Problema c/ CLASSPATH no linux

Estou tendo um problema c/ a configuração do CLASSPATH no Linux. Alterei o arquivo profile no diretório /etc conforme indicado em um artigo aqui no site.
Consigo complilar um arquivo .java tanto como usuário comum como root, mas na hora de rodar só consigo rodar como root.
Alguém sabe como resolver esse problema p/ q eu possa executar como usuário comum?

por que não consegue como usuario comum, qual a msg de erro?

Como usuário comum compila tranqüilo (javac Exemplo.java), daí qdo tento executar (java Exemplo) dá a mensagem de erro:
Exception in thread “main” java.lang.NoClassDefFoundError: Exemplo

executando como root (java Exemplo) ñ dá erro.

A variável CLASSPATH é diferente qdo estou logado como root e qdo estou logado como usuário comum; pude verificar isso pelo comando “echo CLASSPATH”.
Como root, o resulatado é: .:/usr/java/jdk1.5.0_07/lib/tools.jar:/usr/java/jdk1.5.0_07/lib
Como usuário comum: /usr/lib/java:/usr/lib/java/lib

Altere a variavel CLASSPATH no /etc/profile para o valor correto, por exemplo. :wink:

qdo instalei o sdk eu alterei o /etc/profile; verifiquei o arquivo e tá blz, mas msm assim dá esse problema.

então tem alguem redefinindo essa variavel no caminho, da uma olhada nos teus .profile .bashrc do teu diretorio home

vc sabe que tem que relogar ou fazer ‘source /etc/profile’ para que as alterações que vc fez sejam entendidas pelo teu interpretador de comandos, certo?

Valeu, peczenyj!!!
Era esse arquivo .bashrc msm q tinha umas linhas lá no final com o valor errado das variáveis. Suspeito q tenha sido o instalador do Netbeans 5.0 BlueJ Edition q alterou essas linhas. Removi tais linhas e voltou tudo ao normal. Brigadão!

no /etc/bashrc faça:

PATH=$PATH:/dir/do/java
CLASSPATH=/dir/do/java
export PATH CLASSPATH