Problema com acentuação

7 respostas
U

Pessoal… aposto q essa dúvida é bem boba, mas não consegui resolver aqui.

Tou gravando dados no BD PostGreSql 8.1 normalmente com acentos e tal. Mas minha aplicação JSP&Servlets ta mostrando tudo doido, tipo:

programa??o(programação)
caf?(café)
a?ucar(açucar)

e por ai vai! Sabe me dizer oq é isso? Se é pró no Banco, ou preciso mesmo de uma classe q converta para UNICODE, sei lah.

Grato

7 Respostas

ceduardo.roque

Acredito que seja um problema de charset da sua página. Talvez tenha alguma coisa a ver com isso aqui:

De qualquer forma, veja se você não está usando o charset errado. Confirme no banco se o dado está entrando corretamente… e na sua busca, assegure de que ele venha corretamente.

Att.

Carlos Eduardo

U

O ta certo… inclusie com o charset=iso-8859-1.

O dados estão sendo cadastrados manualmente direto no banco de dados, ja com a acentuação devida. Mas na hora de mostrar… mostra como falei acima

=/ se alguem tiver mais alguma sugestão… agradeço!

ceduardo.roque

Mas no banco de dados está correto?

Verifique no response, se o content type está correto através do método setContentType().

Att.

Carlos

U

NO proprio servlets tenho a seguinte linha:

response.setContentType(“text/html”);

setando o ContentType.

No banco, estou digitando os dados diretamente. Digito tudo certo! Tou achando q pode ser configuração do banco, POSTGRESQL q agora q tou conhecendo =/… sei lah… ja tou doido!

Mais alguma idéia ae… tou aceitando.

Grato

Luiz_Gustavo

Tive esse problema ainda nessa semana.

Resolvi mudando o charset do banco para utf-8.

O charset pode ser escolhido quando se cria o banco, e se no seu caso você está em um ambiente de produção, com dados reais, faça um backup dos dados e crie o banco novamente.
Se estiver em um ambiente de testes menos mal :smiley:

[]'s

U

Putz… num dá pra mudar esse charset do BD ja criado de jeito nenhum neh? Tem q criar um nov e fazer backupo e tal tal… =/
Vamos tentar aqui!

Vlw cara!

bzanchet

The Absolute Minimum Every Software Developer Absolutely, Positively Must Know About Unicode and Character Sets (No Excuses!)

Criado 25 de agosto de 2006
Ultima resposta 26 de ago. de 2006
Respostas 7
Participantes 4