Ola pessoal, estou começando a programar em java agora e estou com o seguinte problema:
Tenho duas classes abstratas, e existem várias classes concretas que herdam elas.
Dentro de uma dessas classes abstrata tem um atributo que é do tipo da outra classe abstrata.
No meu método main eu crio através das classes que herdam a primeira classe abstrata um array de 50 posições com objetos de várias classes, que herdam essa primeira classe.
Num dado momento do meu código eu preciso criar uma instancia de uma das classes que herda a segunda classe abstrata e comparar o seu atributo, que é do tipo da outra classe abstrata, para fazer outras operações.
Bom o problema é que eu não posso instanciar esse objeto dentro dessa classe por que ele é abstrato, e tb não posso instanciar uma de suas classes herdeiras pq pode ser diferentes em dados momentos.
Mim deram a sugestão de eu criar um set nessa segunda classe abstrata para alterar o valor do atributo…mas pra usar esse set primeiro eu precisaria instanciar essa classe , e ai ja da pau
. NullPointerException.
Agradeço muito se alguém poder mim da uma dica.
vlw pessoal!