroll, ele marca o erro na proxima… sinal que provavelmente não é nela o problema…
bom, oq me parece mais estranho é que se eu faço a chamado do metodo atraves de um botao no JFrame principal ele cria a scene
porem quando chamo o mesmo metodo partindo do outro JFrame ele marca o erro… com certeza é um detalhe newbie meu…

ve se vc me da uma luz ai…

Abraço

Opa, Eric…

Voltei…

fiz alguns testes e verifiquei q o view esta ok, ele chega la com valor,
o problema mesmo eh q fica como a janela nao estivesse construida, e nenhum dos componentes pode ser setado…

reparei que realmente, por a tela ja estar aberta, achei q não tivesse necessidade de construi-la, bastaria setar os metodos…
mas ai esta o problema, tem como eu reconstruir a tela, sem q ele venha a abrir um novo JFrame?

Abraço.

Se a exceção não estiver mais ocorrendo. Você pode tentar o método repaint() para atualizar o frame.

Falou…