Bom...
Eis que sou um aspirante a programador em java, e quando estava a criar um programa (uma coisa boba... só pra treinar o uso das classes de leitura e escrita de arquivos), eu me deparei com o seguinte problema:
primeiro, meu código:
import java.io.*;
public class Main {
public static void main (String[] args)throws IOException{
BufferedReader arquivo = new BufferedReader(new FileReader("lista de nomes.txt"));
String nomes = arquivo.readLine();
while(nomes != null){
if (nomes == "João"){
System.out.println("ok");
}
nomes = arquivo.readLine();
}
}
}
o problema éra que no:
if (nomes == "João"){
o programa "dizia" que nao havia encontrado o nome "João" no arquivo que eu mandei ele ler (embora o arquivo que eu mandei ele ler seja uma lista de nomes, que entre estes está o nome "João" em uma linha separada).
Pois bem, mexo aqui.. mexo ali.. na tentativa de fazer o código funcionar e eis que quando troko aquela linha por:
if (nomes.contains("João") == true){
E problema resolvido...
porém... ficou a dúvida..
Porque isso aconteceu ??
Já que tecnicamente o método "readLine()" retorna uma String, que eu armazenei em uma String, a comparação que eu fiz inicialmente deveria ser válida. Não consegui achar uma explicação para o que aconteceu ali.
Eu até poderia decorar de sempre usar o método "contains" quandu for fazer algo do tipo, mas eu realmente gostaria de saber o porque daquilo ali.
Aproveitando que o topico está falando de leitura de arquivos...
Eu estou aprendendo a ler/escrever arquivos em java , usando o BufferedReader/Writer, passando como parâmetro um FileReader/Writer.
Pesquisando pela internet a fora descobri que há também as classes "Scanner" e "PrintStream" que já seria uma "união" dessas classes("File/BufferedReader" e "File/BufferedWriter"), e mas recentemente me falaram da classe "RandomAccessFile" que já faria a função de ler e escrever arquivos ela mesma.