Problema com acento no oracle + Hibernate

Pessoal,
Como estão?
Bem, tô com um probleminha.
Eu estou com um banco oracle com charset em UTF-8 e quando coleto alguns campos acentuados eles são mostrado pelo log do Hibernate como caracteres estranhos como Veículo --> VeÂóculo.
Pois bem, como eu acerto isso. A aplicação aqui usa um arquivo proxool.XXX.properties tb.
Eu não sei se altero o charset do Hibernate ou em outro lugar.
O maior problema não é nem na coleta, mas sim qndo eu pego essa descrição e vou inseri-la em outra tabela, só que ela não insere pois estoura o tamanho do campo. Ele está transformando um acento em 2 caracteres.
Tá sinistro esse!!!

Oi Felipe,

Qual o SO que a aplicação esta rodando?

É que eu tive um problema parecido com este, só que quando a aplicação rodava no Windows funcionava corretamente e quando eu colocava no solaris aparecia com a acentuaçã ‘zuada’ tentei varias coisas dentro do código java e nada funcionou no fim eu alterei o script de inicialização do WebApplication (JBOSS) incluindo a variavel LANG, que .profile estava definido como US, com LANG=en_US.ISO8859-15 e tudo funcionou como devia.

No meu caso o ambiente era o seguinte:

Solaris 8
Oracle 10G
JDK 1.5
JBOSS 4.0.5GA

Espero que ajude.

É Linux!
O problema que naõ é Jboss que esse negocio funciona!!

Felipe,

Olha como esta setado a variavel LANG do profile do usuário que roda seu App Server. Normalmente é isso mesmo, como o ‘idioma’ esta setado como US apenas e pronto mesmo do banco de dados estando certinho o SO esta errado e pronto… problemas a vista.

Só por curiosidade com seu AppServer?

[edit]
Só para completar a variável LANG é do ambiente e não do JBOSS.

Você pode incluir a variável no profile do usuário ou ainda alterar o arquivo:

/etc/default/init
#alterando ou incluindo a linha abaixo
LANG=en_US.ISO8859-1

[/edit]

Se tivesse um Appserver seria bom.
É um jar executavel.

Não tem problema eu testei aqui executanto só uma classe java quando tive o problema pra ver se estava OK, era mais rapido do que subir o AppServer, logar, navegar, até o raios da tela onde o problema ocorria.

Se alterando a variavel LANG não funcionar aí já não sei o que pode ser.

Só mais uma coisa!
O BD está com UTF-8 e o hibernate eu toh tentando colocar em UTF-8 tb.
Eu usando export LANG=en_US.ISO8859-1 já ajeita isso??? :?:

Eu lembro que tentei UFT-8 e não rolou aqui mas não lembro porque…

Dai eu coloquei como en_US.ISO8859-1 e pronto resolveu… faz umas semanas e como eu tentei de tudo antes não lembro os “porques” dos não sucessos.

Vou fazer amanha então e te digo se funciona!!