Problema com Conexão do iReport 4.5.1 no Linux

Bom dia ,

Estou tentando migrar os relatórios da versão 3.0.0 para a versão 4.5.1 do iReport no meu serviço.

Baixei o iReport, adicionei ao classpath o caminho do driver (Utilizamos aqui o Firebird), criei a conexão…configurei tudo, e na hora de testar a conexão o iReport demora um tempão e no final da um erro, informando o seguinte erro:

SQL problems: GDS Exception. 335544721. Unable to complete network request to host “192.168.0.5”.
Reason: Unable to complete network request to host “192.168.0.5”.

Na versão 3.0.0 a conexão funciona e em outros aplicativos que tenho na máquina que apontam para este mesmo endereço (apontam também para a mesma pasta onde está o driver de conexão) também funciona. Mas em qualquer outra versão do iReport (já testei em mais duas versões) e sempre dá este mesmo erro.

Alguém poderia me ajudar a resolver este problema??

Agradeço desde já.

O tópico abaixo é meio antigo, mas a questão de drivers pode ser o problema.
http://www.guj.com.br/java/79276-problemas-com-manipulacao-de-bco-de-dados-gds-exception-335544569

O meu problema não é com o driver, pois outras aplicações e até mesmo uma versão mais antiga do iReport usam esse drive e a conexão com o banco funciona.
O driver funciona e a aplicação consegue chegar até a ele.

O que não sei é o pq a versão 3.0.0 do iReport, o Squirrel e o NetBeans conseguem fazer a conexão com o banco e qualquer outra versão do iReport não esta dando certo. as configurações destas 3 aplicações estão iguais pois todas apontam para o mesmo servidor.

Mas agradeço a ajuda.