Problema com botao next e previous

Oi pessoal… sou novato no java e estou tentando fazer meu primeiro programa… estou com um problema em relação aos botos next e previous que utilizo na minha aplicação…

o problema é o seguinte… ao clicar nos botoes… ele atualiza e passa os dados para os campos corretamente… acontece que o SQLExcepetion deste evento é uma mensagem … “Este é o primeiro registro” ou “Éste é o ultimo registro”… e após aparecer o SQLException… poor exemplo se estou no ultimo e clico no botao previous… ele nao voltas de primeiro… tenho que clicar mais de uma vez… aí sim funciona… isso tanto faz para next ou previous…

espero te sido claro… os códigos utilizados estão abaixo:

[code] private void jb_nextestruturaActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
try
{
con_estrutura.resultset.next();
navega =2;
mostrar_dados();
}
catch(SQLException erro)
{
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Este é o último registro.”);
}
}

//abaixo o mostrar_dados…

public void mostrar_dados()
{
try
{
jtf_codestrutura.setText(con_estrutura.resultset.getString(“codigo”));
jtf_nomeestrutura.setText(con_estrutura.resultset.getString(“nome”));
jtf_cidadeestrutura.setText(con_estrutura.resultset.getString(“cidade”));
jtf_paisestrutura.setText(con_estrutura.resultset.getString(“pais”));
}
catch(SQLException erro)
{
if (navega ==1)
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Este é o primeiro registro.”);
else if (navega ==2)
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Este é o último registro.”);
else
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Erro de conexão: "+erro);
navega=0;
}
}
[/code]

Bem pessoal espero ter sido claro… qualquer coisa é só perguntar se souber respondo… obrigado…

Rudy X

Acho que o problema é que quando você dá o .next() pra pegar o registro ele causa o erro e não faz o navega=2 e mostra registro.
Você teria que criar um bloco finally que faz isso no final da chamada do next().

try{ 
       con_estrutura.resultset.next();
    }catch(SQLExceptio e){