Pessoal,
Tem alguém ai que usa BD MySQL e já teve problemas com charsets do BD?
Estou com um pane aqui e não consigo acertar. Assim, minha aplicação em java roda e traz os dados do BD certinho (estamos usando hibernate), porém, qdo eu chamo algum relatório (que é um .jasper desenvolvido em iReports) e que como é sabido faz a conexão via JDBC, aqueles mesmos dados que durante a aplicação são trazidos corretamente, no relatório são trazidos com problemas em todos os caracteres acentuados, onde teria um acento ou cedilha vem um quadradinho.
Eu já li bastante sobre os tais charsets, já fucei e mandei perguntas à diversos fóruns, sei que meu problema está no charset, mas nada que tenham dito até agora conseguiu resolver meu problema. Já informei no meu jasper que ele deve usar ISO-8859-1. Já verifiquei e minhas tabelas estão todas criadas como latin1. O único lugar que achei referência a algo diferente de latin1 é na imagem anexada (imagem1).
Qdo entro no MySQL Administrator vejo o que está na imagem (imagem1). O fato é que qdo instalamos o MySQL ele pede apenas um charset e respondemos latin1, de onde ele tirou as outras informações eu tb. não sei. Outra coisa estranha é que essas informações são as mesmas para qq. schema que eu tenha, não é uma configuração referente ao schema que eu estou usando (já tentei por exemplo fazer um bkp-restore mudando no script as informações sobre os charsets e nada mudou). E eu não consegui mudar essas informações até agora…
No anexo Imagem2 vcs podem ver um exemplo de informação que tem acentos rodando dentro da aplicação, e depois na Imagem3 vc pode ver a mesma informação (a mesma! inclusive da mesma tabela, exatamente a mesma) rodando dentro do relatório desenvolvido com jasper. Percebam a diferença nos caracteres acentuados.
Outra coisa importante mencionar é que na Imagem3, que é um pedaço do meu relatório, percebam que a palavra “Ocorrência” está acentuada corretamente. Esta palavra é fixa no código fonte, ou seja, apenas os dados que ele traz do BD que têm problemas na acentuação.
Por favor, estou aceitando qq ajuda!
Grata, Renata
OBS, para ver as imagens que mencionei:
Link: http://discovirtual.terra.com.br/vd.cgi?+_wi=1162387405-12975-10272553&_we=13
Senha: 4553C9D2