Problema com botões

Tenho um projeto da universidade de controle de reservas de passagens
onde adicionei botões alternar para serem as poltronas:
quando eu clico em algum desses botões alternar logo esse código é disparado

private void btn1ActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { if (btn1.isSelected()){ btn1.setEnabled(false); }

ou seja, quando eu seleciono o btn1 ele fica desativado, como se estivesse reservado.
Quando eu clico em Ok, vou para outra tela.

Tem um porém, tenho um icone na barra de ferramentas Chamado Reservas, que abre novamente
o Frame das poltronas.
Mas o botão que eu havia selecionado no caso o btn1 ele não está inativo como havia ficado primeiramente
quando havia sido selecionado antes de ir para outra tela, queria saber como faço para selecionar o botão
e depois quando eu voltar na Frane ele continuar selecionado como (false).(inativo)

obrigado

Dá pra ver que você tem problema com botões, principalmente o CAPS LOCK.
Por favor, evite postar títulos de tópicos usando somente LETRAS MAIUSCULAS.

Quanto ao seu problema, provavelmente você está criando um Frame novo toda vez que abre a tela. Evite criar novos frames.
Agora, o correto mesmo é salvar as informações em algum banco de dados, e basear-se nelas para habilitar ou desabilitar botões no momento que seu frame abrir.

Além disso, aquele if por isSelected ali é completamente inútil. Se o método actionPerformed foi disparado, certamente o botão está selecionado.