Problema ao utilizar jbpm

olá pessoal,

estou iniciando com jbpm para fazer workflow…
segui o seguinte tutorial: http://docs.jboss.com/jbpm/v3/demos/movies/jbpm-overview.htm
consegui fazer tudo certinho, mas qdo clico em Deploy Process Archive… aparece o seguinte erro:

ERROR org.hibernate.util.JDBCExceptionReporter - ERRO: relação “jbpm_processdefinition” não existe
09:21:22,218 ERROR [GraphSession] org.hibernate.exception.SQLGrammarException: could not execute query
09:21:22,218 ERROR [ProcessUploadServlet] Failed to deploy process holliday-request
org.jbpm.JbpmException: could not find process definition ‘holliday-request’

será que alguém pode me ajudar?
ou se tiver algum outro tutorial que funcione…

Você criou seu projeto utilizando JBoss Tools? Se tiver, note que existe um arquivo hibernate.cfg.xml no seu projeto, já configurado para atender a todas as classes do jBPM. No entanto, as configurações de acesso a banco de dados você precisa fazer “na mão”. Localize esse arquivo, tente configurar com um banco de dados que você já tenha e tente novamente, OK?

[]´s

eu já havia configurado essa parte, mesmo assim não funcionou…
pode ser qualquer banco? ou tem alguma tabela q precise ser criada para isso?

Ajustou o dialeto e tudo o mais nas configurações do Hibernate?

[]´s

sim

<property name="hibernate.dialect">org.hibernate.dialect.PostgreSQLDialect</property>
   <!--JDBC connection properties (begin)--> 
  <property name="hibernate.connection.driver_class">org.postgresql.Driver</property>
  <property name="hibernate.connection.url">jdbc:postgresql://localhost:5432/teste</property>
  <property name="hibernate.connection.username">postgres</property>
  <property name="hibernate.connection.password">postgres</property>

Você está usando a mesma versão do JBPM do exemplo?
O problema que você está tempo é ao implantar o processo, o xml é diferente dependendo da versão do jBPM.

não, a minha versão é a 3.2.6…

não tem a pasta processes -> simple…
coloquei dentro do pacote src/main/jpdl -> simple

Implanta o processo manualmente,


            ProcessEngine processEngine = new Configuration().buildProcessEngine();
            RepositoryService repositoryService = processEngine.getRepositoryService();
            DeploymentQuery dq = repositoryService.createDeploymentQuery();
NewDeployment nd = repositoryService.createDeployment();
nd.addResourceFromClasspath("endereco e nome do processo.xml");
nd.deploy();

Depois executa o processo pelo brownser,

Aproveitando o post

Alguém sabe dizer porque o jbpm na versão 4.3 não guarda o histórico das variáves?

tem q acrescentar alguma jar para esse código?

ele não encontra o import…

sim, tem q add a jbpm.jar

não encontro essa jar, só tem jbpm-jpdl, jbpm-3.1.4, jbpm-spi…

tem alguma outra maneira de fazer funcionar? ou outro tutorial pra mim seguir?

Tem sim, se vc baixar em: http://sourceforge.net/projects/jbpm/files/ baixa a versão 4.3

Aqui vc vai encontrar o developer guide e o user guide, nos guias tem exemplos.