Problema com compilação e exceção

4 respostas
felipeaqueiroz

Olá, esse é o meu primeiro tópico aqui no GUJ
Estive lendo o livro da Kathy Sierra de SCJP e, nos testes de cada capitulo, estive percebendo que um tipo de questão que eu erro frequentemente (não é sempre) é a que dá a opção de o código não compilar, dar resultados ou lançar uma exceção.
“Entendo” que quando ele não compila quer dizer que tem algum erro de sintaxe. Mas se eu entendesse direito eu não estaria aqui :smiley:

Então, tem alguma forma de eu realmente saber quando eu terei um erro de compilação ou uma exceção?
Qualquer erro meu, é só dizer…

4 Respostas

Diabo_Loiro

cara erros de compilação e exceções são bem diferentes…

por exemplo se voce dividir um inteiro por 0 vai compilar… normal porque na hora de compilar o 0 e um numero valido em operações aritmeticas, porem se voce dividir qualquer inteiro por 0 vai dar uma exeção na hora em que o seu programa executar essa operação.

por isso são coisas bem diferentes… a dica é entender quando ocorre a exceção e para certifição decorar quando e por que elas ocorrem.

entenda por que ocorre nullpointer exeception entre outras.

para tentar deixar mais claro

Erros de compilação são quando voce tem erros de sintaxe…
Exceções são provavelmente erros de logica, o proprio nome ja diz "exceção " algo que nao era para acontecer.

A
Olá, tente utilizar uma ferramenta para o desenvolvimento como o eclipse ou netbeans, quando houver erro de sintaxe, o erro será sublinhado em vermelho, e se você deixar o mouse em cima irá aparecer algumas dicas.E quanto as exeções, vc deverá tratalas uma a uma que possa ocorrer. as ferramentas a cima citadas, também auxiliam na descoberta do nome das exeções que podem ocorrer, pois ao gerar uma exeção não tratada, ele irá exibir uma mensagem com a classe da exeção e a linha que a mesma ocorreu.
felipeaqueiroz

Obrigado aos dois, mas o problema é que, quando eu ‘bato o olho’ no código, eu vejo um erro, mas não consigo perceber com clareza quando o código vai compilar e lançar uma exceção e quando não vai… :?

Diabo_Loiro

sim por que voce não entendeu a exceção so de bater o olho voce ja sabe o que vai acontecer quanto voce estudar mais…

Porem se voce começou a estudar agora leia o livro todo de maneira superficial… depois leia novamente… nao fique por exemplo lendo o capitulo 1 “20 veses” por que não vai adiantar… voce so vai entender se tiver uma visão geral por exemplo exceções são cobertas no capitulo 5 etc…

se voce tiver uma base mais fraca e pouca experiencia leia o livro "use a cabeça java " para ajudar… ele explica as coisas de uma forma mais didatica… se no livro da certificação estiver muito superficial e voce tiver dificuldades.

Criado 15 de junho de 2010
Ultima resposta 16 de jun. de 2010
Respostas 4
Participantes 3