Problema com Ajax4JSF + Hibernate: selectManyCheckbox [Resolvido =D]

Galera é o seguinte
eu tenho na tela 4 selectManyCheckbox
cada um menos a ultima com um a4j:outputPanel

O primeiro e o segundo mostra uma lista
ao selecionar objetos da segunda lista…
vai aparendo a terceira lista no terceiro selectManyCheckbox
e ao selecionar os objetos no terceiro selectManyCheckbox aparece uma lista de objetos relacionados no quarto selectManyCheckbox …
aqui esta funcionando perfeitamente a parte de recuperar as listas
o problema acontece quando no final de tudoo eu tenho um botão salvar…
os valores de cada checkbox qeu sao objetos da lista sao recuperados apenas da priemira da segunda e da terciera lista… já a quarta lista os valores que eu selecionei com um value para meu bean nao esta sendo setada…
ou seja é como se eu nao selecionasse nenhuma, embora eu tinha selecionado, ela retorna sempre um null
coo eu tenho um lazy-init no meu get… por ser null ele instancia um arraylist do tipo da minha list
alguem sabe me dizer pq na hora de salvar a lista de selecionados da minha quarta lista esta vindo null?
e se alguem for mais entendido de ajax (porque eu acho que o erro esta ai) alguem sabe uma boa maneira pra corrigir isso?

aqui fica um desafio pra quem estiver dispostooo
caso nnao entenda eu explico quantas vezes forem possiveis…
atenciosamente…
e grato pela atenção

galera resolvidooo
Passos para a solução
Refaça o SelectManyCheckBox com carinho e todo cuidado (se ficar dificil use como base um selectMany que já funcione trocando somente os parametros de valores)
existem duas maneiras praticas de vc resolver após isso:
a primeira é a posição adequada de um saveState… componente do jsf
o value do componete SelectManyCheckBox tem um value apontando para uma lista de indices

ou entao uma segunda solução: um ajax que chame o metodo e nao reideriza nada… conforme o click do botão nos check do selectMany, mas que seta os valores da lista de opções para uma lista de indices… usando uma estrutura de repetição (for each por exemplo)

a primeira opção é mais valída, tendo em vista que a segunda é uma solução orientada a gambiarra;

Bom é isso… quem por acaso precisar de alguma ajuda… me contate…
abração para todos