Problema com charset

Caros amigos

Não tenho grande experiência no desenvolvimento de aplicações Web com Java. Me dedico mais a um grande projeto que envolve J2EE mas com uma interface Swing …

Bem, recentemente desenvolvi uma pequena aplicação usando JSP c/ scriptlets. Usei o Hibernate para acessar uma base de dados Firebird e implantei esta aplicação em um data-center, porque na verdade ela é parte do site de uma determinada empresa …

Bem, acontece que quando a aplicação roda no servidor deste hospedeiro (que é a HostLocation de SP) todos os caracteres especiais da língua portuguesa (ç, á, ã, etc…) que estão na base de dados e são usados nas JSPs estão sendo trocados por “?”. Os caracteres das strings fixas dentro das páginas ficam normais.
Porém isto só está acontecendo quando a app roda neste servidor especificamente. Na minha máquina funciona sem problemas.

Então como se trata de um data-center, eu não tenho acesso suficiente a máquina para debugar a aplicação por exemplo.

Aí, eu estou tentando imaginar como resolver o problema. Considerando que:

• A base dados tem charset NONE
  • Não coloquei nenhuma configuração/declaração relacionada a charset nem a locale nas JSPs
  • Não acho que haja algum tipo de configuração de charset possível de se fazer no Hibernate

Então, se alguém tiver alguma idéia, agradeço.

Obrigado,
Gabriel.

Você tem que definir o charset, senão não tem jeito né.

Dá uma lida aqui: http://www.joelonsoftware.com/articles/Unicode.html