Problema com a leitura de arquivos pelo java [Resolvido]

20 respostas
A

Bom...
Eis que sou um aspirante a programador em java, e quando estava a criar um programa (uma coisa boba... só pra treinar o uso das classes de leitura e escrita de arquivos), eu me deparei com o seguinte problema:

primeiro, meu código:

import java.io.*;
public class Main {

public static void main (String[] args)throws IOException{

BufferedReader arquivo = new BufferedReader(new FileReader("lista de nomes.txt"));
		String nomes = arquivo.readLine();

while(nomes != null){
			 if (nomes == "João"){
				 System.out.println("ok");
			 }
			 nomes =  arquivo.readLine();
		 }
	}
}

o problema éra que no:

if (nomes == "João"){

o programa "dizia" que nao havia encontrado o nome "João" no arquivo que eu mandei ele ler (embora o arquivo que eu mandei ele ler seja uma lista de nomes, que entre estes está o nome "João" em uma linha separada).

Pois bem, mexo aqui.. mexo ali.. na tentativa de fazer o código funcionar e eis que quando troko aquela linha por:

if (nomes.contains("João") == true){

E problema resolvido...
porém... ficou a dúvida..

Porque isso aconteceu ??

Já que tecnicamente o método "readLine()" retorna uma String, que eu armazenei em uma String, a comparação que eu fiz inicialmente deveria ser válida. Não consegui achar uma explicação para o que aconteceu ali.

Eu até poderia decorar de sempre usar o método "contains" quandu for fazer algo do tipo, mas eu realmente gostaria de saber o porque daquilo ali.

Aproveitando que o topico está falando de leitura de arquivos...

Eu estou aprendendo a ler/escrever arquivos em java , usando o BufferedReader/Writer, passando como parâmetro um FileReader/Writer.