Problema ao usar classe de outro projeto

Bom Dia,
Estou com um problema há alguns dias que não consigo resolver, já procurei em vários tópicos, até achei algo parecido mas ainda não consegui resolver o meu problema.
Eu tenho um classe Funcoes.java em um projeto web em jsf utilizando Maven e quero utilizá-la em outro projeto novo mas sem ser por .jar pois não quero compilar toda vez que for alterada e sim já pegar as alterações quando compilar o projeto.

Já fiz os seguintes passos:
1 - Project -> Properties -> Java References
2 - Project -> Properties -> Java Build Path
E adicionei o projeto que quero utilizar a classe neste projeto novo. Coloquei o import e o projeto novo passou a enxergar a classe que quero usar e não deu erro no eclipse, porém ao iniciar o tomcat, na hora que preciso da classe dá o erro ClassNotFoundException.

Após mais um tempo de pesquisa resolvi adicionar no classpath do tomcat o projeto também e aparentemente agora em execução enxerga a classe Funcoes.java do outro projeto, mas agora está dando problema no import desta classe Funcoes.java como este erro abaixo:

Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.hibernate.Query

Acredito que seja porque o tomcat ficou confuso ao usar este import já que os dois projetos têm a mesma jar do hibernate e não sei como resolver isto e resolvi vim pedir ajuda aqui.
Não sei se é o jeito certo de usar a classe de outro projeto, se é realmente assim ou se tem outra forma mas não estou conseguindo resolver o problema.

Espero que tenham entendido o problema e agradeço desde já.

Cara, pra começar, o ideal seria isolar estas classes que você quer reutilizar em um jar específico, a fim de facilitar esse processo.
Segundo, você só vai conseguir fazer com que funcione após recompilar todos os projetos, gerar os respectivos jars e, então, compilar o projeto principal.
Por que não tenta usar maven? Vai facilitar isso para ti.

Então Darlan, eu não queria gerar o jar porque senão toda vez que tiver uma alteração nesta classe terei que compilar ela novamente, já queria algo mais automático.
Esqueci de mencionar mas já estou utilizando maven…

Não sei quanto você conhece de java e geração de artefatos, mas, sim, toda vez que você precisa r alterar algo nessa classe, precisará compilar.

Se usar maven e estiver trabalhando com módulos, ao compilar o módulo principal (aquele que possui referência a todos os projetos dependentes), a compilação dos outros ocorre antes.