Problema com Array

1 resposta
L

Boa Noite Galera!!

Bom vamos direto ao assunto:

Meu professor de Probabilidade e Estatística passo um trabalho em que deveríamos fazer um programa que realize toda a matéria que ele passou, uma dessas matéria e sobre “Moda”

Usando o JOptionPane ele digita vários números e o programa deve nos dizer qual o número que foi digitado mas vezes ou seja, o numero que aparece mais vezes em um array, isso é a “Moda”.

Eu gostaria de saber como faço para percorrer o array e achar o numero que foi digitado mais vezes nesse array.

Começei a aprender Java nesse semestre, então ainda estou com pouco conhecimento na linguagem.

1 Resposta

E

Uma forma bem boba de fazer isso é o seguinte: digamos que você tenha um array assim:

0, 0, 10, 14, 14, 14, 10, 20, 0, 14

Como você deve ter desconfiado, 14 é o número que foi digitado mais vezes. Mas vamos ver como é que você pode fazer isso.

Primeiramente, crie um método que conte quantas vezes um elemento aparece no array. Digamos que você chame esse método querendo saber quantas vezes o número 10 aparece no array. Esse método deve retornar 2.
A seguir, para cada elemento do array, chame esse método, e veja para que valor esse método retorna o valor máximo.

Nesse caso, para 0 o método retorna 3, para 10 o método retorna 2, para 14 o método retorna 4 e para 20 o método retorna 1.

O valor máximo para a contagem é 3 (para o valor 14), portanto essa é a moda.

Criado 28 de novembro de 2012
Ultima resposta 28 de nov. de 2012
Respostas 1
Participantes 2