Mas quando uso JSTL para exibir uma mensagem do meu arquivo de properties, saí todo zoado na tela:
<fmt:message key="app.title" />
Resultado: Prógols
Embora, se tiver caracter acentuado no jsp, ele sai correto na tela, mas vindo do properties pelo JSTL (i18n), sai todo zuado. Tentei converter o arquivo para UTF-8, mas continua com problema.
E também coloquei o um parâmetro adicional na JVM para subir Tomcat e nada: -Dfile.encoding=UTF-8
Ontem mesmo mudei a propriedade dele pelo Eclipse e não rolou, mesmo alterando todas as configs do vRaptor e content-type para ISO-8859-1 e para UTF-8.
Eu desisti e coloquei meu arquivo cheio de “á” e afins.
Mas eu ainda quero deixar meu arquivo puro, sem HTML codes ou unicodes.
Não adianta trocar o encoding da requisição se o arquivo continua em ISO-8859-1. Você precisa converter o arquivo para UTF-8 ou grava-lo novamente salvando como UTF-8.
Lucas, bem lembrado, eu não reparei que era um .properties.
danieldestro, você está usando Eclipse? Se sim, clique com o botão direito, clique em properties e veja qual o é o encoding do arquivo. Creio que o conteúdo dele esteja como ISO-8859-1 mas a propriedade está como UTF-8. Se sim, troque a propriedade para ISO-8859-1.
Galera, vou ressuscitar esse tópico apesar do tempo…acho que ele é util pra explicar o meu contexto.
Estou passando pelo mesmo problema relatado pelo @danieldestro, ocorre que o meu arquivo message.properties está com encoding UTF-8, e já está sendo lido por algumas outras partes da aplicação fora o VRaptor. Dessa forma, a príncipio não desejo alterar o arquivo.
Penso em criar um componente que sobrescreva essa leitura passando o meu encoding (bastaria ler o arquivo com a classe PropertyResourceBundle, passando um InputStream que foi lido passando o encoding desejado). De qualquer forma, não seria razoável o VRaptor permitir customizar isso, dando suporte para o usuário definir qual o encoding do arquivo?
Pois é Lucas, por isso comentei dessa classe aqui (http://docs.oracle.com/javase/6/docs/api/java/util/PropertyResourceBundle.html), o próprio Javadoc comenta a respeito disso e indica essa classe como a adequada para usar nessa situação. Eu acho que seria interessante sim, através de algum parametro doido ai da aplicação, permitir usar outros encodings pra esse arquivo…
Mas por enquanto sua sugestão já resolve, hehe. Valeu pela ajuda!