Problema ao usar o menu do richfaces

3 respostas
ClaytonBoneli

Pessoal eu tenho uma aplicação usando várias tecnologias: JSF, Facelets, Richfaces, que estava funcionando perfeitamente. No entanto foi solicitado para mim, que eu incorporasse o menu do richFaces nesta aplicação o qual deveria ativar todas as opções. Antes eu usava uma especie de menu criado internamente aqui na empresa.

Colocar o menu na aplicação foi tranquilo, mas eu não estou conseguindo fazer com este menu direcione para qualquer pagina XHTML. Eu tentei seguir orientações que eu fui encontrando pela WEB, mas nada parece funcionar, por isso estou pedidndo ajuda. De tanto quebrar a cabeça eu apaguei tudo e comecei do zero. Abaixo segue o codigo do menu que eu estou usando:

<f:view>
<h:form>
rich:toolBar
rich:dropDownMenu
<f:facet name=“label” >
<h:panelGroup>
<h:outputText value=“Geral”/>
</h:panelGroup>
</f:facet>
<rich:menuItem submitMode=“ajax”
value=“Processos”
action="#{navegacaoMB.navegue}">
</rich:menuItem>
</rich:dropDownMenu>
</rich:toolBar>
</h:form>
</f:view>

O código do managedBean “navegacaoMB” é o seguinte:

public String navegue() {

return processosGrid;

}

O código da regra de navegacao do arquivo faces-config.xhtml é o seguinte

processosGrid /app/atendimento/processosGrid.xhtml

O código do arquivo “processosGrid.xhtml” é o seguinte

Agradeço qualquer ajude

3 Respostas

anderson.bonavides

Eu redireciono para as opões da seguinte forma:

<rich:panelMenuItem label="Cadastrar Usuário"
	onclick="document.location.href='/ProjetoBase/telas/usuario/cadastrarUsuario.jsf'"
	action="#{usuarioBean.limparCampos}">
			<f:param name="current" value="Cadastrar Usuário" />
</rich:panelMenuItem>

Veja se onde vc ta querendo usar tem o onclick.

javer

Eu também tive problemas quando comecei a montar um menu com RichFaces mas agora está tudo funcionando.

Vou passar um exemplo.

Código xhtml do menu:

<rich:menuItem submitMode="ajax" value="Configurações" action="#{mainMenuBean.parametros}" icon="/images/buttons/Tool.gif"> </rich:menuItem>

Código no BB mainMenuBean.parametros:

// Simplesmente retorna uma string que está na regra de navegação public String parametros() { return "parametros"; }

Regra de navegação no faces-config.xml:

<navigation-rule> <from-view-id>/*</from-view-id> <navigation-case> <from-action>#{mainMenuBean.parametros}</from-action> <from-outcome>parametros</from-outcome> <to-view-id>/pages/parametros.xhtml</to-view-id> <redirect/> </navigation-case> </navigation-rule>

Kleber-rr

javer:
Eu também tive problemas quando comecei a montar um menu com RichFaces mas agora está tudo funcionando.

Vou passar um exemplo.

Código xhtml do menu:

<rich:menuItem submitMode="ajax" value="Configurações" action="#{mainMenuBean.parametros}" icon="/images/buttons/Tool.gif"> </rich:menuItem>

Código no BB mainMenuBean.parametros:

// Simplesmente retorna uma string que está na regra de navegação public String parametros() { return "parametros"; }

Regra de navegação no faces-config.xml:

<navigation-rule> <from-view-id>/*</from-view-id> <navigation-case> <from-action>#{mainMenuBean.parametros}</from-action> <from-outcome>parametros</from-outcome> <to-view-id>/pages/parametros.xhtml</to-view-id> <redirect/> </navigation-case> </navigation-rule>

Olá javer, td bem??
Sei q o post é antigo, mas teria como vc nos mostrar um modelo de template e como ficaria o menu e como faríamos para chamar as paginas sem que o menu desaparecesse?? agradeço!!!

Criado 11 de maio de 2009
Ultima resposta 22 de jan. de 2010
Respostas 3
Participantes 4