Problema com caracteres em servidor Linux

3 respostas
leandrocm86

Já procurei muita informação sobre isso, inclusive aqui no GUJ, mas não achei nada que resolvesse meu problema.

Rodando minha aplicação pelo Tomcat no Windows, fica tudo 100%. Mas quando vou rodar o mesmo Tomcat no Linux, a página não exibe alguns caracteres acentuados. É curioso que se eu trocar a codificação a ser exibida pelo navegador (no meu caso Firefox) de Latin-1 para UTF-8, algumas partes das páginas começam a ser exibidas corretamente, mas outras que antes estavam boas ficam ruins.

A sensação que dá é até que parte do meu código está seguindo um padrão e outra parte segue outro padrão, mas não há nada inconsistente no código que escrevi, tanto que no Windows não há problema. Não entendo muito de codificação, mas acho que o sistema (kurumin) ou o Mysql (banco que eu uso) podem estar configurados numa codificação diferente do que uso nas páginas. O pior é que não sei configurar codificação em nenhum dos 2, se é que existe isso… :frowning:

3 Respostas

peczenyj

Experimente converter todas as paginas para um unico encoding, tipo UTF-8.

Ja tive esse problema e a origem foi um problema no Eclipse que considerou a configuração padrão ISO-8859-1 para algumas paginas. Vc pode usar um aplicativo para converter todas tipo iconv ou via a sua IDE.

leandrocm86

O que determina exatamente a codificação das páginas?
Nos meus JSPs eu tenho 2 coisas referentes a isso, mais nada:

<%@ page language="java" contentType="text/html" pageEncoding="ISO-8859-1" %>
(...)
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=ISO-8859-1">

E no meu css eu tenho (mas acho q css não tem nada a ver com isso né…)

@CHARSET "ISO-8859-1";

Já tentei com esse ISO e com UTF-8, mas nunca misturando os 2. O CSS é um só, e aquelas primeiras diretivas que mostrei são iguais em todos os JSPs (eu incluo o mesmo cabecalho em todos)

leandrocm86

Eu uso netbeans e não vi nada lá referente a codificação…
Só tem essas diretivas no código que postei acima…

Criado 3 de novembro de 2008
Ultima resposta 4 de nov. de 2008
Respostas 3
Participantes 2