Estou desenvolvendo um aplicação em java no Eclipse e em Windows.
Resolvi testar a aplicação em Linux…
Criei um .jar usando o Fat Jar coloquei na pen e fui pra um micro com Linux…
Só que quando rodei a aplicação em Linux, o Layout ficou um pouco desconfigurado e o programa não estava funcionando quando acionava algum botão que realiza alguns cálculos…
O que pode estar acontecendo?
Posso estar usandno alguma coisa exclusiva da plataforma Windows no meu código?
Eu não sei o que pode ser ao certo, mas tente gerar o jar ‘no braço’.
Pegue todas as suas classes, coloque em outra pasta, compile e faça o jar.
Aí tente o comando
java-jarNomeDoJar.jar
[editado]
O MANIFEST.MF é o mesmo quando geram-se Jars em Linux e Windows?
[/editado]
W
windsofhell
Nao , o comando pra rodar tranquilo.
O fatjar gera tudo certinho, a unica coisa que eu posso pensar eh na versao da jvm. Da uma olhada nisso.
Sim, nao muda nada no manifest.
K
keyboarder
windsofhell
como estou na faculdade, acredito que em todos os computadores esteja instalado a mesma JVM…
dedejava
já tenho o .jar que foi criado pelo Fat Jar e está rodando numa boa no Windows!
entendo muito pouco de Linux…
Esse comando é aceito no terminal do Linux?
valew!
Andre_Brito
Eu executo meus Jars assim.
R
ruffy
verifique se o seu linux está com o java da sun ou gcj (GNU Compiler for the Java) que vem por padrão em algumas distribuições.
B
Bruno_Leonardo1
Digite no console java -version
P
Popeye12345
Só uma coisa. É normal de tudo aparecer desconfigurado, etc, quando se está usando AWT e muda a plataforma de execuçao.
Você tá usando alguma GUI? Se sim, AWT ou Swing ou o que?
Essa é a diferença básica entre AWT e Swing, além das complicações. AWT é feita para rodar direto no OS e necessita funções de tal, ou seja, a aparencia muda muito de plataforma pra plataforma. Compatibilidade muito dificil de ser alcançada.
Corrijam-me se estiver errado.
K
keyboarder
Sergio Figueras:
Só uma coisa. É normal de tudo aparecer desconfigurado, etc, quando se está usando AWT e muda a plataforma de execuçao.
Você tá usando alguma GUI? Se sim, AWT ou Swing ou o que?
Essa é a diferença básica entre AWT e Swing, além das complicações. AWT é feita para rodar direto no OS e necessita funções de tal, ou seja, a aparencia muda muito de plataforma pra plataforma. Compatibilidade muito dificil de ser alcançada.
Será que isso explica a não funcionalidade do meu programa no Linux?
Como posso resolver este problema?
Se alguém puder ajudar!
valew moçada!!
maior_abandonado
se nao me engano, li em algum lugar certa vez que não d pra executar arquivos .jar no linux simplesmente clicando nele… vc tem que executar via shell (me corrijam ai se eu estiver errado pessoal, eu nao tenho certeza)
para ver a versão do java em ambos os so vc poe la o comando “java -version”
se retornar um erro de não reconhecer o comando java, verifique se esta instalado
se estiver, verifique as variaveis do ambiente.
se o comando nao retornar um erro, veja se a versão do windows é mais recente.
T
thingol
“Layout um pouco desconfigurado” costuma ocorrer, entre outros motivos, porque você provavelmente está usando fontes diferentes no Windows e no Linux. Por exemplo, se você tiver uma interface que funciona corretamente com MS Sans Serif, Arial ou Tahoma, isso não vai funcionar no Linux, que tem outras fontes como padrão (e essas tais fontes são da Microsoft também).
Uma das formas de “corrigir” isso é ajeitar suas telas para que funcionem corretamente no Linux também. Dá um pouco de trabalho
Outra é usar fontes que devam existir em ambos os ambientes, como as que vêm junto com o JDK (Lucida Bright, Lucida Typewriter, Lucida Sans).
Mesmo assim você ainda precisa dar uma ajeitada, porque Lucida Bright 12 pt é um pouco diferente no Windows e no Linux.
K
keyboarder
salve Javeiros!!!
Obrigado a todos pelos comentários!!!
Realmente estava rodando o programa em um máquina com JVm versão 1.5 o que fazia com q o programa não funcionasse corretamente.
Ao rodar em uma máquina com a versão 1.6 (que foi a versão com a qual desenvolvi o programa) o programa funcionou corretamente, porém o layout de um JTabbedPane ainda está diferente do windows e mais alguns outros detalhes que também estão diferentes de uma plataforma para a outra.