Problema com acentuação

Pessoal… aposto q essa dúvida é bem boba, mas não consegui resolver aqui.

Tou gravando dados no BD PostGreSql 8.1 normalmente com acentos e tal. Mas minha aplicação JSP&Servlets ta mostrando tudo doido, tipo:

programa??o(programação)
caf?(café)
a?ucar(açucar)

e por ai vai! Sabe me dizer oq é isso? Se é pró no Banco, ou preciso mesmo de uma classe q converta para UNICODE, sei lah.

Grato

Acredito que seja um problema de charset da sua página. Talvez tenha alguma coisa a ver com isso aqui:

De qualquer forma, veja se você não está usando o charset errado. Confirme no banco se o dado está entrando corretamente… e na sua busca, assegure de que ele venha corretamente.

Att.

Carlos Eduardo

O ta certo… inclusie com o charset=iso-8859-1.

O dados estão sendo cadastrados manualmente direto no banco de dados, ja com a acentuação devida. Mas na hora de mostrar… mostra como falei acima

=/ se alguem tiver mais alguma sugestão… agradeço!

Mas no banco de dados está correto?

Verifique no response, se o content type está correto através do método setContentType().

Att.

Carlos

NO proprio servlets tenho a seguinte linha:

response.setContentType(“text/html”);

setando o ContentType.

No banco, estou digitando os dados diretamente. Digito tudo certo! Tou achando q pode ser configuração do banco, POSTGRESQL q agora q tou conhecendo =/… sei lah… ja tou doido!

Mais alguma idéia ae… tou aceitando.

Grato

Tive esse problema ainda nessa semana.

Resolvi mudando o charset do banco para utf-8.

O charset pode ser escolhido quando se cria o banco, e se no seu caso você está em um ambiente de produção, com dados reais, faça um backup dos dados e crie o banco novamente.
Se estiver em um ambiente de testes menos mal :smiley:

[]'s

Putz… num dá pra mudar esse charset do BD ja criado de jeito nenhum neh? Tem q criar um nov e fazer backupo e tal tal… =/
Vamos tentar aqui!

Vlw cara!

The Absolute Minimum Every Software Developer Absolutely, Positively Must Know About Unicode and Character Sets (No Excuses!)