Então povo, só vi um cara falando sobre esse problema na internet, n sei se é comum ou se alguem já passou por isso mas preciso da ajuda de vcs.
Bem, eu criei um JavaBean de um componente que preciso utilizar em outra aplicação.
Quando tento arrastar ele aparece a mensagem “Não é possível instanciar o componente. Certifique-se de que se trata de um componente JavaBean.” e não me deixa fazer mais nada.
Obs1.: claro q é um JavaBean, na pior das hipoteses modifiquei algo que não devia dentro do bean.
Obs2.: estou compilando o .jar, adicionando no NetBeans normal, ele até acha o Bean, o problema é só na hora de arrastar, inclusive dps q eu faço isso nem os componentes Swing e AWT funcionam (dão o msm erro).
1 - Cheque se o componente realmente é um javabean. Isso significa que a classe não pode ser abstrata, deve ser publica, deve ter um contrutor publico sem parâmetros, e esse construtor não pode ter falhas (lançar exeções.)
Tem mais duas lá no tutorial, mas não vou mencionar, já que vc pode ler e foi a que tive experiencia e sei que funciona.
Eu estava com o mesmo problema. Sempre que ia plugar o JPanel em um JFrame ou JDialog dava esse erro. Li o tutorial, fui nos logs do netbens (o tutorial explica como encontrar no seu sistema.) e descobri que o construtor da classe JPanel estava lançando uma exceção: NullPointerException. Eu havia instanciado uma variavel final no construtor recebendo uma referencia de um objeto static. E ele funcionava, até eu mudar a regra de negócio e quebrar o preenchimento desse objeto estático. Está ai o problema.
Espero que tenha ajudado.
Eu fiz tudo o que pedia no link, mas ainda estou com com o mesmo erro
não é possivel instanciar o componente. certifique-se de que se trata de um componente javabeans.